SNA assina nova CCT da aviação agrícola para 2018/2019; veja mudanças

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após aprovação da categoria em assembleia, o Sindicato Nacional dos Aeronautas assinou no último dia 9 a nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação agrícola para 2018/2019, juntamente com o Sindag (Sindicato nacional das Empresas de Aviação Agrícola).

Confira a íntegra da nova CCT: https://bit.ly/2MnXTGy.

Um grande avanço da nova CCT foi a inclusão de uma cláusula que permite a flexibilização de alguns itens por meio de Acordos Coletivos de Trabalho, sempre mediante aprovação dos tripulantes em assembleia.

Desta forma, podem ser respeitadas as peculiaridades das operações em cada região do país e em diferentes empresas, de forma a atender às necessidades tanto dos pilotos como das companhias.

A nova CCT também garantiu reposição integral da inflação nos salários, corrigidos pelo INPC acumulado de 1/05/17 a 30/06/18, ou seja, 3,59%. Além disso, estabeleceu o piso salarial em R$ 2.595,91.

As diferenças de reajuste salarial retroativas a 1º de julho de 2018 deverão ser pagas aos aeronautas juntamente com o salário de setembro de 2018.

Outra mudança foi a fixação de uma nova data-base. Assim, a partir da CCT de 2019/2020, a renovação da CCT da agrícola se dará em 1º de setembro.

Lembramos que, por força da lei 13.475, a Nova Lei do Aeronauta, além dos pilotos empregados em empresas de aviação agrícola, os pilotos que trabalham como pilotos agrícolas para privados (fazendas, usinas etc) também têm suas relações de trabalho regidas pela CCT.

Por fim, ressaltamos que a participação dos pilotos nesses processos, por meio da associação ao SNA e da presença nas assembleias, é essencial para melhorias nas condições de trabalho.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS