Conforme registrado no banco de dados de parâmetros de voo compartilhado entre os membros da Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o número de aproximações desestabilizadas para cada mil operações praticamente dobrou durante o período da pandemia de covid-19, quando comparado com anos anteriores.

Os principais fatores identificados foram o excesso de velocidade e o baixo regime de potência ao atingir a altitude de estabilização.

Por este motivo, a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) emitiu um boletim de segurança no último dia 15 de julho para alertar as tripulações sobre os riscos e eventos de alto impacto causados por aproximações desestabilizadas.

Um exemplo destes eventos é a excursão de pista, quando a aeronave vem a sair dos limites laterais (veer off) ou no fim da pista (overrun).

O SNA reforça a importância da estrita adesão aos procedimentos operacionais previstos nos manuais das empresas (SOP e demais publicações).

Em função de uma redução no nível de proficiência das tripulações, é importante efetuar um planejamento mais criterioso do perfil lateral e vertical de descida, além do gerenciamento da energia da aeronave nas fases de aproximação e pouso.

Por fim, reforçamos que uma arremetida deve ser realizada sempre que a aeronave não estiver de acordo com os preceitos de aproximação estabilizada definido pelas empresas aéreas.

Confira na íntegra o boletim de segurança da IFALPA através do link: https://tinyurl.com/y67fzrbs.    

Durante a semana do dia 20 ao dia 23 de julho, a Anac realizará a terceira edição do webinar Segurança em Foco, com conferências ao vivo via Youtube, diárias e gratuitas, abertas para o público, sempre das 10h às 12h.

O evento tem como objetivo esclarecer dúvidas dos regulados e demais interessados sobre assuntos relacionados à atuação da Anac como segurança operacional, aeronavegabilidade e infraestrutura aeroportuária.

Confira abaixo os temas que serão abordados e os links de acesso:

20 de julho
Tema: Saúde Mental de Tripulantes Durante a Pandemia
https://youtu.be/dlKV-qfHqpQ

21 de julho
Tema: Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 136 – Voos Panorâmicos
https://youtu.be/L2C25NVd6DY

22 de julho
Tema: Inspeções Remotas em Organizações de Manutenção
https://youtu.be/mnwPxyyVnlw

23 de julho
Tema: Relato de Condição de Pista
https://youtu.be/rcb5omsduFQ

Mais informações estão disponíveis na página do evento: https://tinyurl.com/y2ux2zj9

Durante o período das festas juninas, o risco baloeiro para a aviação cresce muito. O SNA mais uma vez pede aos pilotos que façam reportes de todo avistamento de balões no espaço aéreo brasileiro.

Reporte todos os avistamentos ao site do Cenipa: http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/baloeiro/index.

Use também a ferramenta de Relprev do site do SNA: https://www.aeronautas.org.br/safety-sna/relprev.html.

Desta forma, os aeronautas podem dar subsídios para um mapeamento da incidência da soltura de balões no país, dados que são essenciais para o combate efetivo desse crime pelas autoridades competentes.

Faça sua parte. 

***

risco baloeiro 2020  

#QueroMeuFGTS

🎥 O deputado Arthur Maia se comprometeu a incluir a emenda para saque do FGTS dos aeronautas em seu relatório da Medida Provisória 925/2020, que será votado em breve.

Contamos com o apoio de todos os parlamentares para a aprovação, como forma de atenuar os impactos da crise da covid-19 no setor aéreo.

#VoarÉNossaMissão
#OrgulhoDePertencer
#VaiPassar
#SairemosFortalecidos
#StaySafe

O SNA recebeu recentemente reportes de aeronaves adentrando espaços aéreos condicionados, mais especificamente ingresso em áreas restritas sem a devida autorização ou coordenação.

É possível que tais operações estejam ocorrendo por desconhecimento de que estas áreas sejam restritas ou de que tais restrições são impostas devido a um perigo real nas operações.

É importante ressaltar que o ingresso em áreas restritas sem a devida autorização acarreta em diminuição das margens de segurança —especialmente em áreas onde há manobras militares. Além disso, tal ato infringe as normas do Código Brasileiro de Aeronáutica e é passível de sanções administrativas por parte da agência reguladora.

O SNA reforça que o piloto em comando é o responsável pela operação segura da aeronave. Para isso, é necessário um criterioso planejamento do voo, que inclui não só a verificação de NOTAMs, mas também de particularidades relativas ao espaço aéreo sobrevoado —incluindo espaços aéreos condicionados. Por fim, é indispensável realizar a devida coordenação, através de telefone ou por rádio, com os órgãos de controle de tráfego aéreo responsáveis pelo setor sobrevoado.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os instrutores de voo da Master Escola de Aviação Civil/GO AIR, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 24 de abril de 2020, às 14:00h em primeira convocação, e às 14:30h em segunda e última convocação na Sede da escola, na Av. Olavo Fontoura, 1078 - hangar GO AIR, Aeroporto Campo de Marte, Parque Anhembi – São Paulo/SP, CEP 02012-021, para a seguinte ordem do dia: esclarecimentos e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 22 de abril de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA da Gol Linhas Aéreas S.A., que ingressaram no quadro social até às 12:00h do dia 22 de abril de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 23 de abril de 2020, às 09:00h, e encerrada no dia 24 de abril de 2020 às 16:00h, com a seguinte ordem do dia: Deliberação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho sobre jornada interrompida.
 

São Paulo, 20 de abril de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os instrutores de voo do Aeroclube de Blumenau, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 20 de abril de 2020, às 10:00h em primeira convocação, e às 10:30h em segunda e última convocação na Sede do Aeroclube, Rua Ernest Kaestner, nº 1255, Bairro Itoupava Central, Blumenau – Santa Catarina, CEP.: 89068-010, para a seguinte ordem do dia: esclarecimentos e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 17 de abril de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os instrutores de voo da EFA Escola de Aviação Civil, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 17 de abril de 2020, às 17:00h em primeira convocação, e às 17:30h em segunda e última convocação na Sede da Empresa, Rua das Margaridas, nº 8, Bairro Novo Horizonte, Juiz de Fora – Minas Gerais/MG, CEP.: 36038-430 para a seguinte ordem do dia: esclarecimentos e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 15 de abril de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os instrutores de voo do AEROCLUBE DE ELDORADO DO SUL, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 15 de abril de 2020, às 14:00h em primeira convocação, e às 14:30h em segunda e última convocação na Sede do Aeroclube de Eldorado do Sul: BR 290 Km 123, Eldorado do Sul – RS, 92990-000, para a seguinte ordem do dia: esclarecimentos e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 13 de abril de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente