SNA 75 anos e o Resgate da Memória Institucional

Memória é patrimônio e precisa ser bem cuidada. Muito da reputação, da credibilidade e confiabilidade do público de uma empresa ou instituição advém de sua trajetória histórica.

O processo de recuperação da Memória Institucional consiste em uma tarefa trabalhosa. É preciso resolver o passado e trazer à tona, de uma forma precisa e resumida, as realizações relevantes, em uma narrativa elegante e atraente às pessoas.

Hoje, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) está recuperando esta memória, por meio do projeto de revitalização da Biblioteca Aldo da Costa Pereira, futuro Centro de Memória. A iniciativa é uma homenagem ao Comandante Aldo, da Cruzeiro do Sul (1927 – 1993), antiga Condor, membro da associação que deu origem ao SNA e um de seus fundadores. Como assessor técnico deste sindicato, já aposentado ele foi redator do jornal sindical A Bússola em 1976. O Comandante também participou ativamente de momentos importantes para a categoria e esteve presente em suas principais conquistas. 

Com intuito de registrar a memória do SNA, seus colegas o convidaram a escrever livros sobre sua vasta experiência profissional. Aldo faleceu em maio de 1998 e foi homenageado nesse mesmo ano, quando a biblioteca recebeu o seu nome.

A história sindical é feita por seus constituintes. Assim como Aldo, muitos outros fizeram parte desta jornada. 

O projeto #SNA75ANOS tem como objetivo resgatar nossa memória e agregar novas trajetórias feitas por você, que compõe nosso sindicato hoje!

Se você conhece alguém, possui fotos, documentos, entre outros, ou fez parte de momentos importantes para o SNA, entre em contato conosco através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos Históricos

icone docs historicos

Ata da Primeira reunião da Comissão Iniciadora da Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal

 

 

 Galeria

icone galeria

 Gráfica SNA 1995 – Registro da gráfica do SNA em momento de impressão do antigo jornal sindical DIA A DIA, 1995. 

 Créditos: Agencia Prisma | Foto: Jorge Nunes | Fonte: Acervo SNA

 

Jornais

icone jornais A BÚSSOLA.  Primeira edição do primeiro jornal sindical desta categoria.                                                           

 

Comandantes e copilotos que tenham interesse em trabalhar em diversas bases na Europa terão a oportunidade de participar do recrutamento da companhia aérea irlandesa Ryanair em agosto.

Podem se inscrever comandantes de B737 NG, B737 300-500 ou de outros equipamentos, além de copilotos de B737. 

O piloto que se enquadrar nas exigências deve enviar um e-mail ao Diretor de Recrutamento, Mark Duffy (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), confirmando a data e horário que deseja fazer o simulador. 

O processo de recrutamento vem ocorrendo desde o mês de junho e ainda existem vagas a serem preenchidas nos slots de simulador.

Veja mais informações aqui.

Os tripulantes da Avianca participaram de reuniões nas sedes do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo e Rio de Janeiro, realizadas nos dias 20 e 21 de junho respectivamente, para compartilhar com o sindicato as demandas do grupo.

Diversos assuntos foram trazidos pelos aeronautas e serão encaminhados para a empresa, dentre eles o processo de conversão do modelo de remuneração de quilômetro para hora, assunto que tem despertado apreensão dos associados por causa da demora na resolução.

Os tripulantes aceitaram prorrogação de prazo para a deliberação da conversão km/h até o final de julho – o que demonstra maturidade para a busca de uma solução consensual. Desta forma o grupo aguarda uma proposta que possa ser avaliada com maior brevidade possível, para que os prazos aprovados na última assembleia sejam cumpridos. Reiteramos que o papel do SNA neste processo é o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes na conversão.

Também foram atualizados todos os status dos processos judiciais contra a Avianca, a saber: transferência de base, diárias de alimentação Guarulhos/Cidade do México, dispensa médica, pagamento do DSR e redução salarial.

Aproveitamos a oportunidade para coletar dos participantes informações gerais do dia-a-dia dos aeronautas da Avianca, como problemas no pagamento do vale alimentação na volta das férias; cursos online que não são publicados na escala; condições precárias do D.O. de Guarulhos; possibilidade dos comissários do A330 receberem gratificação pelo equipamento; não observação do prazo de 45 dias de antecedência para informar sobre a concessão das férias; problemas relacionados aos uniformes; problemas com o Passe Livre ( não está sendo possível antecipar e postergar o passe no portão de embarque); instrutores de simulador ficam fora de base por tempo superior à previsão legal; dentre outros.

Estamos empenhados em levar à Avianca uma “Agenda Positiva” para melhoria dos processos internos que desagradam os tripulantes, pela burocracia e dificuldade. Importante que os tripulantes subsidiem o SNA com informações e documentos para auxiliar na correção dos problemas. O sigilo é absoluto.

Histórico do Km/Hora

Até o momento o SNA já teve 11 encontros com a Avianca e, após apresentação da proposta inicial da empresa na AGE do dia 26/04/20158, foi disponibilizado o simulador de conversão para que os aeronautas pudessem avaliar o impacto em sua remuneração.

Durante a utilização do simulador foram constatadas algumas inconsistências na ferramenta, repassadas para a Avianca, que se comprometeu a realizar os devidos ajustes, bem como estudar pontos controversos da proposta.

Veja mais detalhes aqui

 

Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participe conosco desta história.

Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se 

Via Whatsapp: 21 98702-6770

Recentemente o Sindicato Nacional dos Aeronautas recebeu relatos de que uma eventual cobrança por excesso de bagagem seria aplicada também aos tripulantes da empresa.

Ou seja, os tripulantes (em serviço ou extra) que despacharem bagagem superior ao limite dos 23kg também seriam obrigados a pagar pelo peso excedente, de acordo com as políticas aplicáveis aos passageiros comerciais.

Entramos em contato para confirmar qual regra a empresa está utilizando ou utilizará, em razão do previsto na cláusula 3.6.5 da Convenção Coletiva da Aviação Regular, que será descumprida com esta nova prática.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre a resposta da Latam.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Sindicato Nacional dos Aeronautas realizou nesta quarta (20) em São Paulo a assembleia para apreciação das contas do exercício financeiro de 2017. 
 
Os associados aprovaram o relatório de atividades da diretoria, o balanço do exercício financeiro e patrimonial comparado, relativos ao exercício de 2017, acompanhados dos pareceres do Conselho Fiscal. 
 
O SNA reportou um superávit de 13,4% em relação a sua receita total e uma evolução do valor em caixa de 2013 até 2017 de 555%, o que reflete o engajamento forte da categoria e a correta e responsável gestão dos recursos financeiros.
 
O SNA está aberto e disponível para esclarecimentos presencialmente ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participe conosco desta história.
Via Whatsapp: 21 98702-6770

A Latam irá requerer um pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta quinta-feira (21), para buscar uma solução da negociação de conversão do modelo de remuneração.

A empresa alega que a contraproposta feita pela categoria impactaria em um aumento de custo, e a mediação do MPT visa o avanço do processo negocial e a transparência.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas aguarda o acolhimento pelo MPT do pedido da empresa para retomar a negociação e informa ainda que qualquer proposta precisa de aprovação assemblear.

Clique para ver qual era contraproposta dos tripulantes: https://bit.ly/2s3EKOy.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..