A Azul Linhas Aéreas informou ao SNA nesta segunda-feira (20) que realizou as correções necessárias em seu sistema de acesso e impressão de escalas.

O sindicato havia contactado a empresa sobre o assunto no último dia 15, após receber denúncias de que o sistema estava inoperante.

Caso o problema persista, o SNA pede que os tripulantes voltem a relatar.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Em reunião realizada nesta quarta-feira (15) em Campinas, comissários da Azul Linhas Aéreas relataram ao SNA reivindicações do grupo para melhorias nas condições de trabalho, entre elas a implementação de um plano de carreira e questões ligadas a ergonomia de serviço de bordo.

Também foi sugerido pelos comissários presentes que seja realizada uma assembleia no dia 10 de março, para que o grupo possa ampliar o debate e formalizar um pleito a ser levado à direção da empresa.

Em breve deverá ser publicado o edital de convocação da assembleia. Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Os associados Maria Inês Palmeira de Lucena e Jefferson Soares Barbosa foram eleitos representantes sindicais da Azul Linhas Aéreas.

A apuração dos votos foi realizada nesta terça-feira (14), conforme o calendário do processo eleitoral definido em assembleia pelos tripulantes da companhia.

A votação foi feita on-line, entre os dias 6 e 13 de janeiro.

A Azul Linhas Aéreas será comunicada imediatamente do resultado da eleição.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

O SNA se reuniu nesta terça-feira (14) com a diretoria da Azul Linhas Aéreas e foram definidos parâmetros de comparação salarial dos comandantes e copilotos da companhia com o que é praticado nas empresas congêneres.

Também ficou mantido o cronograma de reuniões sobre o pleito dos copilotos para os dias 20 e 27 de janeiro, e a Azul se comprometeu a dar seu posicionamento final no dia 27.

Com relação aos comandantes, serão realizadas reuniões nos dias 3 e 10 de fevereiro, data em que a companhia dará sua posição final para esse grupo.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

Copilotos e comandantes da Azul compareceram em massa às assembleias que foram realizadas nesta quinta-feira (9), em Campinas, sobre reivindicações quanto a questões salariais, melhores condições gerais de trabalho e valorização da profissão na companhia.

A empresa informou na quarta-feira (8), em reunião com o SNA, que aceita iniciar discussões a respeito dos pleitos.

Além disso, se comprometeu a não efetuar mais contratações diretas de comandantes —já apresentou, inclusive, um plano de projeção de carreira a ser implementado em 2020.

Será definido um calendário de reuniões para tratar da questão salarial, com prazo de término na primeira quinzena de fevereiro.

O SNA agradece aos tripulantes pelo engajamento e ressalta que é essencial que seja mantida a mobilização para que os objetivos sejam alcançados.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.


WhatsApp Image 2020 01 09 at 16.03.33

Em reunião com o SNA nesta quarta-feira (8), a Azul Linhas Aéreas aceitou iniciar discussões a respeito das reivindicações dos pilotos sobre questões salariais, além de ter se comprometido a não efetuar mais contratações diretas de comandantes.

Será definido um calendário de reuniões para tratar da questão salarial, com prazo de término na primeira quinzena de fevereiro.

Além disso, a empresa afirma que vai apresentar um plano de projeção de carreira.

Lembramos que nesta quinta (9), serão realizadas assembleias no hotel Ramada, em Campinas, para os copilotos, às 13h30, e para os comandantes, ás 15h.

Logo em seguida, às 17h, os pilotos farão uma manifestação no aeroporto de Viracopos.

Edital - AGE dos copilotos: https://bit.ly/2QSvsAS

Edital - AGE dos comandantes: https://bit.ly/39Pp6uq

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os comandantes associados ao SNA da AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 09 de janeiro de 2020, às 15:00h, em primeira convocação, e às 15:30h, em segunda e última convocação, no Ramada Hotel Viracopos, localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, nº 1000, bairro Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP: 13054-709, para a seguinte ordem do dia: discutir e deliberar sobre a remuneração dos comandantes da Azul.

São Paulo, 06 de janeiro de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) publicou, no último dia 17 de dezembro, um comunicado oficial em que defende formas de combate ao tráfico de pessoas na aviação.

Entende-se por tráfico de pessoas todo e qualquer tipo de exploração ao ser humano, incluindo exploração sexual, trabalho forçado, escravidão moderna, casamentos forçados e tráfico de órgãos, dentre outros.

De acordo com a Ifalpa, cada vez mais a aviação é utilizada como meio de transporte para o tráfico internacional de pessoas.

Em razão das características do transporte aéreo, a entidade destaca que os profissionais da área, incluindo os tripulantes, podem ter oportunidades de identificar essa prática, já que todos os passageiros ficam sob observação durante todo o processo, desde o check-in até o controle de passaportes na chegada ao destino.

A Ifalpa recomenda, assim, que seja feito treinamento adequado de todos os envolvidos para reconhecer comportamentos suspeitos e para que possam ser feitos reportes às autoridades competentes.

O conteúdo completo da publicação pode ser acessado no link: https://bit.ly/36v8bLL.

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e 31, §1º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os copilotos associados ao SNA da AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 09 de janeiro de 2020, às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, no Ramada Hotel Viracopos, localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, nº 1000, bairro Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP: 13054-709, para a seguinte ordem do dia: esclarecer e deliberar acerca da negociação de equiparação salarial dos copilotos da Azul.

São Paulo, 03 de janeiro de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

Os associados Jefferson Soares Barbosa e Maria Ines Palmeira de Lucena são os candidatos para o cargo de representante sindical da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Conforme definido em assembleia realizada no dia 12 de dezembro, a votação será feita on-line, entre os dias 6 e 13 de janeiro de 2020.

Procedimentos para votação:

1. A partir do dia 6 de janeiro, o votante deve entrar na página https://votacao.aeronautas.org.br e preencher as informações requeridas. Em caso de qualquer tipo de problema com o link, o associado deverá entrar em contato por meio do telefone/whatsapp 11 95375-0095;

2. Se os dados estiverem corretos, o aeronauta receberá através de um SMS ou e-mail um link exclusivo que leva para a página de votação. Após votar, esse link não pode mais ser usado;

3. O votante receberá um e-mail com a confirmação de seu voto.

No dia 14 de janeiro será realizada apuração dos votos e divulgação do resultado.

O SNA ressalta que os representantes sindicais por empresa são responsáveis por coordenar junto com a diretoria do SNA as denúncias e demandas dos tripulantes da companhia aérea em que trabalham e da categoria em geral. São, portanto, o maior elo de ligação entre os aeronautas e a diretoria da empresa e exercem importante função dentro do sindicato.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação.