O Sindicato Nacional dos Aeronautas e a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos) irão oferecer, nos dias 10 e 11 de outubro, um curso/treinamento sobre FRMS (Sistema de Gerenciamento do Risco de Fadiga) e FTL (Limite de Horas de Voo).

Os dois dias do curso são divididos em uma primeira seção de atividades de instrução, seguida de uma segunda seção de discussões interativas do painel.

Com especialistas em FRMS do Brasil, Argentina, Austrália e União Europeia, os participantes devem esperar um curso de treinamento bastante interativo e produtivo.

O Ifalpa FTL/FRMS Training começará no primeiro dia com uma introdução à ciência do sono e da fadiga, e Fatigue Risk Management Systems, seguido de uma apresentação sobre o Projeto Fadigômetro, inovador e pioneiro no mundo, que visa ao desenvolvimento de um banco de dados do nível de alerta das tripulações da aviação civil brasileira durante seus dias de trabalho.

O segundo dia está programado para aprofundar as discussões com o foco na implementação prática do FRMS; requisitos dos Sistemas de Segurança antes da implementação; desafios da implementação do FRMS e a importância da participação dos membros da tripulação de voo no processo e na implementação do FRMS na Europa.

O número de vagas é limitado (60) e as inscrições dos Associados devem ser feitas até o dia 10 de setembro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os não associados devem realizar suas inscrições somente a partir do dia 11 de setembro, pelo e-mail acima, a depender de vagas disponíveis. 

Somente serão consideradas as inscrições realizadas dentro do prazo previsto acima e com o envio de TODOS os dados presentes no formulário na última página do documento no link: https://bit.ly/2vCHTqm.

Obs.: Associados ao SNA não pagam.

Obs. 2: O curso será ministrado em inglês.

Saiba mais: https://bit.ly/2vCHTqm.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca seus associados aeronautas da GOL LINHAS AÉREAS S.A., para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 16 de Agosto de 2018, às 13:30 horas em primeira convocação, e às 14:00 horas em segunda e última convocação no seguinte local: Subsede do SNA São Paulo - Rua Barão de Goiânia, 76, Congonhas, CEP 04612-020, São Paulo - SP para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: Avaliar e deliberar sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho relativo ao pagamento de Participação nos Resultados – PPR referente ao exercício de 2018.

Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2018.

ONDINO DUTRA CAVELHEIRO NETO
Presidente

O SNA participou, entre os dias 6 e 9 de agosto, do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, realizado em Maringá-PR pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola). 

O presidente do SNA, comandante Ondino Dutra, o secretário de Relações Internacionais do SNA, comandante Marcelo Ceriotti, e o representante agrícola do SNA, comandante Gianni Bozetto, apresentaram palestras durante o evento, que serviu também como oportunidade para aproximar o SNA dos tripulantes da agrícola.

Confira algumas fotos do evento:


WhatsApp Image 2018 08 08 at 14.46.541

WhatsApp Image 2018 08 08 at 10.35.223

WhatsApp Image 2018 08 08 at 10.35.224

WhatsApp Image 2018 08 09 at 16.14.45

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o Escritório Regional de Porto Alegre ficará fechado na sexta-feira, dia 17 de agosto de 2018.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 20 de agosto.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, §1º, “b”, convoca os aeronautas associados e não associados da AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 22 de agosto de 2018, às 09h30min, em primeira convocação, e às 10h00min, em segunda e última convocação, no seguinte local, Rio de Janeiro: Hangar da Aero Rio, localizado na Avenida Vinte de Janeiro, sem número, Setor Norte (Sistema 10-28, Lote H-5), Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro-RJ, CEP 21941-570,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos e deliberação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA.

Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido na quinta-feira (9) com a diretoria da Latam para receber o posicionamento da empresa a respeito do pleito dos comissários sobre o Programa de Desenvolvimento de Comissários – Decola BR.

Em assembleia realizada em 19 de junho, a categoria definiu uma pauta de reivindicações. Segue abaixo o retorno da companhia para cada um dos pedidos.

- Reivindicação: Critério de promoção priorizado pela antiguidade.
- Posicionamento da Latam: A empresa aceitou fazer uma nova análise sobre a possibilidade de considerar algo relacionado a antiguidade como fator no plano de carreira.

- Reivindicação: Inserção da recíproca positiva nos itens Reclamação Individual e Medidas Disciplinares (advertência verbal, formal e suspensão) na tabela dos Indicadores Individuais. Ou seja, caso o tripulante não tenha nenhuma reclamação ou medida disciplinar, que obtenha uma pontuação positiva equivalente.
- Posicionamento da Latam: A companhia aceitou o pleito da recíproca positiva para o não registro de reclamações e se compromete a criar uma bonificação exclusiva de 150 pontos para ausência de registros disciplinares (ADV verbal, formal e suspensão).

- Reivindicação: Retirada do item Elogios Individuais da tabela dos Indicadores Individuais e inserção dele nos benefícios que não afrontem a norma coletiva.
- Posicionamento da Latam: Aceitou reduzir a pontuação de 230 pontos para cada elogio para 90 pontos, com o mesmo valor de recíproca negativa em caso de reclamação.

- Reivindicação: Auditoria do SNA dos resultados pontuais por solicitação do tripulante.
- Posicionamento da Latam: A empresa aceitou integralmente o pleito.

O SNA aguarda a posição final da Latam no que diz respeito ao critério de promoção considerando de alguma forma a antiguidade para convocar uma assembleia de forma a deliberar com a categoria os próximos passos.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema e a para a convocação de assembleia.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

Após a negativa da categoria à proposta da Avianca para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, o Sindicato Nacional dos Aeronautas realizou nesta quinta-feira (9) uma assembleia para prestar esclarecimentos aos tripulantes da companhia e deliberar sobre uma eventual contraproposta —ou ainda autorizar o sindicato a tomar as medidas judiciais cabíveis. 

Ocorreu, no entanto, que momentos antes da realização da assembleia a Avianca apresentou ao SNA uma nova proposta.

Diante disso, foi deliberado pelos aeronautas na assembleia que deverá ser feita uma ampla análise dessa nova proposta antes que a mesma seja colocada para deliberação.

CLIQUE PARA VER A NOVA PROPOSTA DA AVIANCA: https://bit.ly/2MlaIS9.

Lembramos que será disponibilizado pela empesa um simulador atualizado. É de extrema importância que os tripulantes utilizem esse simulador e, se possível, enviem os dados obtidos ao SNA para análise.

Para isso, basta preencher a planilha disponível no link https://bit.ly/2Abtvdu e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.

Mais uma vez, o SNA reforça que é fundamental a participação de todos os tripulantes da companhia neste processo, contribuindo com informações e participando ativamente nas assembleias.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação de assembleias e para novidades sobre o tema. 

Seguindo proposta do Ministério Público do Trabalho, o grupo de com representantes do SNA, da Azul Linhas Aéreas e da Anvisa realizou na terça-feira (7) a primeira reunião para tratar da questão da alimentação a bordo na companhia.

A formação do grupo e a realização de reuniões periódicas foram sugeridas pelo MPT para que que sejam identificados eventuais problemas e soluções alternativas até a instalação de fornos elétricos em todas as aeronaves —ou até que haja nova frota com fornos já instalados.

No encontro de terça, foram discutidas questões técnicas relacionadas às normas da Anvisa quanto à fabricação, ao transporte e ao armazenamento dos alimentos, além de comparados os atuais procedimentos da empresa com as previsões da CCT e a da Lei do Aeronauta.

Foi acordado que a Azul vai procurar modelos de hotbox que possuam um termômetro que possibilite a aferição da temperatura sem que a caixa térmica seja aberta, para que não haja perda de temperatura neste momento. A resposta sobre a possibilidade de adquirir essas hotboxes será dada na próxima reunião, que ocorrerá no início de setembro.

Ressaltamos que o SNA e a própria Anvisa já apontaram que a melhor solução para esse impasse é a instalação dos fornos em todas as aeronaves —além da apresentação de um cronograma para esta alteração na atual frota de aeronaves.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o assunto.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..