O SNA enviou nesta quinta-feira um ofício à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em que requer informações sobre em qual grupo prioritário será incluída a categoria dos aeronautas para vacinação contra a covid-19 em São Paulo —e em que momento ocorreria a vacinação deste grupo.

O SNA ressaltou ainda o papel vital do transporte aéreo na facilitação da resposta global à pandemia, incluindo a distribuição oportuna de medicamentos, kits de testes, equipamentos de proteção e, eventualmente, vacinas em todo o mundo.

Desta forma, esperamos uma resposta do governo estadual o mais breve possível.

Íntegra do ofício enviado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: https://tinyurl.com/yx9jnamh.

Canais de atendimento do SNA: https://bit.ly/3breFNZ.

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O SNA entrará em contato com todas as empresas de táxi aéreo do país registradas na Anac no intuito de iniciar tratativas negociais para firmar Acordos Coletivos de Trabalho com cada uma.

Os ACTs podem atender às peculiaridades dos tripulantes de cada companhia, propiciando aos aeronautas melhor atendimento às suas reivindicações nas negociações.

Além disso, o SNA continuará negociando com o Sneta ((Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Saiba mais: https://tinyurl.com/y5q6yvyu.

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Em mais uma reunião realizada entre SNA e Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) no último dia 18, houve alguns avanços nas negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de táxi aéreo, porém ainda aquém das necessidades da categoria.

Nesta última reunião, as empresas ofereceram:

- Reajuste salarial de 2%;
- Reajuste pelo INPC de pisos salariais, seguro de vida e vale alimentação;
- Reajuste de 50% do INPC nas diárias;
- Modificações na cláusula de Redução de Força de Trabalho;
- Abono indenizatório e compensatório dos anos anteriores de:
Comandantes – R$ 2.500
Copilotos – R$ 1.250
Comissários – R$ 1.250.

O SNA considera que a proposta ainda pode e precisa evoluir, já que qualquer reajuste inferior ao INPC na prática significa um achatamento de salários.

Uma nova reunião será marcada, ainda sem data definida.

Lembramos que SNA e Sneta firmaram um termo de garantia da data-base, o que significa que ficam mantidas todas as cláusulas atuais da CCT até que uma nova convenção seja assinada.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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O SNA fez na quarta-feira (9) mais uma reunião com o Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) para negociação da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

No encontro, foi firmado um termo de garantia da data-base, o que significa que ficam mantidas todas as cláusulas atuais da CCT até que uma nova convenção seja assinada.

Além disso, as empresas se comprometeram a fazer uma nova análise da pauta de reivindicações dos tripulantes, cujo resultado será apresentado em uma nova reunião, marcada para a próxima quarta-feira (16).

Lembramos que a renovação da CCT de táxi aéreo não ocorre desde 2018 devido a impasses nas negociações com o Sneta —sendo assim, os tripulantes acumulam perdas inflacionárias de três anos em suas remunerações.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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O SNA fez uma live em seu canal no Youtube na quinta-feira (26) para apresentar e fazer esclarecimentos aos tripulantes sobre a minuta da proposta da Latam Airlines Brasil para um acordo coletivo de trabalho de mudanças permanentes no modelo de remuneração.

Veja íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=qn-QDZwMJ4Q.

O presidente do SNA, comandante Ondino Dutra, ressalta que o sindicato entende a proposta da Latam como ilegal e injustificável.

O advogado dr. Mauro Menezes, do escritório Mauro Menezes & Advogados, por sua vez, alerta para a insegurança e o risco muito grande para os aeronautas com essa proposta da companhia.

O SNA agora aguarda o Ministério Público se pronunciar sobre a legalidade desta proposta na mediação sobre o tema que está sendo conduzida pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar todas as novidades: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

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A saúde mental é um importante componente para o bom andamento das operações de voo. Em função do momento atual da pandemia de covid-19, das medidas de isolamento social e dos desdobramentos disso na aviação, pode haver um maior nível de estresse para os tripulantes.

O SNA reforça que disponibiliza a seus associados, por meio de clínica conveniada, um programa de apoio psicológico proativo.

As sessões são realizadas por meio de plataforma de videoconferência digital, sendo o encaminhamento realizado pela equipe do departamento de Saúde.

O SNA disponibiliza o custeio integral de até 16 sessões.

Para ter direito ao benefício, o associado deve fazer parte do SNA há pelo menos seis meses.

Basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o nome completo, CPF e um telefone para contato. Retornaremos seu e-mail em até dois dias úteis com informações e regras do atendimento.

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Os sindicatos de pilotos da Alemanha, Áustria, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong e Índia, membros da Ifalpa (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linhas Aéreas), enviaram cartas de apoio ao SNA em referência ao caso recente de dumping social praticado pela Latam Airlines Brasil, por ter exercido pressão nos tripulantes para a aceitação de reduções permanentes nas remunerações.
 
As mensagens foram recebidas após a Ifalpa publicar em seu site o pedido de assistência mútua feito pelo SNA em nome dos pilotos da Latam.
 
Para ler a publicação, acesse o link: https://tinyurl.com/y4s4oxok.
 
O SNA explicou a seus pares na Ifalpa que, desde o início de setembro, a Latam Chile vem executando a rota São Paulo (GRU) - Nova York (JFK) e passou a operar as rotas GRU - Madrid (MAD) e GRU - Orlando (MCO) em outubro. A empresa chilena anunciou que somente voltaria a operar estas rotas com a Latam Brasil se os tripulantes brasileiros aceitassem um acordo com reduções permanentes nos salários.
 
Em uma das mensagens de suporte aos aeronautas brasileiros, a associação dos pilotos da Alemanha manifesta preocupação com a situação: "é um acontecimento lamentável que pilotos de todo o mundo tenham que enfrentar conflitos semelhantes nos últimos tempos, e nós temos que estar juntos durante essa crise".
 
O sindicato de pilotos da Áustria ressalta que o estabelecimento de um diálogo social construtivo entre a empresa e os representantes dos pilotos deveria ser o objetivo principal dos gestores da Latam e que o conflito com os empregados levanta várias preocupações na organização, incluindo questões relacionadas à segurança de voo durante a crise.
 
A associação de pilotos dos Estados Unidos afirma que, embora o mercado global de companhias aéreas tenha se tornado mais competitivo, os princípios básicos de manutenção de uma carreira e dos termos e das condições que promovem uma boa qualidade de vida aos pilotos nunca devem fazer parte da competição.
 
Já o sindicato holandês ressaltou: "a empresa coloca os pilotos uns contra os outros, medidas que nós, como uma comunidade internacional de pilotos de linha aérea, não devemos tolerar”.
 
Veja todas as mensagens enviadas na íntegra:
 
- Estados Unidos - https://tinyurl.com/y5xrps7c 
- Coreia do Sul - https://tinyurl.com/yxlymjva
 

Em resposta ao ofício enviado pelo SNA em agosto, a Líder Táxi Aéreo negou todas as denúncias de irregularidades apontadas pelo sindicato, em documento recebido nesta segunda-feira (28).

As denúncias referem-se aos não pagamentos de hospedagens aos tripulantes em missão, aos cursos EAD e aos treinamentos ministrados por instrutores sem devida remuneração, além da não discriminação em contracheque do pagamento dos treinamentos de Ground School, simulador e cursos de EAD.

Leia na íntegra o ofício enviado pela Líder: https://tinyurl.com/y57tnma8.

Diante dessa resposta, o SNA vai analisar as providências cabíveis e espera encontrar uma solução para o impasse.

Ressaltamos que todos os tripulantes da Líder que estiverem enfrentando dificuldades podem contatar o representante sindical da empresa, ou ainda entrar em contato com o departamento jurídico do sindicato pelos canais de atendimento abaixo.

- Whatsapp: 11 95375-0095
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefone: 11 5090-5100

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O SNA acertou mais uma promoção especial somente para o mês de setembro com a CAE South America Flight Training do Brasil. O curso de revalidação de licença para pilotos na aeronave A330 terá 15% de desconto no período.

O desconto é válido sobre o valor cheio da tabela, para cursos com início até o dia 30 de setembro.

Valor cheio: US$ 5.300
Valor com convênio SNA: US$ 5.035 (5% de desconto)
Valor promocional para setembro SNA: US$ 4.500 (15% de desconto)

A parceria do SNA com a CAE foi renovada recentemente, garantindo descontos e melhores condições de pagamento para todos os associados.

Também foi negociada uma promoção para revalidação no A320: https://tinyurl.com/yxew8e84.

Para entrar em contato com a CAE, acesse: https://bit.ly/3chbqsD.

Saiba mais sobre a parceria: https://tinyurl.com/y4z8w9va.

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CAE A330

Além de ter renovado sua parceria com a CAE South America Flight Training do Brasil, garantindo descontos e melhores condições de pagamento para todos os associados, o SNA conseguiu negociar uma promoção especial válida somente para o mês de setembro de 2020.

Os cursos de revalidação de licença para pilotos na aeronave A320 terão desconto de 20% no período. O desconto é válido sobre o valor cheio da tabela, para cursos com início entre 1º e 30 de setembro.

Valor cheio: US$ 5.500
Valor com convênio SNA: US$ 4.950 (10% de desconto)
Valor promocional para setembro SNA: US$ 4.400 (20% de desconto)

Para entrar em contato com a CAE, acesse: https://bit.ly/3chbqsD.

Saiba mais sobre a parceria: https://tinyurl.com/y4z8w9va.

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O SNA renovou a parceria com a CAE South America Flight Training do Brasil, com condições ainda melhores de pagamento e de descontos nos treinamentos em simuladores para os associados.

Todos os associados poderão usufruir dos descontos.

Destacamos para os pilotos associados deligados pela Latam a oferta de até 10% na revalidação de licenças para aeronaves A320, além de descontos entre 2,5% e 5% no “inicial” de licença para pilotos e demais atividades.

Além disso, todos os associados contarão com a possibilidade de parcelamento do pagamento em até seis parcelas mensais iguais, sem juros, no cartão de crédito.

As novas condições e valores já estão em vigência.

Para entrar em contato com a CAE, acesse: https://bit.ly/3chbqsD.

Veja abaixo a nova tabela de valores para os aeronautas associados do SNA:

tabela CAE 26 8 20

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Em assembleia realizada on-line nesta segunda-feira (3), os pilotos associados da aviação agrícola definiram uma pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (período 2020/2021).

Ficou definido que o pedido de reajuste nos salários  conforme o INPC do período (2,57%).

A pauta de reivindicações será encaminhada pelo SNA ao Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e esperamos uma resposta o mais breve possível.

Lembramos que a atual CCT da aviação agrícola está válida até o dia 31 de agosto —a data-base é 1º de setembro.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades e para eventuais convocações de assembleias.

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