SNA se reúne com a Azul para tratar de denúncias de tripulantes

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O SNA esteve reunido com representantes da Azul Linhas Aéreas para tratar de novas denúncias dos tripulantes e para dar continuidade aos temas em aberto.

Quanto ao pagamento da escala publicada e executada, foi apresentado pela empresa um comparativo do ano de 2017, identificando, de maneira geral, a quantidade de horas que a companhia pagou com o modelo de “etapa garantida x escala publicada”, deduzindo as “alterações solicitadas pelo tripulante x escala executada”. 

No entanto, diante da complexidade da questão, este tema será tratado em apartado em reunião exclusiva. 

Também foram abordados os seguintes assuntos:

- Obrigação do tripulante de solicitar o transporte entre as bases com 12 horas de antecedência 
A companhia se comprometeu a abrir uma pesquisa para analisar se os tripulantes preferem que seja concedido ônibus/van a cada hora, conforme prevê a CCT, ou que seja mantido o Uber. Importante ressaltar: a Azulinformou que caso o tripulante esqueça ou não consiga reservar o Uber com 12 horas de antecedência, a solicitação ainda poderá ser realizada quando da chegada do voo.

- Interrupção de jornada
A companhia corroborou o entendimento do SNA de que a jornada de trabalho do tripulante não pode ser interrompida. Caso sejam constatadas escalas com repouso inferior ao mínimo legal, empresa e SNA devem ser comunicados para realizar os ajustes necessários.

- Alteração de reserva planejada por voo
A companhia concordou que, havendo uma reserva publicada, o tripulante poderá ser acionado de forma antecipada para cumprir um voo, dentro do horário da reserva. Entretanto, o horário original da reserva, para fins de jornada e remuneração, deve ser mantido.

- Novas aeronaves Boeing 737
A empresa esclareceu que a turma para implantação do Boeing 737 ainda não está finalizada. No entanto, será observada a experiência anterior e recente do tripulante neste equipamento, ressaltando que, neste momento, a operação será destinada apenas para atender as demandas da Samsung. 

- Sistema de assinatura digital no D.O.
Tendo em vista que o sistema de assinatura digital do D.O. geralmente não funciona, impedindo que o tripulante registre seu horário de apresentação, a empresa informou que está trabalhando em uma nova ferramenta e, de forma temporária, irá inserir um sistema manual de registro.

- Remuneração dos comissários examinadores
A companhia informou que realizou alterações na remuneração dos comissários examinadores para reduzir a divergência de salários entre estes e os auxiliares.

- Teste de queratina
A companhia comunicou a suspensão temporária dos testes de queratina.

- Comunicação com os escaladores
Os escaladores da Azul foram novamente orientados de que, havendo recusa do tripulante nos casos de antecipação do início da jornada e solicitação de complementação de jornada quando do retorno a base contratual, não pode existir qualquer forma de punição. Ademais, também foi informado pela empresa que os contatos entre escaladores e tripulantes serão monitorados e avaliados, para evitar quaisquer formas de desrespeito e coação.

- Utilização de bandejas no serviço de bordo
A empresa afirmou que está realizando testes ergonômicos em todos os equipamentos para avaliar eventuais desgastes físicos decorrentes do serviço de bordo realizado pelos comissários.

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