O BCAST (Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial), do qual o SNA faz parte, identificou recentemente que o número de eventos envolvendo colisão com pássaros (Bird Strike) tem aumentado no Brasil, mesmo com a operação reduzida devido à pandemia de covid-19.

A lista com os aeroportos do Brasil com maior incidência de eventos desse tipo, entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, pode ser acessada através do seguinte endereço: https://tinyurl.com/35fvz6mb.

O SNA recomenda aos tripulantes, especialmente nos aeroportos em que o número de ocorrências tem sido maior:

- Redobrar a atenção durante pousos e decolagens, abordando durante o briefing sobre a possibilidade de pássaros no setor de decolagem/aproximação;

- Reportar ao órgão ATS apropriado a presença de pássaros afim de elevar a consciência situacional de outras tripulações operando no mesmo local;

- Realizar um RELPREV/ASR ao operador ou para o SNA com a maior quantidade de detalhes possível sobre o evento.

O BCAST é composto por representantes dos provedores de serviços de aviação civil e outros órgãos com o objetivo de propor e promover melhorias na segurança operacional da aviação comercial.

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O SNA ingressou com ação contra a Bristow Táxi Aéreo S/A (Aeróleo) para pedir que a empresa publique as escalas diárias dos tripulantes com dois dias de antecedência, cumprindo o disposto no artigo 27 da Lei do Aeronauta.

Lembramos que a legislação prevê, além da antecedência mínima de dois dias para publicação de escala, que sejam determinados os horários de início e término de voos, serviços de reserva, sobreavisos e folgas.

Também devem estar previstos realização de cursos, reuniões, exames relacionados a treinamento e verificação de proficiência técnica, sendo vedadas situações de trabalho sem horários definidos.

Ainda não há uma data agendada para audiência.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

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O SNA ingressou com ação contra a CHC do Brasil Táxi Aéreo para pedir que a empresa publique as escalas diárias dos tripulantes com dois dias de antecedência, cumprindo o disposto no artigo 27 da Lei do Aeronauta.

Lembramos que a legislação prevê, além da antecedência mínima de dois dias para publicação de escala, que esta determine os horários de início e término de voos, serviços de reserva, sobreaviso e folgas.

Ainda não há uma data agendada para audiência.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

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Em resposta a questionamento do SNA, após denúncias de tripulantes, a Líder Táxi Aéreo confirmou que proíbe seus tripulantes de receber a visita de familiares nos hotéis em que ficam hospedados durante os horários de repouso regulamentar.

De acordo com a companhia, tal medida é adotada para minimizar os riscos de contaminação pela covid-19.

“Sempre que o colaborador quiser se encontrar ou receber visitas de seus familiares, poderá utilizar locais diversos das acomodações fornecidas e custeadas pela empresa, porque estas são destinadas para o exclusivo repouso do aeronauta”, diz a empresa na resposta enviada ao SNA.

O SNA entende que a pandemia requer cuidados, mas as cautelas necessárias não podem justificar o impedimento do convívio familiar, mesmo que nas acomodações fornecidas pela empresa —o que indicaria não só uma violação aos direitos trabalhistas da tripulação, mas também das liberdades individuais.

Não faz sentido privar os tripulantes do contato com seus familiares nos hotéis como medida contra a covid-19 se o encontro em locais diversos está liberado. A medida de privação de contato não faria, então, qualquer sentido prático, sendo inócua.

O SNA estudará as medidas cabíveis para garantir os direitos dos tripulantes.

Ofício enviado pelo SNA à Líder: https://tinyurl.com/y7z3yckn.

Resposta da Líder ao SNA: https://tinyurl.com/ycgd5bed.

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Em votação realizada on-line entre os dias 28 e 29 de janeiro, os aeronautas associados da Latam Cargo (Absa) deliberaram por aprovar a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa.
 
Foram registrados 68,75% de votos a favor da aprovação e 31,25% de votos contrários.
 
Íntegra do ACT aprovado: https://bit.ly/2KZTJ92
 
Canais de atendimento do SNA: https://bit.ly/3breFNZ.
 
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O SNA convoca os aeronautas associados da Latam Cargo (Absa) para votação que será realizada on-line, entre os dias 28 e 29 de janeiro, para deliberar sobre a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa.

Íntegra da proposta da Latam Cargo: https://tinyurl.com/yxhelzn7.

Para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas, o SNA vai promover uma reunião on-line com os tripulantes associados da empresa no dia 27 de janeiro, as 9h30. O link para participar será enviado pelo sindicato por e-mail.

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 28 de janeiro e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

A votação vai até as 16h do dia 29 de janeiro. Estarão aptos a votar todos aqueles que ingressaram no quadro social do SNA até às 12h do dia 27 de janeiro.

Edital de convocação da assembleia plebiscitária: https://tinyurl.com/yyznmucq.

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O SNA enviou nesta quinta-feira um ofício à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em que requer informações sobre em qual grupo prioritário será incluída a categoria dos aeronautas para vacinação contra a covid-19 em São Paulo —e em que momento ocorreria a vacinação deste grupo.

O SNA ressaltou ainda o papel vital do transporte aéreo na facilitação da resposta global à pandemia, incluindo a distribuição oportuna de medicamentos, kits de testes, equipamentos de proteção e, eventualmente, vacinas em todo o mundo.

Desta forma, esperamos uma resposta do governo estadual o mais breve possível.

Íntegra do ofício enviado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: https://tinyurl.com/yx9jnamh.

Canais de atendimento do SNA: https://bit.ly/3breFNZ.

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O SNA entrará em contato com todas as empresas de táxi aéreo do país registradas na Anac no intuito de iniciar tratativas negociais para firmar Acordos Coletivos de Trabalho com cada uma.

Os ACTs podem atender às peculiaridades dos tripulantes de cada companhia, propiciando aos aeronautas melhor atendimento às suas reivindicações nas negociações.

Além disso, o SNA continuará negociando com o Sneta ((Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Saiba mais: https://tinyurl.com/y5q6yvyu.

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Em mais uma reunião realizada entre SNA e Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) no último dia 18, houve alguns avanços nas negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de táxi aéreo, porém ainda aquém das necessidades da categoria.

Nesta última reunião, as empresas ofereceram:

- Reajuste salarial de 2%;
- Reajuste pelo INPC de pisos salariais, seguro de vida e vale alimentação;
- Reajuste de 50% do INPC nas diárias;
- Modificações na cláusula de Redução de Força de Trabalho;
- Abono indenizatório e compensatório dos anos anteriores de:
Comandantes – R$ 2.500
Copilotos – R$ 1.250
Comissários – R$ 1.250.

O SNA considera que a proposta ainda pode e precisa evoluir, já que qualquer reajuste inferior ao INPC na prática significa um achatamento de salários.

Uma nova reunião será marcada, ainda sem data definida.

Lembramos que SNA e Sneta firmaram um termo de garantia da data-base, o que significa que ficam mantidas todas as cláusulas atuais da CCT até que uma nova convenção seja assinada.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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O SNA fez na quarta-feira (9) mais uma reunião com o Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) para negociação da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

No encontro, foi firmado um termo de garantia da data-base, o que significa que ficam mantidas todas as cláusulas atuais da CCT até que uma nova convenção seja assinada.

Além disso, as empresas se comprometeram a fazer uma nova análise da pauta de reivindicações dos tripulantes, cujo resultado será apresentado em uma nova reunião, marcada para a próxima quarta-feira (16).

Lembramos que a renovação da CCT de táxi aéreo não ocorre desde 2018 devido a impasses nas negociações com o Sneta —sendo assim, os tripulantes acumulam perdas inflacionárias de três anos em suas remunerações.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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O SNA fez uma live em seu canal no Youtube na quinta-feira (26) para apresentar e fazer esclarecimentos aos tripulantes sobre a minuta da proposta da Latam Airlines Brasil para um acordo coletivo de trabalho de mudanças permanentes no modelo de remuneração.

Veja íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=qn-QDZwMJ4Q.

O presidente do SNA, comandante Ondino Dutra, ressalta que o sindicato entende a proposta da Latam como ilegal e injustificável.

O advogado dr. Mauro Menezes, do escritório Mauro Menezes & Advogados, por sua vez, alerta para a insegurança e o risco muito grande para os aeronautas com essa proposta da companhia.

O SNA agora aguarda o Ministério Público se pronunciar sobre a legalidade desta proposta na mediação sobre o tema que está sendo conduzida pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar todas as novidades: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

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A saúde mental é um importante componente para o bom andamento das operações de voo. Em função do momento atual da pandemia de covid-19, das medidas de isolamento social e dos desdobramentos disso na aviação, pode haver um maior nível de estresse para os tripulantes.

O SNA reforça que disponibiliza a seus associados, por meio de clínica conveniada, um programa de apoio psicológico proativo.

As sessões são realizadas por meio de plataforma de videoconferência digital, sendo o encaminhamento realizado pela equipe do departamento de Saúde.

O SNA disponibiliza o custeio integral de até 16 sessões.

Para ter direito ao benefício, o associado deve fazer parte do SNA há pelo menos seis meses.

Basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o nome completo, CPF e um telefone para contato. Retornaremos seu e-mail em até dois dias úteis com informações e regras do atendimento.

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