Em assembleia realizada on-line nesta segunda-feira (3), os pilotos associados da aviação agrícola definiram uma pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (período 2020/2021).

Ficou definido que o pedido de reajuste nos salários  conforme o INPC do período (2,57%).

A pauta de reivindicações será encaminhada pelo SNA ao Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e esperamos uma resposta o mais breve possível.

Lembramos que a atual CCT da aviação agrícola está válida até o dia 31 de agosto —a data-base é 1º de setembro.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades e para eventuais convocações de assembleias.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store  

O SNA convoca os pilotos associados da aviação agrícola para assembleia que será realizada on-line na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, às 16h, para deliberar sobre a definição de uma pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (período 2020/2021).

Veja o edital de convocação a AGE: https://tinyurl.com/y56vjajm.

Para participar, os pilotos associados irão receber por e-mail o link de acesso à assembleia.

Esse é o momento de cada piloto dar sua contribuição e sugerir mudanças e melhorias a serem reivindicadas na CCT.

Sugestões também podem ser enviadas para ao SNA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Lembramos que a atual CCT da aviação agrícola está válida até o dia 31 de agosto. A data-base é 1º de setembro, e o SNA espera que uma nova convenção possa ser fechada com o sindicato patronal antes desta data.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos agrícolas associados ao SNA, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que devido à impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual cujos dados de acesso serão disponibilizados pelo SNA, que será iniciada no dia 03 de agosto de 2020, às 16:00h, em primeira convocação, e às 16:30h em segunda e última convocação (horário de Brasília), com a seguinte ordem do dia: a) Avaliação e deliberação da Pauta de Reivindicação da categoria para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Agrícola 2020/2021; b) Autorização para negociação, pelo SNA, da Pauta de Reivindicação; c) Deliberação para tornar esta AGE permanente, caso seja autorizado o item “b”; d) Autorização para o SNA Instaurar o Dissídio Coletivo, caso malogrem as negociações junto ao Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.

São Paulo, 30 de julho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) oferecerá o curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, PE-Safety, na Faculdade da Indústria Curitiba, e os associados ao SNA têm direito a 10% de desconto.

O curso tem como objetivo:

- Ampliar referenciais e aprofundar noções do conhecimento aeronáutico em suas interfaces com a segurança de aviação e a aeronavegabilidade continuada;
 - Fornecer subsídios para o crescimento da cultura de segurança de aviação nos diversos ambientes onde a atividade aérea é essencial, contribuindo para a atuação pró-ativa nos diversos escalões da organização;
- Incentivar o desenvolvimento de uma abordagem científica e tecnológica de modo a estimular novas linhas de pesquisa no campo de segurança de aviação em nosso país.

O valor do investimento é de R$ 27.500, mas associados ao SNA têm direito a 10% de desconto.

- Informações gerais

Local: Faculdade da Indústria Curitiba
Período: 17/10/2020 a 6/11/2021
Exames de seleção: 14/03, 22/08 e 19/09/2020 às 10h30
- Inscrições: de 8/11/2019 a 5/10/2020
- Matrículas: de 23/09 a 9/10/2020
- Dias de aulas: sábados das 8h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30; 4 domingos, das 8h30 às 12h30; checkpoints dos TCCs (4 no total) em domingos, das 9h00 às 14h00

Instruções de oferta: https://tinyurl.com/ybxsbphk 
Calendário: https://tinyurl.com/y99wmm5d
Informações: https://tinyurl.com/y92oo8uf
Ficha: https://tinyurl.com/yc92u8g3

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store   

O SNA vai realizar uma reunião on-line com os tripulantes associados da aviação agrícola na segunda-feira, dia 13 de julho, às 15h, para tratar da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Para ter acesso, os tripulantes associados receberão um link enviado pelo SNA por e-mail.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas da TRUE PARTICIPAÇÕES EIRELI, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que devido à impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual cujos dados de acesso serão disponibilizados pelo SNA, que será iniciada no dia 09 de julho de 2020, às 11:00h, em primeira convocação, e às 11:30h em segunda e última convocação (horário de Brasília), com a seguinte ordem do dia: esclarecimentos e deliberação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho apresentado pela empresa e deliberação do mesmo.

São Paulo, 07 de julho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A Anac anunciou a prorrogação por 120 dias da validade de habilitações e certificados com vencimento entre julho e setembro, por meio da Resolução nº 570, de 1º de julho de 2020.

A agência ressaltou, contudo, que não serão novamente prorrogadas as validades das habilitações, certificados, treinamentos e exames que já tenham sido prorrogados pela decisão nº 42, de 17 de março, que abrangeu períodos de vencimento entre fevereiro e junho.

De acordo com nota da Anac, ficam prorrogadas por 120 dias as validades de:

- Habilitações e certificados concedidos sob o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61 e com data de vencimento entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Habilitações concedidas sob o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 63 e com data de vencimento entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Habilitações concedidas sob o RBAC nº 65 e com data de vencimento entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Averbações do nível de proficiência linguística segundo o RBAC nº 61 e com data de vencimento entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Certificados médicos aeronáuticos (CMA) concedidos sob o RBAC nº 67 e com data de vencimento entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Autorizações de funcionamento e homologações de curso emitidas sob o RBHA nº 141 que vencerem entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Credenciamento de examinadores vinculados a operadores aéreos, centros de instrução de aviação civil (CIAC) e centros de treinamento de aviação civil (CTAC) que vencerem entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Certificados de qualificação de dispositivos de treinamento para simulação de voo (FSTD) que vencerem entre os meses de julho e setembro de 2020;
- Treinamentos e exames operacionais, previstos nos RBACs nº 90, nº 91, nº 121, nº 133, nº 135, nº 137 e nº 175 que vencerem entre os meses de julho e setembro de 2020.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store  

Em resposta a um pedido do SNA de prorrogação da validade das habilitações, licenças e exames operacionais dos tripulantes por pelo menos mais 60 dias, em razão da pandemia de covid-19, a Anac informou, por meio de ofício, que “não prevê ampliação do período de vigência da documentação dos aeronautas além dos 120 dias já definidos”.

Segundo a agência, “uma dificuldade nesse sentido é que orientações da OACI indicam que extensões maiores que 120 dias não seriam desejáveis do ponto de vista de segurança operacional, dado que poderiam gerar restrições aos aeronautas certificados sob a estrutura regulatória brasileira quando em operações no exterior”.

A Anac afirma que centros de treinamento e escolas de aviação civil “seguem desempenhando suas funções no Brasil e no exterior, conforme orientações das autoridades sanitárias em cada caso”. Porém ressalta que em razão das barreiras sanitárias impostas por países da Europa e pelos EUA, publicou portarias que permitem procedimentos alternativos de treinamento.

Veja a íntegra do ofício da Anac com todas as explicações: https://tinyurl.com/y8ltvfvp.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas da RICO TAXI AÉREO LTDA., a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que devido à impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual cujos dados de acesso serão disponibilizados pelo SNA, que será iniciada no dia 29 de junho de 2020, às 16:00h, em primeira convocação, e às 16:30h em segunda e última convocação (horário de Brasília), com a seguinte ordem do dia: esclarecimentos e deliberação da proposta de aditivo apresentada pela empresa para prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho firmado em 22 de abril de 2020.

São Paulo, 25 de junho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA vai realizar uma reunião on-line com os tripulantes associados da Embraer nesta quinta-feira, dia 25 de junho, às 19h, para fazer esclarecimentos sobre o fim do acordo coletivo de trabalho e debater sobre pleitos do grupo e atuação do SNA.

Para ter acesso, os tripulantes receberão um link enviado pelo SNA por e-mail.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

A Embraer informou ao SNA que irá restabelecer a jornada normal de trabalho e a respectiva remuneração de seus aeronautas a partir do dia 22 de junho de 2020. O restabelecimento vale tanto para os casos de suspensão do contrato como para os casos de redução de jornada e salários.

Desta forma, a empresa antecipa o fim do Acordo Coletivo de Trabalho emergencial que havia sido aprovado devido à crise causada pela pandemia de covid-19 —a vigência original do ACT era de três meses e se encerraria no dia 1º de agosto.

Conforme previsão do ACT, após o restabelecimento da jornada de trabalho e de salário ou do encerramento da suspensão temporária do contrato de trabalho, os tripulantes mantêm a garantia provisória de emprego por período equivalente ao da redução ou suspensão.

Também ficam restabelecidas todas as previsões da Convenção Coletiva de Trabalho e da Lei do Aeronauta.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

O SNA alerta todos os tripulantes sobre possíveis tentativas de golpe utilizando o Whatsapp e o nome do sindicato.

Para evitar qualquer problema, os tripulantes devem utilizar SEMPRE e SOMENTE os links divulgados pelos canais oficiais da instituição para entrar nos grupos de Whatsapp de divulgação de notícias.

Em nenhuma hipótese o SNA envia links para entrar em grupos diretamente para as pessoas.

Lembramos ainda que não existe nenhum tipo de código de verificação ou envio de informações que deva ser feito para entrada nos grupos do SNA.

Por fim, o SNA solicita aos aeronautas que notifiquem nosso departamento jurídico caso recebam qualquer convite suspeito para participação em grupos de WhatsApp em nome do sindicato por meio de canais não oficiais.

*******

GRUPOS DE WHATSAPP OFICIAIS DO SNA

*Obs.: Os grupos são divididos por empresa e basta em entrar em um único grupo, já que os conteúdos divulgados são os mesmos.

Gol - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/LrO9k4rJmNYEQ60fkrt0v4

Gol - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/HgQSpNCeDbnAOkDeF2X5sZ

Gol - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/HEDRHRtKzu6Lpg6DLdfpcq

Avianca - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/FYXKHnoDpKXIdg4gO3W6Bt

Avianca - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/EPdMwigw0L6FA2p73giTia

Avianca  - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/Kph4S5feSF7CIJZSGrX3SP

Latam - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/F220lldr1qp4B1SJ9KYRWK

Latam - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/J8qVCvocclbH93uTYXuLQ5

Latam - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/Ere3Ddbv6XRL4gQtM4L7fm

Azul - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/InQaK76kRsn96WlPHPQqyd

Azul - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/Gf0rLZP0ZFTFVeEdWn2urt

Azul - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/GMMGr795Otn442DuhUNuRR