O Sindicato Nacional dos Aeronautas recebeu relatos de que a empresa Latam está implantando um plano de desenvolvimento para comissários, intitulado Decola BR.

Diante disso, o SNA já solicitou uma reunião com a companhia, que se comprometeu a dar esclarecimentos ao sindicato sobre o programa na próxima semana.

Após a reunião, o SNA convocará uma assembleia para debater a questão com os tripulantes.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema e a convocação de assembleia.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas foi convocado a participar, nesta quarta-feira (11), de uma audiência no Ministério Público do Trabalho a respeito da alteração do plano de carreira da Latam. A audiência foi solicitada por um grupo de tripulantes da empresa.

Constatado não haver qualquer irregularidade no processo de negociação, a mesma deve seguir seu curso com a convocação em breve, pelo SNA, de uma assembleia preliminar que servirá para definir a forma de votação e de apuração para as próximas assembleias.

Em seguida, será convocada a assembleia definitiva, nos moldes pré-aprovados na assembleia preliminar, para discussão e aprovação de uma das propostas desenvolvidas pelo comitê de negociação.

A procuradoria solicitou que as assembleias de votação sejam feitas em tempo estendido (número maior de dias), de forma que mais tripulantes possam votar.

Cabe salientar que a negociação do plano de carreira não está vinculada à conversão do modelo de remuneração de km voado para hora de voo.

Veja a ata da audiência: https://bit.ly/2HvM0cy.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leia também: MPT sugere que Latam apresente dados sobre conversão km/hora ao SNA

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Em audiência realizada na última sexta-feira (6), após solicitação feita pelo SNA de mediação para a questão da conversão do modelo de remuneração de km para hora na Latam, o Ministério Público do Trabalho sugeriu que a empresa apresente, no prazo de 15 dias, dados sobre horas de reserva e sobreaviso praticados em 2016.

O MPT também solicitou que o SNA faça então uma análise matemática sobre a incidência do adicional noturno e especial nessas horas de reserva e sobreaviso, em prazo de 15 dias a partir do recebimento dos dados.

Cabe ressaltar que os dados e a análise ficarão restritos à conversão pura e simples de km para hora de voo, não tratando, desta forma, da supressão de rubricas como a gratificação por equipamento.

Após a audiência, o MPT determinou que as partes prossigam com o processo de negociação, extinguindo a mediação.

Veja a ata da audiência: https://bit.ly/2Jvwyhi.
Veja retificação da ata da audiência: https://bit.ly/2GMOFxD.
Veja termo de arquivamento da mediação: https://bit.ly/2H9tuJn.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação por parte dos tripulantes e que, por isso, o SNA solicitou ao MPT uma mediação.

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Por fim, destacamos que qualquer proposta para conversão terá que ser deliberada e aprovada em assembleia pelos tripulantes da companhia.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o desenrolar do caso.

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Após a reprovação em votação, por parte dos tripulantes, das propostas da Latam para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, o SNA solicitou ao Ministério Público do Trabalho uma mediação para resolver a questão. O MPT aceitou o pedido e já marcou a primeira audiência entre as partes para a próxima sexta-feira (6).

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

A previsão de que o pagamento deve ser feito por hora de voo está contida na Nova lei do Aeronauta, que entrou em vigor em novembro de 2017. Porém os tripulantes da companhia aprovaram em assembleia uma solicitação da empresa de postergar o início deste modelo de remuneração para o dia 1º de abril.

Com a mediação do MPT, o SNA espera que uma solução seja alcançada o mais breve possível.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o desenrolar do caso.

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Em votação realizada nesta quarta e quinta-feira (dias 28 e 29), nas quatro bases da Latam, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, os tripulantes decidiram reprovar as propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, tanto para pilotos como para comissários.

Com isso, o Sindicato Nacional dos Aeronautas irá solicitar ao Ministério Público do Trabalho uma mediação para resolver a questão, de forma que não haja nenhum tipo de perda salarial para os tripulantes.

Em assembleia realizada em 26 de fevereiro, os aeronautas da Latam haviam aprovado uma solicitação da empresa de postergar o início de um eventual novo modelo de remuneração, com a conversão de km para hora de voo, para o dia 1º de abril ―a previsão de que o pagamento deverá ser feito por hora de voo está contida na Nova lei do Aeronauta.

Com o prazo às vésperas da expiração, o SNA entende que a participação do MPT poderá trazer celeridade e segurança para a categoria na resolução da questão.

Clique para ver as inconsistências apontadas pelo SNA nas propostas que foram reprovadas: https://goo.gl/ziZdAA.

Clique para ver vídeo explicativo: https://goo.gl/cLTSru.

Votação

As assembleias de votação ocorreram durante o dia 28 de março, das 9h às 21h, e o dia 29 de março, das 9h às 15h, com apuração dos votos logo em seguida, sob responsabilidade dos presidentes e secretários eleitos para a mesa, além do presidente e do secretário da assembleia.

A votação foi feita com cédulas separadas para pilotos e comissários.

Os pilotos poderiam optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas (venceu a opção por negar todas as propostas).

Os comissários poderiam aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovassem a conversão, poderiam aprovar ou não o acordo de quitação do passivo (venceu a opção por negar a proposta).

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o desenrolar do caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para participar das assembleias de votação das propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. A votação, cujo modelo foi aprovado pelos aeronautas da companhia, será nos dias 28 e 29 de março, em São Paulo, Rio de janeiro, Brasília e Porto Alegre. Veja o edital completo com os endereços e horários: https://goo.gl/EMtRWu.

Em assembleia realizada no último dia 20, o SNA apresentou e explicou inconsistências encontradas em todas as propostas feitas pela Latam, após uma análise dos dados e das premissas ali contidas.

Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/ziZdAA.

Clique para ver vídeo explicativo: https://goo.gl/cLTSru.

O sindicato esclareceu e reforçou também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Proposta Latam para tripulantes técnicos:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TT_SNA2.pdf

Proposta Latam para tripulantes comerciais:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TC_SNA.pdf

Votação

A votação será feita em assembleias nos dias 28 e 29 de março. No dia 28, a AGE para votação será das 9h às 21h, e no dia 29, das 9h às 15h.

Será eleita uma comissão formada por um presidente e um secretário para a mesa, além do presidente e do Secretário da AGE, com responsabilidade de coletar os votos e apurar os resultados. A apuração será no dia 29, após as 15h, com divulgação do resultado ao final.

A votação será feita com cédulas separadas para pilotos e comissários. 

Os pilotos poderão optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas. Os pilotos poderão aprovar ou não os itens adicionais, caso optem pela proposta 1 ou 2. Caso a opção seja feita pela proposta 3, os itens adicionais já ficam aprovados.

Os comissários poderão aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovem a conversão, poderão aprovar ou não o acordo de quitação do passivo.

Itens adicionais para os pilotos:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Extinção da gratificação de habilitação e indenização equivalente a três meses com o aumento das diárias (comandantes NB e WB).

Itens adicionais para os comissários:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Descanso no B767 em classe executiva, mediante disponibilidade.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br

O grupo formado por representantes do SNA, da ATT, da Latam e por pilotos convidados realizou, na tarde de quinta-feira (22), a quarta reunião para debater a proposta de modificação do plano de carreira dos pilotos da empresa. 

Nessa reunião, foram apresentadas duas propostas referentes ao plano de carreira de pilotos, que serão analisadas pela empresa nas próximas semanas. 

Atendendo ao pedido da empresa, que solicitou um prazo maior para que seja realizada a análise das propostas, foi agendado um novo encontro para o dia 19 de abril. 

A empresa trará o seu posicionamento nessa data.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para a divulgação de novidades sobre a revisão do plano de carreira.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca seus associados e não associados, aeronautas da LATAM LINHAS AÉREAS S/A, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada nas seguintes datas: 1) dia 28 de março de 2018, às 09:00 horas em primeira convocação, e às 09:30 horas em segunda e última convocação com encerramento às 21:00h; e 2) dia 29 de março de 2018, , às 09:00 horas em primeira convocação, e às 09:30 horas em segunda e última convocação com encerramento 15:00h, ambos nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Hotel Slaviero Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 499 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002; Brasília: Hotel San Paul Plaza – Setor Hoteleiro Sul Q.2 – Asa Sul, Brasília – DF, CEP 70322-902; e Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001,  para a seguinte ordem do dia: A) Eleição de Presidente e Secretário da Mesa Apuradora; e B) Votação do novo modelo de remuneração (km para hora) proposto pela Latam.

Rio de Janeiro, 23 de março de 2018

Rodrigo Spader
Presidente

Em assembleia realizada nesta terça-feira (20), tripulantes da Latam deliberaram por aprovar que o Sindicato Nacional dos Aeronautas tome as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis com relação ao correto processo de negociação do pagamento, por parte da empresa, do PPR (Programa de Participação nos Resultados).

Na assembleia, o SNA prestou esclarecimentos sobre as negociações com a Latam e respondeu a dúvidas dos aeronautas.

De acordo com a lei 10.101/2000, a participação nos lucros ou resultados deve ser objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, por meio de uma comissão paritária, ou feita via acordo ou convenção coletiva.

Em qualquer dos casos, está garantida a participação do sindicato e dos funcionários da companhia em uma efetiva negociação para estabelecimento dos termos a serem seguidos.

Ocorre que a comissão que foi constituída pela Latam para o pagamento relativo a 2017 estava em desacordo com a lei e que não houve de fato uma negociação. 

Após procurar a empresa em novembro de 2017, o SNA foi chamado em fevereiro de 2018 para compor a comissão paritária. 

Em reunião no dia 8 de fevereiro, a Latam apresentou os termos para o PPR de 2017 sem abrir espaço para nenhuma negociação. Assim, o SNA decidiu não validar a proposta, porém a empresa decidiu prosseguir com o pagamento alegando que os funcionários indicados por ela para a comissão haviam aprovado os termos.

Diante da negativa da Latam em negociar, o SNA convocou a assembleia desta terça, que aprovou a tomada de medidas para garantir os direitos dos tripulantes, com o cumprimento da lei no que  diz respeito aos processos de negociação para os pagamentos dos próximo anos.

Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para novidades sobre o assunto.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br.

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (20), tripulantes da Latam aprovaram um modelo de votação para a apreciação das propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. A votação será em assembleias nos dias 28 e 29, e o edital de convocação será publicado em breve ―veja mais informações abaixo.

A assembleia também serviu para que o SNA apresentasse e explicasse as inconsistências encontradas em todas as propostas feitas pela Latam, após uma análise dos dados e das premissas ali contidas.

Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/ziZdAA.

O sindicato esclareceu e reforçou também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Proposta Latam para tripulantes técnicos:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TT_SNA2.pdf

Proposta Latam para tripulantes comerciais:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TC_SNA.pdf

Votação

Ficou definido que a votação será feita em assembleias nos dias 28 e 29 de março. No dia 28, a AGE para votação será das 9h às 21h, e no dia 29, das 9h às 15h.

Será eleita uma comissão formada por um presidente e um secretário, além do presidente e do Secretário da AGE, para a mesa, com responsabilidade de coletar os votos e apurar os resultados. A apuração será no dia 29, após as 15h, com divulgação do resultado ao final.

A votação será feita com cédulas separadas para pilotos e comissários. Os pilotos poderão optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas. Os pilotos poderão aprovar ou não os itens adicionais, caso optem pela proposta 1 ou 2. Caso a opção seja feita pela proposta 3 os itens adicionais já ficam aprovados.

Os comissários poderão aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovem a conversão, poderão aprovar ou não o acordo de quitação do passivo.

Itens adicionais para os pilotos:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Extinção da gratificação de habilitação e indenização equivalente a três meses com o aumento das diárias (comandantes NB e WB).

Itens adicionais para os comissários:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
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O SNA recebeu inúmeras denúncias nos últimos dias sobre problemas com a emissão de Passe Livre da empresa Latam.

Informamos que o sindicato já entrou contato com o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e com a própria companhia para solucionar o problema. 

Até o momento, porém, não houve uma resposta da empresa. Continuaremos concentrando esforços em buscar uma solução o mais breve possível.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para assembleia que será realizada no dia 20 de março, às 15h30, para prestar esclarecimentos sobre as inconsistências detectadas nas propostas apresentadas pela empresa para a conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre a forma de votação para apreciação das propostas. Veja o edital completo com os endereços: https://goo.gl/VLRThB.

Após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e constatou algumas inconsistências. Clique para ver as inconsistências apontadas:https://goo.gl/v7GBxd.

Neste cenário, e tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar tais inconsistências aos aeronautas na assembleia, que também servirá para deliberar sobre os próximos passos da negociação.

O sindicato reforça também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Independentemente das inconsistências apontadas, reforçamos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

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