FAA, dos Estados Unidos, faz alerta para o risco de pousos em pistas erradas

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A FAA (Federal Aviation Administration), entidade governamental dos Estados Unidos responsável pelos regulamentos da aviação civil no país, lançou recentemente um vídeo informativo sobre pousos em pistas erradas. 

A entidade alerta para o quão perigoso pode ser um pouso em pista incorreta e ressalta que esses eventos que ocorrem em taxa alarmante.

Em julho de 2017 um Airbus A320 da Air Canada quase pousou erroneamente em uma das pistas de taxiamento do aeroporto de São Francisco, onde havia quatro aeronaves. O incidente poderia ter ocasionado uma colisão entre esses aviões, assim como ocorreu em Tenerife (ESP), em 1977 —no caso de 2017, os controladores alertarem os pilotos sobre o perigo e evitaram um incidente.

Os dados da FAA mostram que 85% dos pousos em pistas incorretas envolvem aeronaves da aviação geral e que 89% dos eventos ocorrem durante o dia e em condições de voo visual. 

A configuração das pistas nos aeroportos e as condições externas durante o voo são aspectos de grande influência, podendo gerar confusões até para pilotos experientes.

A comunicação deve ser eficiente e se dar de maneira clara entre controlador e piloto. É importante seguir as orientações da torre, ainda que o piloto sinta-se convicto do que deve fazer.

Jamais hesite em consultar o controle de tráfego e não se esqueça: na dúvida, arremeta!

Vídeo publicado pela FAA: https://bit.ly/2LUZaFE

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS