Memória SNA

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

banner site memoria sna

SNA e o Resgate da Memória Institucional

Memória é patrimônio e precisa ser bem cuidada. Muito da reputação, da credibilidade e confiabilidade do público de uma empresa ou instituição advém de sua trajetória histórica.

O processo de recuperação da Memória Institucional consiste em uma tarefa trabalhosa. É preciso resolver o passado e trazer à tona, de uma forma precisa e resumida, as realizações relevantes, em uma narrativa elegante e atraente às pessoas.

Hoje, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) está recuperando esta memória, por meio do projeto de revitalização da Biblioteca Aldo da Costa Pereira, futuro Centro de Memória. A iniciativa é uma homenagem ao Comandante Aldo, da Cruzeiro do Sul (extinta em 1993), antiga Condor, membro da associação que deu origem ao SNA e um de seus fundadores. Como assessor técnico deste sindicato, já aposentado ele foi redator do jornal sindical A Bússola em 1976. O Comandante também participou ativamente de momentos importantes para a categoria e esteve presente em suas principais conquistas.

Com intuito de registrar a memória do SNA, seus colegas o convidaram a escrever livros sobre sua vasta experiência profissional. Aldo faleceu em maio de 1998 e foi homenageado nesse mesmo ano, quando a biblioteca recebeu o seu nome.       

A história sindical é feita por seus constituintes. Assim como Aldo, muitos outros fizeram parte desta jornada.

O projeto #MemóriaSNA tem como objetivo resgatar nossa memória e agregar novas trajetórias feitas por você, que compõe nosso sindicato hoje! 

Se você conhece alguém, possui fotos, documentos, entre outros, ou fez parte de momentos importantes para o SNA, entre em contato conosco através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documentos Históricos

icone docs historicos

Ata da Primeira reunião da Comissão Iniciadora da Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal

Ata de Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal – 26/01/1942

 

 Galeria

icone galeria

 Gráfica SNA 1995 – Registro da gráfica do SNA em momento de impressão do antigo jornal sindical DIA A DIA, 1995. 

 Créditos: Agencia Prisma | Foto: Jorge Nunes | Fonte: Acervo SNA

1º Congresso Nacional dos Trabalhadores da Aviação Comercial Brasileira

 

Jornais

icone jornais

A BÚSSOLA.  Primeira edição do primeiro jornal sindical desta categoria.                                                           

A BÚSSOLA. A Mulher Piloto Profissional - 1976

A BÚSSOLA. Pai da Aviação. Alberto Santos Dumont - 1976

A BÚSSOLA. 80 Anos de Alberto Santos Dumont – 1986

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS