SNA se reúne com Azul para tratar de demandas e denúncias de tripulantes

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em reunião realizada neta terça (9) do SNA com a Azul, foram abordados diversos temas como alterações constantes nas escalas de voos, reembolsos de exames para obtenção do CMA, utilização de bandejas no serviços de bordo, casos pontuais de descumprimentos da lista de senioridade, diárias de alimentação em treinamentos periódicos, novo cardápio e plano alimentício, opção de fornos nas aeronaves, hotbox e critérios para elevação de nível.

1 - Alterações constantes nas escalas de voos via sistema sabre:
Ficou acordado que qualquer proposta de alteração de escala que antecipe o início da viagem será tratada como consulta, sendo que, neste caso, o contato será realizado via telefone. A empresa se comprometeu, a partir do dia 10 de janeiro, a implantar no sistema banners com as razões que motivaram as alterações na escala, em programações com no mínimo dois dias de antecedência, visto que não há como inserir estes comunicados no dia da execução da escala;

2 - Reembolsos de exames  para obtenção do CMA;
Em cumprimento ao artigo 72 da lei 13.475 e à convenção coletiva de trabalho, quaisquer exames para obtenção do certificado médico aeronáutico obtidos através do plano coparticipação serão reembolsados mediante solicitação e comprovação do desconto.

3 - Utilização de bandejas e cestas no serviço de bordo:
A empresa se compromete a avaliar mudanças nas dimensões e pesos da bandejas e irá providenciar uma avaliação técnica de ergometria, analisando as dimensões, pesos e impactos na saúde do tripulantes comercial.

4 - Denúncias de descumprimentos da lista de senioridade:
A empresa alega não haver falhas na sequência da lista de senioridade; a mesma comprometeu-se a enviar um relatório para conferência. O SNA irá divulgar resultado da conferência;

5 - Diárias de alimentação em treinamentos periódicos:
Tema ainda em tratativas com a empresa; uma proposta será apresentada na próxima reunião para o mês de fevereiro e encaminhamento para deliberação através de assembleia com os tripulantes.

6- Novo cardápio e plano alimentício:
A empresa apresentou um novo cardápio de refeições servidas aos tripulantes, com opções de fornos em aeronaves A320Neo, nova hotbox e opções de cardápios frios. O SNA informa que ainda aguarda petição do Ministério Público sobre questões técnicas solicitadas à Embraer e à TAP manutenção sobre a possiblidade de instação de fornos nas aeronaves Embraer.

7- Critérios para elevações de nível:
Novos critérios como o Icao 4 serão exigidos para elevações de nível em todos os equipamentos, sendo que caso o tripulante ainda não tenha feito a avaliação deverá entrar em contato via e-mail com cópia para a chefia imediata solicitando agendamento para avaliação.

A respeito do pagamento da escala publicada x executada, o SNA ressalta que devido à importância e complexibilidade do tema uma reunião específica ficou agendada para final do mês de janeiro e todo o histórico ou possível proposta serão apresentados em assembleia.

O SNA informa também que retomará as tratativas com a Azul para definir regras e procedimentos para a utilização do PBS (preferential bidding system).

******************************

ESCLARECIMENTO: O SNA esclarece que o item “1 - Alterações constantes nas escalas de voos via sistema sabre”, foi atualizado para “Ficou acordado que qualquer proposta de alteração de escala que antecipe o início da viagem será tratada como consulta, sendo que, neste caso, o contato será realizado via telefone. A empresa se comprometeu, a partir do dia 10 de janeiro, a implantar no sistema banners com as razões que motivaram as alterações na escala, em programações com no mínimo dois dias de antecedência, visto que não há como inserir estes comunicados no dia da execução da escala".

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS