SNA participa de audiência com a Azul sobre alimentação a bordo

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 27 de junho, o Sindicato Nacional dos Aeronautas participou de uma audiência com a Azul Linhas Aéreas, na Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, em Campinas (SP), para tratar sobre os problemas na alimentação a bordo.

De acordo com a empresa, as 60 aeronaves Embraer e as 30 ATR vão continuar sem fornos elétricos até a substituição delas por uma frota nova, com fornos já instalados. No entanto, o prazo para esta mudança pode ser de até 10 anos, porque a Azul alega que o planejamento depende de questões econômicas, como ampliação da empresa, flutuação do dólar e do querosene.

Ressaltamos que, em audiências anteriores, o SNA e a Anvisa já apontaram que a melhor solução para esse impasse é a instalação dos fornos nas aeronaves antigas, junto com a apresentação de um cronograma para alteração da atual frota de aeronaves.

O SNA reitera que o histórico legislativo de fornecimento de alimentação aos tripulantes é de refeição quente. Portanto o forno elétrico diminuiria significativamente os problemas atrelados a isso, como, por exemplo, atrasos de voos em que o comandante é chamado a prestar esclarecimentos na diretoria se reclamar da condição da refeição servida.   

A partir de agora, é recomendado também que os comandantes entrem em contato com representantes locais da Anvisa sempre que for detectado problemas na conservação dos alimentos a bordo.

Durante a audiência houve a proposta do MPT de formação de um grupo de trabalho com representantes do SNA, da Azul e da Anvisa, para realização de reuniões periódicas que identifiquem problemas e soluções alternativas até a instalação dos fornos elétricos em todas as aeronaves, ou até nova frota com fornos já instalados.

Estabeleceu-se o prazo de 20 dias para a apresentação do grupo e das reuniões, e a Azul tem o mesmo prazo para fazer um estudo técnico das hot boxes e dos POPs atualizados; criar um cronograma/planejamento da instalação dos fornos ou a troca de todas as aeronaves da frota; informar se houve compra de novos ATRs, com comprovação de que elas vieram com os fornos instalados.

Acesse a ata da audiência. 

A alimentação a bordo foi uma das pautas do encontro que o SNA teve com os tripulantes da Azul no dia 19 de junho. Veja as reivindicações completas clicando aqui

Nosso departamento jurídico fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS