SNA e Avianca se reuniram na última quarta-feira (9) para uma nova rodada de negociações relativa à conversão km/h. Na oportunidade, a empresa apresentou ao SNA uma proposta referente à franquia de horas para os comissários de voo que operam equipamentos narrow e wide. 
 
A ideia da empresa foi manter a franquia de narrow de 17h22min (17,37h) para todos os comissários, porém adotando um critério no qual o consumo da mesma ao longo do mês seja inicialmente realizado pelas horas de voo no narrow e, caso num dado mês o(a) comissário(a) tenha menos horas de voo em equipamento narrow do que as 17h22min da franquia, o restante da mesma seja consumido pelas horas de voo em equipamento wide, porém aplicando-se um fator multiplicativo de 1,32 de maneira a representar a relação entre os fatores de conversão (km/h) para WB e NB: 760,07/575,76 = 1,32. 
 
Clique e confira a proposta da empresa: https://bit.ly/2IuDBcq.
 
Com esse novo critério, os(as) comissários(as) de voo que só tiverem horas de voo wide nas suas escalas perceberão a franquia de horas equivalente ao wide adotada para os técnicos, ou seja: 13,16h = 17,37h/1,32.
 
O SNA, mesmo reconhecendo o avanço em relação à franquia dos comissários do wide, aproveitou a reunião para reforçar, novamente, que existem ainda dois pontos de suma importância para a evolução da negociação, quais sejam: 
 
1. A remuneração das sessões de simulador de voo;
2. A remuneração das horas de reserva dos comissários que voam wide. 
 
No que se refere aos instrutores de simulador, o SNA mencionou que recebeu relatos que apontam para uma variação muito significativa, ficando a empresa comprometida a reanalisar essa questão.
 
Outro ponto exaustivamente debatido na reunião foi o simulador para conversão km/h e sua interface com o sistema SIGLA. O SNA recebeu diversos relatos de tripulantes que demonstram a necessidade de correções por parte da empresa. Dentre os principais pontos elencados citamos: 
 
1. Dificuldades no acesso ao portal;
2. Falta de somatória das horas de voo (diurna, noturna, especial diurna e especial noturna) no sistema SIGLA (funcionalidade esta que sempre existiu);
3. Inconsistências nas quantidades de horas lançadas no simulador em relação ao sistema SIGLA; 
4. Ausência das quantidades de horas de reserva, sobreaviso e tripulante extra remunerado no sistema SIGLA;
5. Discrepâncias na função correta do tripulante e/ou lançamentos não condizentes com a escala.
 
A empresa se comprometeu a endereçar todos esses apontamentos, reconhecendo que esse passo fundamental deverá ser concluído sem ressalvas antes da deliberação em assembleia.
 
Reiteramos novamente que o papel do SNA sempre foi o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes no processo de conversão. Para tal, incentiva que os aeronautas continuem enviando seus relatos para juríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
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Em assembleia realizada na última terça-feira (8), em Campinas, o SNA prestou esclarecimentos ao grupo de aeronautas da Azul sobre a alimentação fornecida a bordo pela empresa e sobre o inquérito civil conduzido pelo Ministério Público do Trabalho a respeito da questão.

Os tripulantes foram orientados a verificar a temperatura dos alimentos embarcados, sejam eles quentes ou frios, para que se tenha certeza de que os mesmos não se encontram dentro da "faixa de perigo" mostrada na cartilha da Anvisa, faixa essa que está entre 5 e 60 graus celsius.

Caso a temperatura não possa ser verificada, foi recomendado que todos os aeronautas da tripulação em questão façam um reporte nos canais competentes.

Todos os aeronautas que encontrarem problemas e/ou que de alguma forma entendem que o atual serviço de alimentação oferecido pela empresa não atende às necessidades deve enviar sua manifestação ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira abaixo um histórico do caso:

Em 26 de janeiro de 2017, foi apresentada denúncia pelo SNA ao Ministério Público do Trabalho de Campinas que, junto a representantes da Anvisa, está investigando possíveis irregularidades na alimentação servida a bordo das aeronaves da Azul.

O SNA defende a instalação de fornos em todas as aeronaves da empresa, a fim de que sejam servidas refeições quentes em todos os voos ―posicionamento devidamente documentado em ata de audiência.

Foi esclarecido à procuradora que as aeronaves Embraer da Azul, exceto 6 aeronaves, possuem pré-instalação de mini fornos que visam aquecer a alimentação de tripulantes. Também foi dito que a TAP Engenharia e manutenção tem realizado as instalações nas aeronaves que operavam na Azul e foram entregues para a TAP Express.

Por determinação da procuradora, a Azul apresentou um estudo com os prazos e valores para instalação dos fornos em todas as aeronaves. Em resposta, o SNA solicitou a redução destes prazos em 50% no cronograma das demais aeronaves, baseando-se no fato de a Azul ter executado a instalação dos fornos nas aeronaves A320 com uma redução de tempo superior a 50%.

Cumpre esclarecer que, a fim de possibilitar a instalação dos fornos e considerando que as antigas hotboxes não mantinham o alimento na temperatura ideal, o SNA se prontificou a apresentar ao grupo uma solução transitória e temporária. No entanto, um cardápio frio foi implantado unilateralmente pela empresa.

O SNA reforça seu posicionamento sobre a instalação de fornos e aguarda decisão oficial do Ministério Público do Trabalho.

A empresa, na sua última manifestação ao MPT, informou que os aeronautas estariam satisfeitos com o atual cardápio, anexando dois e-mails de aeronautas elogiando o serviço oferecido.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O  Presidente do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, no uso de suas atribuições que lhes são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, bem como o estabelecido no art. 615 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, convoca os aeronautas associados, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 15 de maio de 2018, às 13:30 horas em primeira convocação e às 14:00 horas em segunda e última convocação no seguinte local: São Paulo: Auditório da Subsede do SNA, localizado na Rua Barão de Goiânia, 76, Congonhas, CEP 04612-020, São Paulo – SP, para a seguinte ordem do dia: A) Esclarecimentos sobre a definição de sócio assistencial; B) Deliberação sobre os valores das contribuições associativa e assistencial aplicadas aos pilotos da aviação geral e tripulantes que ainda não exerceram profissionalmente as atividades como aeronauta; e C) Contratação da FUNDEP para processo seletivo e disponibilização de curso de mestrado pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. 

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

Devido à troca de seu sistema de check-in, que está sendo realizada nesta sexta-feira (11), a Latam informa que algumas funcionalidades do sistema de passe para tripulantes de companhia congêneres estão apresentando problemas.

A orientação para os que não estão conseguindo o boarding pass é que se dirijam ao balcão de Staff Travel ou ao check-in da companhia nos aeroportos.

Os que não estão conseguindo emitir o passe devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com antecedência mínima de duas horas do horário do voo, contendo nome completo, CPF, código ANAC, data, horário e número do voo.

Veja a íntegra do comunicado da Latam: https://bit.ly/2jOuohd

O Sindicato Nacional dos Aeronautas fez nesta quinta-feira (10) uma reunião com a direção da Latam para tratar do pedido de Acordo Coletivo de Trabalho para o grupo de voo da Latam Cargo.

Ainda não existe uma proposta formal por parte da empresa ―somente foram apresentados tópicos para a discussão.

Em breve, o SNA irá convocar uma assembleia com os pilotos da Latam Cargo para apresentação e explicação de todos os itens.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para a publicação do edital.

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A Secretaria de Saúde do SNA abre a partir de hoje um canal para que todo associado afastado de suas atividades profissionais por motivo de saúde possa entrar em contato e receber orientações.

Basta escrever para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Com isso, o SNA espera manter o contato com os afastados, fornecendo apoio social e orientações relevantes aos associados que estejam recebendo ou não benefício previdenciário.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido com a direção da Latam nesta quinta-feira (10) para tratar sobre o plano de desenvolvimento para comissários que a empresa está implantando, intitulado Decola BR.

A companhia afirmou que o programa está em fase de testes desde o início do ano e se comprometeu a divulgar na próxima semana todo o funcionamento detalhadamente.

Após a divulgação destes detalhes pela empresa, o SNA irá convocar assembleia para debater a questão com os tripulantes. 

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema e a convocação de assembleia.

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Nos dias 8 e 9 de maio, o Sindicato Nacional dos Aeronautas participou da 69ª sessão plenária do CNPAA (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), no Cenipa, em Brasília, representado pelos diretores João Henrique Varella e Mateus Ghisleni.

Foram tratados diversos temas de grande relevância para a segurança de voo no país.

O SNA passou a integrar o grupo que trata de drones no CNPAA e já estava também na comissão nacional de treinamento, com a incumbência da revisão do Manual de Piloto Agrícola.

Representantes de diversos setores da aviação estiveram presentes, além de empresas, órgãos governamentais, agências e universidades.

A participação do sindicato amplia e consolida sua atuação no âmbito da segurança de voo no país, área pela qual o SNA tem trabalhado continuamente.

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O SNA enviou ofício ao setor de segurança do Aeroporto de Guarulhos solicitando a regularização dos procedimentos adotados pelo Terminal 2, para que os aeronautas da Azul Linhas Aéreas passem a utilizar o embarque exclusivo da tripulação, independentemente de portarem cartão de embarque.

O sindicato recebeu denúncias de que os aeronautas da Azul, quando da utilização do Passe Livre, estavam tendo dificuldade em usufruir do embarque exclusivo da tripulação no Terminal 2, sob justificativa de que não existem voos da companhia naquele terminal.

Ocorre que o Passe Livre é concedido pelas empresas de linha aérea regular aos tripulantes empregados de todas as companhias. Logo, os aeronautas da Azul também utilizam o benefício das demais empresas.

A Resolução 207 da Anac, no item “autorização para tripulantes”, também prevê que os tripulantes podem ser incluídos como pessoas autorizadas.

Por fim, dentre as regras de utilização do Passe Livre, não há a obrigatoriedade do cartão de embarque, de modo que os tripulantes, devidamente uniformizados e identificados, podem ter total acesso ao setor de embarque, independentemente deste documento, sendo este o procedimento adotado por todos os aeroportos do país.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.

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A Ethiopian Airlines está em busca de comandantes para as aeronaves Q400, 737NG, 757, 767, 777 e 787.

Para mais informações, utilizem o e-mail e o link abaixo.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: https://www.ethiopianairlines.com/corporate/careers/vacancy

Nos.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade sobre as mesmas.