O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca os tripulantes da Avianca para assembleia que será realizada no dia 25 de julho, às 14h30, em primeira convocação, para prestar esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela empresa para a conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre a forma de votação das propostas. Veja o edital completo: https://bit.ly/2OaKLT3.

Após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e apresentou seus apontamentos, bem como repassou todos os relatos realizados pelos aeronautas em relação à nova versão do simulador disponibilizado.

Por sua vez, a Avianca se comprometeu a analisar os pontos de maior divergência, como a questão da remuneração das sessões de simulador (para os alunos e instrutores) e os valores das horas de reserva para os comissários com habilitação wide.

Tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar todos os apontamentos realizados a Avianca aos aeronautas na assembleia, que também servirá para deliberar sobre os próximos passos da negociação.

O sindicato reforça que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Por fim, reiteramos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Para isso, basta preencher a planilha disponível no link https://bit.ly/2O0H56A e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O SNA agradece aos aeronautas pela participação, contribuindo com informações de grande valia para o processo.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto desta entidade sindical, art. 22, “a” e art. 17, em especial, o previsto no art. 20, §1º, “b”, observados os demais requisitos legais, convoca os pilotos, associados e não associados da LATAM LINHAS AÉREAS S/A para Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária, que será realizada nas seguintes datas: dia 25 de julho de 2018, às 08h30min em primeira convocação, e às 09h00 em segunda e última convocação com encerramento às 21h00; dia 26 de julho de 2018 às 9h00 com encerramento às 21h00; e dia 27 de julho de 2018 às 09h00 com encerramento às 15h00, todas nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Subsede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo-SP, CEP: 04612-002; Guarulhos: Sala nº 23, no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, Terminal 2, Check-in E, piso mezanino, CEP 07190-971 (ao lado do escritório da Cia Aérea Ethiopian); Brasília: Hotel Ibis Styles BSB Aeroporto, localizado no Aeroporto Internacional de Brasília, Setor de Concessionárias, Brasília-DF, CEP 71608-900; e Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre- RS, CEP: 90200-001, para a seguinte ordem do dia: A) Esclarecimentos sobre o processo judicial que suspendeu a votação nos dias 06, 07 e 08/06/2018; B) Deliberação sobre abertura das urnas do referido processo de votação suspenso com inutilização dos respectivos votos; C) Eleição de Presidente e Secretário da Mesa Apuradora;  D) Votação das propostas de alteração do plano de carreira de pilotos da Latam.

Rio de Janeiro, 20 de julho de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” e no art. 20, §1º, “b do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos legais, em especial o previsto no art. 615 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT”, convoca os aeronautas da Aviação Agrícola, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 18 de julho de 2018, às 16:30 horas em primeira convocação e às 17:00 horas em segunda e última convocação no seguinte local: Carazinho – Aeroclube de Carazinho – Rua Sadi Kissmann, nº 800, Santa Terezinha, Carazinho/RS , CEP: 99500-000, para a seguinte ordem do dia: A) Avaliação e deliberação da Pauta de Reivindicação da categoria para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Agrícola 2018/2019; B) Autorização para negociação pelo SNA da Pauta de Reivindicação; C) Autorização para o SNA instaurar o Dissídio Coletivo, caso malogrem as negociações junto ao Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola - Sindag. 

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

REUNIÃO

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da entidade sindical, convoca todos os instrutores de voo do AEROCLUBE DE MARINGÁ, para comparecerem a REUNIÃO, que será realizada no dia 16 de julho de 2018 às 14h00min, no seguinte local: AEROCLUBE DE MARINGÁ, localizado na Avenida Doutor Vladimir Babkov S/N, Parque Industrial Mario Bulhões, Maringá/PR, CEP: 87065-665, para tratar do seguinte tema: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 03 de julho de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reuniu no último dia 19 com representantes da Azul Linhas Aéreas para tratar de denúncias dos tripulantes e dar andamento às negociações dos temas em aberto.

Durante o encontro foram abordados diversos temas, detalhados a seguir.

- Apresentação dos comissários no portão de embarque (comunicado publicado em 27 de setembro de 2017)
Empresa informou que já havia determinado o retorno das apresentações dos Comissários no CrewDesk (D.O.) e que enviaria de imediato à chefia de comissários tal determinação. Ressaltamos que a jornada de trabalho do tripulante inicia-se na apresentação no CrewDesk.

- Dispensas médicas: DMI e DMF
A empresa afirmou que não foram detectadas irregularidades nos procedimentos. Reforçou que tanto para DMI, como para DMF, não são atribuídas faltas se o aeronauta apresentar o atestado médico. A diferença entre os dois tipos de dispensa é que, na DMI, o aeronauta informa à empresa, com no mínimo 6 horas de antecedência, que não se apresentará para a atividade. Já na DMF, informa a empresa com menos de 6 horas de antecedência. Em ambos os casos, só será atribuída falta se não for apresentado o atestado médico.

- Pagamento de reserva e sobreaviso: discriminação dos valores nos holerites
A empresa pontuou que está seguindo a cláusula 3.2.11 da CCT, que determina que sejam informados, também, o número de reservas e sobreavisos. Uma alternativa está sendo estudada para disponibilizar o valor correspondente em reais para cada item, além da quantidade de horas. A definição de como isso será feito será dada em até 90 dias e estará no novo portal que substituirá o atual Sabre em outubro.

- Auxílio prestado pelos comissários para acomodação de bagagem dos passageiros na aeronave
A empresa informou que há procedimentos a serem seguidos. Se a bagagem estiver fora dos padrões de tamanho ou peso, os despachantes deverão ser acionados para tomarem as providências cabíveis. Os comissários poderão auxiliar desde que não realizem esforços demasiados que possam comprometê-los fisicamente.

- Dias ocultos na escala
A empresa informou que o problema voltou a ocorrer e será resolvido com a implantação da nova versão do sistema Sabre. Vale lembrar que as regras para o dia oculto e repousos publicados continuam vigentes conforme comunicados já publicados pelo SNA. 

Alimentação a bordo
-  Armazenamento da alimentação da tripulação nas aeronaves A320
O armazenamento da alimentação dos tripulantes nas aeronaves A320 não está sendo feito de forma correta. A empresa reconheceu esta falha e informou que, temporariamente, pelo fato de não haver hot boxes suficientes para todas as aeronaves, passará a embarcar alimentos frios, que serão conservados nas condições ideais por gelo seco.  O aquecimento será feito nos fornos momentos antes do consumo.
- Cardápio quente para etapas de até 3 horas nos horários de almoço, jantar ou ceia
A empresa informou que adotará o cardápio quente para voos de até 3 horas nos períodos de almoço, jantar ou ceia.

- Irregularidade nas Escalas / Interrupção de jornada
Aeronautas reportaram denúncias ao SNA informando que realizaram repouso inferior ao mínimo legal. A empresa informou que esta situação ocorreu  pontualmente em virtude da greve dos caminhoneiros.  

- Procedimento Operacional Padrão (POP) para que o escalador respeite o horário de início da reserva mesmo quando o tripulante é antecipadamente acionado
A empresa informou que o POP já foi implementado e a questão está resolvida. 

 - Sistema de assinatura digital no D.O.
A empresa reconheceu que o sistema atual de assinatura digital do D.O. apresenta rotineiras falhas, impedindo que o tripulante registre seu horário de apresentação. Uma nova ferramenta está sendo estudada, via QR Code, que resolverá a questão.

 - Criação de departamento de qualidade na escala
A empresa informou que criará um departamento para monitorar e avaliar os escaladores nos contatos com os tripulantes para que sejam evitadas quaisquer formas de desrespeito e coação aos aeronautas.

 - Testes ergonômicos nas aeronautas A320 e ATR
A empresa informou que os testes já foram finalizados e os resultados serão informados em breve.

- Uniforme
Os uniformes serão disponibilizados no Edifício Garagem - Aeroporto de Viracopos. O prazo para retirada será de 30 dias e a empresa concederá um dia para que o tripulante retire e experimente os uniformes no ato da entrega. Caso seja necessário, os ajustes e eventuais trocas de materiais serão feitos imediatamente. A Azul reforçou o entendimento de que não há qualquer tipo de punição pela não utilização de itens não obrigatórios, como meia calça e maquiagem para as comissárias.

- Esclarecimentos PPR
A Azul esclareceu que as partes relacionadas deduzidas do lucro líquido, que impactaram bastante no valor distribuído aos aeronautas da empresa, são decorrentes de subarrendamento de aeronaves da TAP e da aquisição de dívidas conversíveis (“Bonds TAP”). Para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho de PPR, a companhia se comprometeu a incluir a definição de termos técnicos contábeis que podem impactar nos valores a serem pagos a título de PPR.

Nosso departamento jurídico fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em assembleia realizada nesta terça-feira (19) na sede (RJ) e subsede (SP) do SNA, a categoria de comissários da Latam Linhas Aéreas S/A deliberou uma pauta de reivindicação sobre o Programa de Desenvolvimento de Comissários – Decola BR.

Durante o encontro foi decidido que o SNA levará as seguintes propostas para negociação com a Latam:

- Critério de promoção priorizado pela antiguidade;

- Inserção da recíproca positiva nos itens Reclamação Individual e Medidas Disciplinares (advertência verbal, formal e suspensão) na tabela dos Indicadores Individuais. Ou seja, caso o tripulante não tenha nenhuma reclamação ou medida disciplinar, que obtenha uma pontuação positiva equivalente;

- Retirada do item Elogios Individuais da tabela dos Indicadores Individuais e inserção dele nos benefícios que não afrontem a norma coletiva;

- Auditoria do SNA dos resultados pontuais por solicitação do tripulante.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema e a convocação de assembleia.

Associe-se ao SNA

Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se

Via Whatsapp: 21 98702-6770

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, § 1º, alínea “b”, convoca os comissários associados da LATAM LINHAS AÉREAS S/A para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 19 de junho de 2018, às 13h00min, em primeira convocação, e às 13h30min, em segunda e última convocação, nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Subsede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002, para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos e deliberações sobre o Programa de Desenvolvimento de Comissários Latam Brasil – Decola BR.

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

 

Acesse o edital aqui.

Em audiência realizada na quarta-feria (6), a 19ª Vara do trabalho do Rio de Janeiro determinou a produção de prova pericial contábil relativa à ação ajuizada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas contra a Latam de processo nº 0101652-92.2016.5.01.0019.

O objeto da ação é a reparação de perdas dos tripulantes com a redução de remuneração decorrente de incorreto cálculo de quilometragem.

Desta forma, o SNA agora aguarda a conclusão do laudo pericial para que as partes se manifestem no processo.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o andamento da ação.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em reunião nesta quinta-feira (24), o SNA levou à direção da Latam a contraproposta aprovada pelos tripulantes, em assembleia realizada no último dia 21, para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. 

A empresa não aceitou as condições apresentadas, porém se comprometeu a fazer uma nova proposta até o dia 14 de junho.

Clique para ver qual era contraproposta dos tripulantes: https://bit.ly/2s3EKOy.

O sindicato aguarda agora que a companhia apresente esta nova proposta para que seja convocada uma assembleia para deliberação.

Lembramos a todos que qualquer acordo só será firmado após aprovação dos aeronautas em assembleia convocada especificamente para este fim.

Ressaltamos também que o objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (21), em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, aeronautas da Latam deliberaram por aprovar uma contraproposta, a ser levada à empresa, para a conversão do modelo de remuneração de km para hora.

Essa contraproposta será apresentada pelo SNA à companhia, que fará sua apreciação, podendo aceitá-la ou não. 

Caso a empresa aceite a contraproposta, o SNA irá convocar uma assembleia plebiscitária para deliberar de forma ampla com os aeronautas o fechamento de acordo para promover a alteração.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação pelos tripulantes.

A contraproposta aprovada nesta segunda prevê:

1. Valores das horas de voo e horas de reserva diurnas

Função  ― Hora de voo/reserva diurna (R$)

Comandante Narrow ― 102,14149
Copiloto Narrow ― 67,70363
Comissário Narrow ― 27,68261

Comandante Wide ― 130,21239
Copiloto Wide ― 86,31019
Comissário Wide ― 35,29045

Veja a metodologia usada para o cálculo dos valores: https://bit.ly/2IDsMBN.

2. Disponibilização da Minuta do Acordo;

3. Manutenção das rubricas fixas nos salários, incluindo gratificações;

4. Proposta sem renúncia de direitos;

5. Simulador de fácil utilização.

Premissas do SNA (alinhas à assembleia de 14/12/2017)

1. Os fatores de conversão serão calculados em função da média ponderada dos resultados relativos a malha de 2016 (com valores atualizados para 2018) de todos os tripulantes do narrow e do wide, sendo que os valores do wide corresponderão ao fator de conversão obtido para o B-777; 

2. Os adicionais noturnos nas reservas e sobreavisos (100%), assim como a remuneração dobrada de reserva e sobreaviso em dias especiais (DFS) diurnos e noturnos serão incluídos no modelo atual em km antes de realizar a conversão para o modelo em horas;

3. Os valores de reserva e SAV entre 22:00 e 05:00 serão pagos em dobro a partir da nova parametrização, assim como as reservas e sobreavisos em dias especiais no período diurno ou noturno; 

4. Os valores das horas de reserva para cada função/equipamento serão idênticos aos valores das horas de voo por função e equipamento;

5. Os valores das horas de sobreaviso para cada função/equipamento serão equivalentes a um terço (1/3) dos valores das horas de voo por função e equipamento;

6. Haverá um total de seis rubricas referentes aos valores de hora de voo/hora de reserva: (Cmte_NB, Cop_NB, Cms_NB, Cmte_WB, Cop_WB e Cms_WB);

7. Os valores obtidos para as horas de voo irão respeitar as razões km_CMT:km_COP:km_CMS = 1:0,662842:0,271022 aplicadas atualmente, porém com 2 equipamentos distintos (narrow/wide).

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para assembleia que será realizada no dia 21 de maio, às 13h30, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, para esclarecimentos sobre a negociação da conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre eventual contraproposta da categoria a ser levada à empresa.

Clique para ver o edital com os endereços: https://bit.ly/2IqYGRS.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação pelos tripulantes e que qualquer alteração terá que passar por uma nova deliberação em assembleia convocada especificamente para este fim.

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Ressaltamos que a participação do grupo é de extrema importância.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa aos tripulantes da Latam que recebeu os dados solicitados à companhia, e que, em breve, convocará uma assembleia para, junto à categoria, construir uma contraproposta para a questão da conversão do modelo de remuneração de km para hora.

No último dia 6 de abril, foi realizada uma mediação no Ministério Público do Trabalho, na qual o SNA solicitou dados complementares para a empresa a respeito das horas de reserva e sobreaviso em domingos, feriados e dias santos (diurno e noturno) praticados em 2016.

Conforme acordado nesta reunião no MPT, a Latam se comprometeu a enviar os dados ao SNA em até 15 dias, sendo que o SNA concordou em dar uma devolutiva à empresa nos 15 dias subsequentes. 

Entretanto, ao receber os dados da companhia, no dia 23 de abril, o SNA viu a necessidade de esclarecimentos adicionais, que foram respondidos no dia 7 de maio. Ficou então acertado entre as partes que o prazo do sindicato para fazer uma análise matemática dos dados iniciou-se no dia 7 —indo, portanto, até 22 de maio. 

Durante desse período, será convocada pelo SNA uma assembleia com os tripulantes para esclarecimentos sobre as análises e para a deliberação sobre uma contraproposta.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação por parte dos tripulantes e que qualquer alteração terá que passar por uma nova deliberação em assembleia convocada especificamente para este fim.

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o desenrolar do caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

Mais Artigos...