RST: contribua para a segurança respondendo à pesquisa nos aeroportos

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O SNA informa aos pilotos que uma força tarefa do RST (Runway Safety Team), que tem como objetivo reduzir os acidentes e incidentes relacionados à pista de pouso e decolagem —e da qual o sindicato faz parte—, estará durante todo o mês de junho realizando pesquisas presenciais nos aeroportos brasileiros.

As informações sobre a percepção dos pilotos serão coletadas nos seguintes aeroportos: Porto Alegre, Belo Horizonte - Confins (CNF), Campinas, Fortaleza e Recife. Caso você seja abordado por um pesquisador, pedimos que contribua com as informações —elas serão usadas única e exclusivamente para o programa. 

As contribuições dadas pelos aeronautas têm se mostrado extremamente relevantes para o programa e, por isso, a participação do grupo é fundamental.

Veja abaixo uma breve descrição do programa:

O que é o RST?

O Runway Safety Team nasceu de uma recomendação da Icao feita aos estados signatários com objetivo de reduzir os acidentes e incidentes relacionados à pista de pouso e decolagem. O comitê é composto por uma equipe multidisciplinar que inclui, por exemplo, representantes do operador de aeródromo, prestadores de serviços de tráfego aéreo, operadores, pilotos e controladores de tráfego aéreo, dentre outros. No Brasil, o comitê RST foi instaurado pela Anac em 2012 nos aeroportos mais movimentados do país e a agência vem, desde então, expandindo a iniciativa para aeroportos de médio e menor porte.

Qual o objetivo do RST?

O RST é um comitê que busca elevar o nível de alerta para a segurança operacional em um determinado aeroporto, com foco especial na segurança das operações na pista de pouso e decolagem. Para isso, os diversos grupos que possuem operação relevante em um determinado aeródromo utilizam ferramentas de gerenciamento de risco de forma a identificar potenciais problemas existentes na operação dos pilotos, seus riscos e possíveis medidas de mitigação desses riscos.

Quais são os assuntos tratados no RST?

O RST trata sobre assuntos relacionados à segurança de pista e inclui, no mínimo: incursão em pista, excursão de pista, confusão de pista, perigo da fauna e controle de FOD na pista. São discutidos diversos assuntos como auxílios visuais de pista (VASI, PAPI, ALS etc), marcações de pistas e pátio, sinalização, confecção de cartas e criação de hot spots, dentre outros assuntos.

Quer saber mais a respeito do assunto? Acesse:

Anac -  https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/aerodromos/certificacao/runway-safety/runway-safety-team

Icao - https://www.icao.int/safety/RunwaySafety/Pages/Articles.aspx

pesquisa safety rst

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS