O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido nesta quarta-feira (23) com a direção da Latam Cargo para apresentar à companhia pontos discutidos pelos tripulantes em assembleia realizada no último dia 17 sobre um eventual Acordo Coletivo de Trabalho.

A Latam Cargo se comprometeu a fazer uma análise das informações apresentadas e fazer uma proposta formal para um acordo nas próximas semanas.

Assim que houver tal proposta, o SNA irá convocar os aeronautas para deliberação ―lembramos que o ACT precisa necessariamente ser votado e aprovado pelos tripulantes em assembleia específica para este fim.

Por fim, ressaltamos que os tópicos apresentados na assembleia do último dia 17 não configuraram uma proposta da Latam Cargo, mas, sim, os temas que foram discutidos em reunião entre a empresa e o sindicato.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

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Em assembleia realizada nesta segunda-feira (21), em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, aeronautas da Latam deliberaram por aprovar uma contraproposta, a ser levada à empresa, para a conversão do modelo de remuneração de km para hora.

Essa contraproposta será apresentada pelo SNA à companhia, que fará sua apreciação, podendo aceitá-la ou não. 

Caso a empresa aceite a contraproposta, o SNA irá convocar uma assembleia plebiscitária para deliberar de forma ampla com os aeronautas o fechamento de acordo para promover a alteração.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação pelos tripulantes.

A contraproposta aprovada nesta segunda prevê:

1. Valores das horas de voo e horas de reserva diurnas

Função  ― Hora de voo/reserva diurna (R$)

Comandante Narrow ― 102,14149
Copiloto Narrow ― 67,70363
Comissário Narrow ― 27,68261

Comandante Wide ― 130,21239
Copiloto Wide ― 86,31019
Comissário Wide ― 35,29045

Veja a metodologia usada para o cálculo dos valores: https://bit.ly/2IDsMBN.

2. Disponibilização da Minuta do Acordo;

3. Manutenção das rubricas fixas nos salários, incluindo gratificações;

4. Proposta sem renúncia de direitos;

5. Simulador de fácil utilização.

Premissas do SNA (alinhas à assembleia de 14/12/2017)

1. Os fatores de conversão serão calculados em função da média ponderada dos resultados relativos a malha de 2016 (com valores atualizados para 2018) de todos os tripulantes do narrow e do wide, sendo que os valores do wide corresponderão ao fator de conversão obtido para o B-777; 

2. Os adicionais noturnos nas reservas e sobreavisos (100%), assim como a remuneração dobrada de reserva e sobreaviso em dias especiais (DFS) diurnos e noturnos serão incluídos no modelo atual em km antes de realizar a conversão para o modelo em horas;

3. Os valores de reserva e SAV entre 22:00 e 05:00 serão pagos em dobro a partir da nova parametrização, assim como as reservas e sobreavisos em dias especiais no período diurno ou noturno; 

4. Os valores das horas de reserva para cada função/equipamento serão idênticos aos valores das horas de voo por função e equipamento;

5. Os valores das horas de sobreaviso para cada função/equipamento serão equivalentes a um terço (1/3) dos valores das horas de voo por função e equipamento;

6. Haverá um total de seis rubricas referentes aos valores de hora de voo/hora de reserva: (Cmte_NB, Cop_NB, Cms_NB, Cmte_WB, Cop_WB e Cms_WB);

7. Os valores obtidos para as horas de voo irão respeitar as razões km_CMT:km_COP:km_CMS = 1:0,662842:0,271022 aplicadas atualmente, porém com 2 equipamentos distintos (narrow/wide).

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para assembleia que será realizada no dia 21 de maio, às 13h30, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, para esclarecimentos sobre a negociação da conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre eventual contraproposta da categoria a ser levada à empresa.

Clique para ver o edital com os endereços: https://bit.ly/2IqYGRS.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação pelos tripulantes e que qualquer alteração terá que passar por uma nova deliberação em assembleia convocada especificamente para este fim.

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Ressaltamos que a participação do grupo é de extrema importância.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas esclarece aos tripulantes técnicos da Latam que a empresa irá divulgar até o próximo dia 23 de maio, impreterivelmente, uma nova lista referente à proposta LAP (Lista de Antiguidade de Pilotos), uma das duas que foram desenvolvidas e serão colocadas em votação para alteração do plano de carreira.

A lista de pilotos referente à proposta LAP inicialmente divulgada não trouxe critérios de desempate, considerando apenas data de nascimento ―a companhia está fazendo a compilação dos dados para a correta fixação do desempate. Desta forma, a partir de 23 de maio, com a divulgação da nova relação, os tripulantes terão o prazo de mais uma semana para contestar a lista (até 30 de maio).

Pilotos com data de admissão igual estarão com o mesmo número na lista de antiguidade e assim permanecerão até que a empresa apure os critérios de desempate (médias de notas no refreshment; nota Icao; curso superior; pós-graduação; data de nascimento).

Lembramos que duas propostas foram desenvolvidas e serão levadas à consulta dos tripulantes em breve por meio de assembleias ―fiquem atentos às convocações em nossos meios de comunicação.

Clique para ver a proposta LUS: https://bit.ly/2jZKHYL.

Clique para ver a proposta LAP: https://bit.ly/2Gg6wMc.

A proposta LUS (Lista Única de Senioridade), como já é de conhecimento de todos, segue o critério da atual lista de senioridade, colocando o primeiro copiloto atrás do último comandante. Da mesma forma que ocorre na LAP, se forem necessárias admissões para a função de comandante na proposta LUS, estes entrarão no final da lista ―ou seja, esse critério é adotado em ambas as propostas.

Informamos também que, no decorrer da negociação, a empresa tomou algumas posições unilaterais que serão observadas independentemente do resultado da votação das propostas. São elas:

- A Latam não atendeu o pleito do grupo de pilotos oriundos da Tam Marília para consideração da data de admissão nesta empresa no desenvolvimento da Lista de Antiguidade, mantendo o mesmo critério utilizado na Lista de Senioridade publicada em agosto de 2008, conforme regras do MNTT;

- A Latam exige a reiteração de norma atualmente vigente no MNTT, pela qual não há vedação de contratações de pilotos para qualquer equipamento e função, a qualquer momento. A Latam determinou que este entendimento deve ser contemplado qualquer que seja a proposta aprovada;

- Não houve concordância da empresa em questões relativas à transições de equipamento que fizeram parte da reivindicação inicial da LAP, sob alegação de que a promoção para equipamentos Wide não tem qualquer distinção para fins de carreira.

Diante disso, o SNA busca divulgar as propostas da forma mais clara e didática possível, bem como fará com a nova lista de pilotos, já com o ajuste mencionado acima.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades relativas à negociação da alteração do plano de carreira e para a convocação de assembleias.  

Devido à troca de seu sistema de check-in, que está sendo realizada nesta sexta-feira (11), a Latam informa que algumas funcionalidades do sistema de passe para tripulantes de companhia congêneres estão apresentando problemas.

A orientação para os que não estão conseguindo o boarding pass é que se dirijam ao balcão de Staff Travel ou ao check-in da companhia nos aeroportos.

Os que não estão conseguindo emitir o passe devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com antecedência mínima de duas horas do horário do voo, contendo nome completo, CPF, código ANAC, data, horário e número do voo.

Veja a íntegra do comunicado da Latam: https://bit.ly/2jOuohd

O SNA informa aos tripulantes da aviação regular que na virada desta quinta para sexta-feira, à 0h, a Latam irá fazer a troca de seu sistema de check-in ―sai o Amadeus e entra o sistema Sabre.

Desta forma, é importante que todos, especialmente os aeronautas de congêneres no uso de Passe Livre, fiquem atentos às suas programações.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas fez nesta quinta-feira (10) uma reunião com a direção da Latam para tratar do pedido de Acordo Coletivo de Trabalho para o grupo de voo da Latam Cargo.

Ainda não existe uma proposta formal por parte da empresa ―somente foram apresentados tópicos para a discussão.

Em breve, o SNA irá convocar uma assembleia com os pilotos da Latam Cargo para apresentação e explicação de todos os itens.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para a publicação do edital.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido com a direção da Latam nesta quinta-feira (10) para tratar sobre o plano de desenvolvimento para comissários que a empresa está implantando, intitulado Decola BR.

A companhia afirmou que o programa está em fase de testes desde o início do ano e se comprometeu a divulgar na próxima semana todo o funcionamento detalhadamente.

Após a divulgação destes detalhes pela empresa, o SNA irá convocar assembleia para debater a questão com os tripulantes. 

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema e a convocação de assembleia.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa aos tripulantes da Latam que recebeu os dados solicitados à companhia, e que, em breve, convocará uma assembleia para, junto à categoria, construir uma contraproposta para a questão da conversão do modelo de remuneração de km para hora.

No último dia 6 de abril, foi realizada uma mediação no Ministério Público do Trabalho, na qual o SNA solicitou dados complementares para a empresa a respeito das horas de reserva e sobreaviso em domingos, feriados e dias santos (diurno e noturno) praticados em 2016.

Conforme acordado nesta reunião no MPT, a Latam se comprometeu a enviar os dados ao SNA em até 15 dias, sendo que o SNA concordou em dar uma devolutiva à empresa nos 15 dias subsequentes. 

Entretanto, ao receber os dados da companhia, no dia 23 de abril, o SNA viu a necessidade de esclarecimentos adicionais, que foram respondidos no dia 7 de maio. Ficou então acertado entre as partes que o prazo do sindicato para fazer uma análise matemática dos dados iniciou-se no dia 7 —indo, portanto, até 22 de maio. 

Durante desse período, será convocada pelo SNA uma assembleia com os tripulantes para esclarecimentos sobre as análises e para a deliberação sobre uma contraproposta.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação por parte dos tripulantes e que qualquer alteração terá que passar por uma nova deliberação em assembleia convocada especificamente para este fim.

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o desenrolar do caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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A 12ª Vara do Trabalho de São Paulo extinguiu sem análise do mérito a ação movida pelo SNA contra a Latam para impedir a supressão do repouso regulamentar correspondente à jornada cumprida no dia anterior às férias e ao sexto período (folga), além do pagamento de horas extras e reflexos referente às mencionadas supressões praticadas pela empresa.

A juíza entendeu que o reconhecimento da existência ou não dos direitos necessitaria de provas individualizadas de todos os casos em que houve o descumprimento da legislação pela companhia.

Em 29 de janeiro deste ano, porém, foi negado pedido do SNA para realização de perícia contábil, imprescindível para a obtenção de tais provas.

O SNA apresentará recurso para tentar reverter a decisão.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas agendou uma reunião com a Latam para o próximo dia 10 de maio sobre o plano de desenvolvimento para comissários que a empresa está implantando, intitulado Decola BR.

Após a reunião, o SNA irá convocar uma assembleia para prestar esclarecimentos e debater a questão com os tripulantes da companhia.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema e a convocação de assembleia.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas fez nesta sexta-feira (27) uma assembleia em que prestou esclarecimentos sobre as propostas para alteração do Plano de Carreira de Tripulantes Técnicos da Latam.

As propostas foram elaboradas pelo comitê composto por representantes da Latam, do SNA, da ATT e dos pilotos, que desde fevereiro deste ano tem discutido e negociado a alteração.

Em breve será convocada uma segunda assembleia para deliberar sobre a definição da forma de votação e de apuração.

Por fim, será convocada a assembleia de votação, que deverá ocorrer nos dias, horários e locais definidos pelos pilotos em assembleia.

As propostas são, de uma forma resumida, as seguintes:

1) Lista de Senioridade - modelo em vigor atualmente;
2) Lista Única de Senioridade - LUS;
3) Lista de Antiguidade de Pilotos - LAP;

Clique abaixo e veja os critérios de cada uma das propostas e os reflexos de reposicionamento na ordem de promoção, tendo como base a Lista de Senioridade publicada no MNTT.

Proposta LAP: https://bit.ly/2HoGE6f
Proposta LUS: https://bit.ly/2vHeLRD
Lista de Senioridade: https://bit.ly/2vGXdF8
Lista Única de Senioridade: https://bit.ly/2JkH9Li
Lista de Antiguidade: https://bit.ly/2qULUEm

Ressaltamos que o sindicato tem sido o instrumento de intermediação para resolver essa demanda de alteração do plano de carreira, que tem sido debatida pelo grupo por anos.

Neste processo, o SNA tem feito todos os esforços para dar oportunidade de amplo debate, para que a categoria possa fazer sua escolha.

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* Obs.: A Latam coloca como condições para as proposta:

- Contratação de pilotos conforme necessidade de cada equipamento;
- Critérios para transição de equipamento serão os mesmos publicados no item 28 do MNTT;
- TAM Marília não é considerada nas empresas do tópico 2.2 pelo fato de não pertencer, societariamente, ao grupo Latam.