SNA endossa posicionamento da Ifalpa sobre tripulantes e mídias sociais

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Sindicato Nacional dos Aeronautas apoia e reforça o posicionamento da Ifalpa publicado em comunicado no último dia 5 a respeito do uso de rede sociais por tripulantes.

A Federação Internacional das Associações de Pilotos alerta que, com a onipresença das mídias sociais na sociedade moderna, a separação entre nossas vidas profissionais e pessoais ficou embaçada. Desta forma, uma simples atualização de status ou um comentário pode ter sérias consequências.

No comunicado, a Ifalpa afirma estar “extremamente preocupada com o risco potencial assumido pelos pilotos que estão, inadvertidamente, colocando sua própria carreira de piloto, e a de seus colegas, em risco”.

A entidade inclusive ressalta que “houve vários incidentes em que os dispositivos afetaram a segurança de vôo”. Além disso, a Ifalpa afirma que as mídias sociais são “uma fonte significativa de distração das tarefas da cabine de comando”.

O comunicado lembra ainda que “as imagens tiradas por pilotos têm um forte potencial para serem usadas como prova em procedimentos disciplinares contra eles ou seus colegas na cabine de comando”.

Desta forma, a Ifalpa recomenda —e assim o faz também o SNA—que os pilotos pensem duas vezes e tenham extrema cautela quando forem fazer comentários on-line ou fazer upload de fotos ou vídeos deles mesmos.

Também é importante estar ciente da política de mídia social de sua empresa (se houver).

“Contribuições on-line estão lá para sempre, e a gravidade de suas consequências em uma carreira de piloto e vida privada nunca deve ser subestimada”, finaliza o texto.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS