Concurso Fotográfico Olhares da Aviação

Conheça os cinco finalistas, escolhidos pela comissão julgadora. Ressaltamos que os nomes estão em ordem alfabética.

A classificação do 1º ao 5º colocado será revelada no dia 14 de outubro, durante o 1º Congresso Nacional de Aviação.

Parabéns aos finalistas!

César Augusto Novaes
José Stuppiello
Leonardo Jacinto Caldas
Rafael Borba
Tadeu Antunes Primo

Veja as fotos finalistas no link abaixo:
https://www.flickr.com/…/sindicato…/albums/72157671080528704

 Em resposta ao ofício enviado pelo SNA sobre descontos irregulares, relativos a empréstimos consignados de tripulantes, o banco Santander negou a prática ilegal e informou que realiza o desconto de até 30% do salário e que está cumprindo o que é determinado em cada convênio.

 Veja a resposta do Santander na íntegra: https://tinyurl.com/y65sr3gj.
 

O SNA ingressou com duas ações coletivas sobre o tema - uma envolvendo Santander, Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines Brasil e, outra, Santander, Azul Linhas Aéreas e Itaú.

As ações foram movidas após diversas denúncias dos tripulantes, pois o desconto acima do limite de 35% dos vencimentos disponíveis viola a lei 10.820/2003, o Código de Processo Civil, decisões judiciais e também um informativo do próprio Banco Central sobre o assunto (https://tinyurl.com/y2n42lyr).

Na ação contra Santander, Gol e Latam, a Justiça determinou que apenas as empresas aéreas limitem o desconto de 30% na folha de pagamento dos tripulantes.  

Na segunda ação, a Justiça determinou que a cobrança de empréstimos consignados dos bancos Itaú e Santander em folha de pagamento dos aeronautas da Azul deve ser limitada a 30% dos vencimentos recebidos. O Santander tem até o dia 8 de outubro para comprovar que está cumprindo a decisão judicial.

Caso seja percebido algum desconto indevido, entre em contato com o departamento jurídico do SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

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O SNA convoca os tripulantes associados da aviação agrícola para votação on-line, entre os dias 16 e 17 de setembro, da proposta apresentada pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

Veja a íntegra da proposta: https://tinyurl.com/y6dugowf.

A votação on-line terá início às 9h do dia 16 de setembro e será encerrada às 17h do dia 17 de setembro. Terão direito a voto aqueles que ingressarem nos quadros sociais do SNA até as 12h do dia 15. 

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 16 de setembro e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

- Edital de convocação: https://tinyurl.com/y28w35nv.

- Live de esclarecimentos: https://www.youtube.com/watch?v=Fet2P_dq39s.

Caso o tripulante enfrente qualquer dificuldade na votação, deverá entrar em contato com o SNA pelo WhatsApp (11) 99959-5241 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos agrícolas associados ao SNA, que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 15 de setembro de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 16 de setembro de 2020às 09h, e encerrada no dia 17 de setembro de 2020 às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação da proposta, apresentada pelo SINDAG, para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Agrícola 2020/2021.  


São Paulo, 14 de setembro de 2020.
Ondino Dutra Cavalheiro Neto

O SNA realizou uma live na sexta-feira (11), em seu canal no Youtube, para apresentar aos tripulantes da aviação agrícola a proposta do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Lembramos que a data-base da categoria venceu no último dia 1º de setembro.

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O SNA vai realizar uma live nesta sexta-feira (11), às 19h, em seu canal no Youtube, para apresentar aos tripulantes da aviação agrícola a proposta do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

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Lembramos que a data-base da categoria venceu no último dia 1º de setembro.

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Em reunião realizada nessa sexta-feira (4) com a Azul Linhas Aéreas, o SNA apresentou à companhia as sugestões, considerações e críticas feitas pelo grupo de tripulantes sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que vai tratar de itens operacionais.

Também nesta reunião, o SNA abordou a previsão contida no ACT firmado por conta da pandemia que permite a empresa negar um pedido de LNR.

O SNA defende que, como existe um excedente de tripulantes, essa previsão precisaria ser revista.

Por fim, o sindicato cobrou da Azul uma posição sobre os depósitos do Azulprev.

A empresa ficou de dar respostas sobre esses temas na próxima terça-feira (8). Em seguida, também no dia 8 de setembro, o SNA fará uma live em seu canal no Youtube para apresentar detalhe sobre todos estes assuntos.

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O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) manteve as decisões proferidas em primeira instância nas ações coletivas (cautelar e de cumprimento) movidas pelo SNA contra a Rio Linhas Aéreas e outras empresas sobre a redução de força de trabalho ocorrida em 2015.

Na decisão de segunda instância da ação cautelar, foi mantida a decisão que ratificou a tutela de urgência concedida.

Na decisão de segunda instância da ação de cumprimento, foi mantida a condenação das empresas a pagar salários aos que foram dispensados em 2015, a partir da data da dispensa até o dia 24 de janeiro de 2017 —não há mais possibilidade de reintegrar os aeronautas em decorrência de terem sido encerradas as atividades da Rio.

As empresas deverão pagar também os reflexos em férias acrescidas de um terço, 13º salário, FGTS e reajustes salariais.

A única alteração feita pelo TRT foi a retirada da condenação das empresas ao pagamento de indenização por dano moral coletivo direcionado à Apae de São José dos Pinhais.

As empresas apresentaram recurso e podem ainda recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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Em resposta a um pedido feito pelo SNA, a Superintendência de Padrões Operacionais da Anac afirmou que vai postergar para o dia 1º de fevereiro de 2021 a exigência de utilização da CHT Digital pelos tripulantes brasileiros.

O SNA havia feito a solicitação devido às adversidades causadas pela pandemia de covid-19 e às possíveis dificuldades para circulação e acesso de tripulantes às áreas restritas dos aeroportos.

De acordo com a Anac, as providências para atender à solicitação já estão sendo tomadas.

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A Anac anunciou que decidiu convalidar documentos emitidos pelos países integrantes da Easa (European Union Aviation Safety Agency) para a renovação do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) dos tripulantes brasileiros.

Essa era uma demanda antiga do SNA junto à agência reguladora, tendo sido requerida a convalidação por meio de ofícios em diversas ocasiões.  

Segundo a Anac, a decisão passa pelas restrições sanitárias relacionadas à pandemia de covid-19 e a impossibilidade de os pilotos brasileiros que trabalham no exterior retornarem ao Brasil para realizar exames médicos necessários.

O tripulante brasileiro poderá, desta forma, realizar o exame médico e obter o CMA sob as regras europeias. Para isso, deverá remeter o documento à Anac para a convalidação e emissão do documento brasileiro.

O CMA europeu deverá ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Anac destaca, ainda, que o procedimento será válido apenas durante o período de pandemia de covid-19.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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A Anac emitiu uma nota de alerta aos operadores de aeródromos após a Petrobras ter publicado um comunicado em que informa que decidiu, preventivamente, interromper o fornecimento de um lote de gasolina de aviação importada, após testes realizados em seu centro de pesquisas.

O lote de avgas, apesar de segundo a Petrobras estar de acordo com os requisitos de qualidade exigidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), apresenta um teor de compostos aromáticos diferente dos lotes até então importados. Isso poderia impactar os materiais de vedação e revestimento de tanques de combustíveis de aeronaves de pequeno porte.

Assim, a Anac recomenda que operadores aeroportuários entrem em contato com seus fornecedores de avgas para mais informações e para identificação do lote suspeito. Em caso de identificação positiva, recomenda-se a imediata suspensão do uso.

A agência recomenda também que antes de cada voo seja feita inspeção visual dos componentes do sistema de combustível da aeronave quanto a degradação ou vazamentos, e dos componentes de borracha quanto a indícios de ressecamento.

Caso se verifique evidências, o proprietário ou operador deve considerar interromper a operação da aeronave e procurar imediatamente uma organização de manutenção de produto aeronáutico para que sejam tomadas as medidas preventivas ou corretivas adequadas.

Veja íntegra da nota da Anac: https://tinyurl.com/yb5rwnwe.

Veja a íntegra da nota da Petrobras: https://tinyurl.com/y7acu579.    

A Anac emitiu um documento na quinta-feira (9) para informar aos operadores e proprietários de aeronaves que operam com gasolina de aviação sobre riscos associados à operação utilizando combustível contaminado ou adulterado.

De acordo com a agência, houve uma denúncia feita pela Aopa Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) sobre possível contaminação de combustível de aviação que estaria causando degradação de componentes do sistema de abastecimento e dos motores das aeronaves.

A Anac afirma que está acompanhando a denúncia junto à ANP (Agência Nacional de Petróleo) e recomenda aos operadores de aeronaves que, no caso de suspeita de contaminação, procurem uma oficina de manutenção aeronáutica homologada para uma melhor avaliação.

Veja a íntegra do documento publicado pela Anac: https://tinyurl.com/y9wzqrhv.

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