O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reuniu no último dia 19 com representantes da Azul Linhas Aéreas para tratar de denúncias dos tripulantes e dar andamento às negociações dos temas em aberto.

Durante o encontro foram abordados diversos temas, detalhados a seguir.

- Apresentação dos comissários no portão de embarque (comunicado publicado em 27 de setembro de 2017)
Empresa informou que já havia determinado o retorno das apresentações dos Comissários no CrewDesk (D.O.) e que enviaria de imediato à chefia de comissários tal determinação. Ressaltamos que a jornada de trabalho do tripulante inicia-se na apresentação no CrewDesk.

- Dispensas médicas: DMI e DMF
A empresa afirmou que não foram detectadas irregularidades nos procedimentos. Reforçou que tanto para DMI, como para DMF, não são atribuídas faltas se o aeronauta apresentar o atestado médico. A diferença entre os dois tipos de dispensa é que, na DMI, o aeronauta informa à empresa, com no mínimo 6 horas de antecedência, que não se apresentará para a atividade. Já na DMF, informa a empresa com menos de 6 horas de antecedência. Em ambos os casos, só será atribuída falta se não for apresentado o atestado médico.

- Pagamento de reserva e sobreaviso: discriminação dos valores nos holerites
A empresa pontuou que está seguindo a cláusula 3.2.11 da CCT, que determina que sejam informados, também, o número de reservas e sobreavisos. Uma alternativa está sendo estudada para disponibilizar o valor correspondente em reais para cada item, além da quantidade de horas. A definição de como isso será feito será dada em até 90 dias e estará no novo portal que substituirá o atual Sabre em outubro.

- Auxílio prestado pelos comissários para acomodação de bagagem dos passageiros na aeronave
A empresa informou que há procedimentos a serem seguidos. Se a bagagem estiver fora dos padrões de tamanho ou peso, os despachantes deverão ser acionados para tomarem as providências cabíveis. Os comissários poderão auxiliar desde que não realizem esforços demasiados que possam comprometê-los fisicamente.

- Dias ocultos na escala
A empresa informou que o problema voltou a ocorrer e será resolvido com a implantação da nova versão do sistema Sabre. Vale lembrar que as regras para o dia oculto e repousos publicados continuam vigentes conforme comunicados já publicados pelo SNA. 

Alimentação a bordo
-  Armazenamento da alimentação da tripulação nas aeronaves A320
O armazenamento da alimentação dos tripulantes nas aeronaves A320 não está sendo feito de forma correta. A empresa reconheceu esta falha e informou que, temporariamente, pelo fato de não haver hot boxes suficientes para todas as aeronaves, passará a embarcar alimentos frios, que serão conservados nas condições ideais por gelo seco.  O aquecimento será feito nos fornos momentos antes do consumo.
- Cardápio quente para etapas de até 3 horas nos horários de almoço, jantar ou ceia
A empresa informou que adotará o cardápio quente para voos de até 3 horas nos períodos de almoço, jantar ou ceia.

- Irregularidade nas Escalas / Interrupção de jornada
Aeronautas reportaram denúncias ao SNA informando que realizaram repouso inferior ao mínimo legal. A empresa informou que esta situação ocorreu  pontualmente em virtude da greve dos caminhoneiros.  

- Procedimento Operacional Padrão (POP) para que o escalador respeite o horário de início da reserva mesmo quando o tripulante é antecipadamente acionado
A empresa informou que o POP já foi implementado e a questão está resolvida. 

 - Sistema de assinatura digital no D.O.
A empresa reconheceu que o sistema atual de assinatura digital do D.O. apresenta rotineiras falhas, impedindo que o tripulante registre seu horário de apresentação. Uma nova ferramenta está sendo estudada, via QR Code, que resolverá a questão.

 - Criação de departamento de qualidade na escala
A empresa informou que criará um departamento para monitorar e avaliar os escaladores nos contatos com os tripulantes para que sejam evitadas quaisquer formas de desrespeito e coação aos aeronautas.

 - Testes ergonômicos nas aeronautas A320 e ATR
A empresa informou que os testes já foram finalizados e os resultados serão informados em breve.

- Uniforme
Os uniformes serão disponibilizados no Edifício Garagem - Aeroporto de Viracopos. O prazo para retirada será de 30 dias e a empresa concederá um dia para que o tripulante retire e experimente os uniformes no ato da entrega. Caso seja necessário, os ajustes e eventuais trocas de materiais serão feitos imediatamente. A Azul reforçou o entendimento de que não há qualquer tipo de punição pela não utilização de itens não obrigatórios, como meia calça e maquiagem para as comissárias.

- Esclarecimentos PPR
A Azul esclareceu que as partes relacionadas deduzidas do lucro líquido, que impactaram bastante no valor distribuído aos aeronautas da empresa, são decorrentes de subarrendamento de aeronaves da TAP e da aquisição de dívidas conversíveis (“Bonds TAP”). Para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho de PPR, a companhia se comprometeu a incluir a definição de termos técnicos contábeis que podem impactar nos valores a serem pagos a título de PPR.

Nosso departamento jurídico fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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SNA e o Resgate da Memória Institucional

Memória é patrimônio e precisa ser bem cuidada. Muito da reputação, da credibilidade e confiabilidade do público de uma empresa ou instituição advém de sua trajetória histórica.

O processo de recuperação da Memória Institucional consiste em uma tarefa trabalhosa. É preciso resolver o passado e trazer à tona, de uma forma precisa e resumida, as realizações relevantes, em uma narrativa elegante e atraente às pessoas.

Hoje, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) está recuperando esta memória, por meio do projeto de revitalização da Biblioteca Aldo da Costa Pereira, futuro Centro de Memória. A iniciativa é uma homenagem ao Comandante Aldo, da Cruzeiro do Sul (extinta em 1993), antiga Condor, membro da associação que deu origem ao SNA e um de seus fundadores. Como assessor técnico deste sindicato, já aposentado ele foi redator do jornal sindical A Bússola em 1976. O Comandante também participou ativamente de momentos importantes para a categoria e esteve presente em suas principais conquistas.

Com intuito de registrar a memória do SNA, seus colegas o convidaram a escrever livros sobre sua vasta experiência profissional. Aldo faleceu em maio de 1998 e foi homenageado nesse mesmo ano, quando a biblioteca recebeu o seu nome.       

A história sindical é feita por seus constituintes. Assim como Aldo, muitos outros fizeram parte desta jornada.

O projeto #MemóriaSNA tem como objetivo resgatar nossa memória e agregar novas trajetórias feitas por você, que compõe nosso sindicato hoje! 

Se você conhece alguém, possui fotos, documentos, entre outros, ou fez parte de momentos importantes para o SNA, entre em contato conosco através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documentos Históricos

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Ata da Primeira reunião da Comissão Iniciadora da Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal

Ata de Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal – 26/01/1942

 

 Galeria

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 Gráfica SNA 1995 – Registro da gráfica do SNA em momento de impressão do antigo jornal sindical DIA A DIA, 1995. 

 Créditos: Agencia Prisma | Foto: Jorge Nunes | Fonte: Acervo SNA

 

Jornais

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A BÚSSOLA.  Primeira edição do primeiro jornal sindical desta categoria.                                                           

A BÚSSOLA. A Mulher Piloto Profissional - 1976

A BÚSSOLA. Pai da Aviação. Alberto Santos Dumont - 1976

A BÚSSOLA. 80 Anos de Alberto Santos Dumont – 1986

 

Comandantes e copilotos que tenham interesse em trabalhar em diversas bases na Europa terão a oportunidade de participar do recrutamento da companhia aérea irlandesa Ryanair em agosto.

Podem se inscrever comandantes de B737 NG, B737 300-500 ou de outros equipamentos, além de copilotos de B737. 

O piloto que se enquadrar nas exigências deve enviar um e-mail ao Diretor de Recrutamento, Mark Duffy (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), confirmando a data e horário que deseja fazer o simulador. 

O processo de recrutamento vem ocorrendo desde o mês de junho e ainda existem vagas a serem preenchidas nos slots de simulador.

Veja mais informações aqui.

O SNA não tem responsabilidade pelos termos do contrato e apenas repassa as informações das vagas disponíveis.

Os tripulantes da Avianca participaram de reuniões nas sedes do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo e Rio de Janeiro, realizadas nos dias 20 e 21 de junho respectivamente, para compartilhar com o sindicato as demandas do grupo.

Diversos assuntos foram trazidos pelos aeronautas e serão encaminhados para a empresa, dentre eles o processo de conversão do modelo de remuneração de quilômetro para hora, assunto que tem despertado apreensão dos associados por causa da demora na resolução.

Os tripulantes aceitaram prorrogação de prazo para a deliberação da conversão km/h até o final de julho – o que demonstra maturidade para a busca de uma solução consensual. Desta forma o grupo aguarda uma proposta que possa ser avaliada com maior brevidade possível, para que os prazos aprovados na última assembleia sejam cumpridos. Reiteramos que o papel do SNA neste processo é o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes na conversão.

Também foram atualizados todos os status dos processos judiciais contra a Avianca, a saber: transferência de base, diárias de alimentação Guarulhos/Cidade do México, dispensa médica, pagamento do DSR e redução salarial.

Aproveitamos a oportunidade para coletar dos participantes informações gerais do dia-a-dia dos aeronautas da Avianca, como problemas no pagamento do vale alimentação na volta das férias; cursos online que não são publicados na escala; condições precárias do D.O. de Guarulhos; possibilidade dos comissários do A330 receberem gratificação pelo equipamento; não observação do prazo de 45 dias de antecedência para informar sobre a concessão das férias; problemas relacionados aos uniformes; problemas com o Passe Livre ( não está sendo possível antecipar e postergar o passe no portão de embarque); instrutores de simulador ficam fora de base por tempo superior à previsão legal; dentre outros.

Estamos empenhados em levar à Avianca uma “Agenda Positiva” para melhoria dos processos internos que desagradam os tripulantes, pela burocracia e dificuldade. Importante que os tripulantes subsidiem o SNA com informações e documentos para auxiliar na correção dos problemas. O sigilo é absoluto.

Histórico do Km/Hora

Até o momento o SNA já teve 11 encontros com a Avianca e, após apresentação da proposta inicial da empresa na AGE do dia 26/04/20158, foi disponibilizado o simulador de conversão para que os aeronautas pudessem avaliar o impacto em sua remuneração.

Durante a utilização do simulador foram constatadas algumas inconsistências na ferramenta, repassadas para a Avianca, que se comprometeu a realizar os devidos ajustes, bem como estudar pontos controversos da proposta.

Veja mais detalhes aqui

 

Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participe conosco desta história.

Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se 

Via Whatsapp: 21 98702-6770

Recentemente o Sindicato Nacional dos Aeronautas recebeu relatos de que uma eventual cobrança por excesso de bagagem seria aplicada também aos tripulantes da empresa.

Ou seja, os tripulantes (em serviço ou extra) que despacharem bagagem superior ao limite dos 23kg também seriam obrigados a pagar pelo peso excedente, de acordo com as políticas aplicáveis aos passageiros comerciais.

Entramos em contato para confirmar qual regra a empresa está utilizando ou utilizará, em razão do previsto na cláusula 3.6.5 da Convenção Coletiva da Aviação Regular, que será descumprida com esta nova prática.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre a resposta da Latam.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..