A Gol Linhas Aéreas informou ao SNA que vai apresentar sua proposta formal de acordo referente à ação coletiva movida pelo sindicato sobre a redução de força de trabalho ocorrida na empresa em 2012 na próxima quinta-feira (27).

Assim que receber a proposta formal, o SNA fará uma análise e dará publicidade aos interessados, além de convocar assembleia para deliberação no momento oportuno.

Lembramos que, após pedidos do SNA, a Gol aceitou incluir a possibilidade de recontratações na proposta de acordo.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema.

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Após questionamentos realizados pelo SNA, baseados em denúncias e demandas de tripulantes, a Latam Airlines Brasil deu um retorno ao sindicato sobre alguns temas.

Confira abaixo os posicionamentos da empresa.

1 - Sistema de diárias e comparativo de escala publicada e executada

A Latam afirma que, conforme já exposto anteriormente, futuramente haverá a migração dessas informações para o PORTAL LATAM (aba TRIPULANTES > DEMONSTRATIVO).

Enquanto este processo não é finalizado, os tripulantes têm acesso a estas informações através do RH Conect ou via site tripulantes (https://tre.e-tam.com.br/ter/). Caso a senha esteja expirada, a mesma pode ser atualizada por meio do CPA (http://cpa.e-tam.com.br/cpa/jsp/Restrito/index.jhtml#). O acesso ao CPA deve ser feito em computadores e por meio do navegador internet explorer.

2 - Site AIMS intermitente, incluindo o APP e-crew

Segunda empresa, estas ocorrências foram pontuais e a equipe de TI tem trabalhado na mitigação de eventuais falhas.

3 - Lista de senioridade dos tripulantes de cabine

Afirma que será divulgada em meados de março de 2020 conforme informação da gestão de tripulação de cabine.

4 - Demora no atendimento telefônico da execução de escala 

A Latam diz que o setor acompanha em tempo real a fila de espera para atendimento. Afirma também que que situações atípicas (problemas meteorológicos, catástrofes naturais etc) aumentam o volume de ligações o que ocasiona demora no atendimento.

No intuito de melhorar a comunicação, afirma que há o atendimento via chat via PORTAL PILOTOS e PORTAL SAB.

5 - OFF publicado no lugar de FP

Informou que foi solicitado à confecção de escala a abolição dessa prática.

6 - Contratações para a base SP sem a oportunidade de migração para tripulantes já na ativa

Afirma que novas contratações são determinadas pelo setor de capacity, que indica onde há necessidade de contratações. As lideranças Latam estão se empenhando para realizar as migrações cruzadas, atendendo dessa forma as migrações entre bases da empresa.

7 - Voos MIA de A320 quebra da regra de elegibilidade por senioridade

Alguns comissários auxiliares, ao se tornarem chefes, eram indevidamente escalados para realizar o voo. A empresa diz que foi criado um bloqueio em sistema AIMS, além de uma conferência adicional antes da publicação da escala.

O SNA ingressou com ação coletiva contra a Gol para exigir que a empresa se abstenha imediatamente de inserir nos contratos de trabalho a previsão de cobrança de multa de permanência mínima de dois anos para os tripulantes.

O sindicato pede que a multa deixe de existir tanto na hipótese de rescisão de contrato de trabalho por parte do empregado quanto se a rescisão se der por decisão da empresa.

Foi requerida a concessão de liminar e a aplicação de multa diária, em caso de descumprimento da ordem judicial.  Além disso, também é cobrado dano moral coletivo.

Uma audiência foi marcada par o dia 25 de março.

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Em reunião realizada na quinta-feira (20), em Brasília, o SNA apresentou à Anac uma sugestão para tornar menos burocrático o procedimento de acesso às áreas restritas dos aeroportos para os tripulantes, tanto na aviação comercial como táxi aéreo e aviação geral.

Participaram, além de SNA e Anac, a Polícia Federal, a Abear e representantes das empresas aéreas.

Seguindo as recomendações da Icao (Organização da Aviação Civil Internacional) e as melhores práticas observadas nos principais mercados mundiais da aviação, o SNA apresentou a proposta de criação do CMC (Crew Member Certificate), documento único com o qual os tripulantes poderiam ter acesso às áreas restritas, sem necessidade de aprestarão de outros documentos.

O CMC, de acordo com a proposta do SNA, poderia ser emitido via sindicato, com validação da Polícia Federal para antecedentes pessoais e da Anac para requisitos regulatórios —a impressão seria feita na Casa da Moeda.

Diante da necessidade de melhorias no sistema e da possibilidade de implantação do CMC, o SNA pediu à Anac um novo adiamento da entrada em vigor das novas regras para acesso às áreas restritas —está marcado para o dia 6 de abril o início da exigência do CHT digital, que terá que ser apresentada por tripulantes uniformizados junto a mais um documento de identificação com foto.

A Anac se mostrou receptiva a buscar viabilizar uma alternativa, com a construção de uma nova regulamentação para tratar do assunto, inclusive com a abertura de audiência pública sobre o tema.

O sindicato ressalta que irá continuar trabalhando para que a questão seja resolvida de forma satisfatória aos tripulantes.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para os desdobramentos.

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O SNA informa que o escritório de Campinas ficará fechado no período de 27 de fevereiro a 8 de março de 2020.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 9 de março.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer um dos outros representações ou sede do SNA em São Paulo.

Veja os endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

Em assembleia realizada na quarta-feira (19), em Campinas, os pilotos da Azul deliberaram por aceitar a proposta da empresa sobre equiparação salarial, com a condição de que a companhia promova reintegração do copiloto demitido.

Também foi decidida a criação de um comitê de quatro associados (dois comandantes e dois copilotos) que tem como objetivo manter um canal de comunicação constante com a empresa, a fim de estruturar propostas para as demandas do grupo.

O SNA dará amplo suporte a esse comitê, que deverá ter uma reunião mensal com a empresa e promoverá uma assembleia mensal dos pilotos.

A assembleia decidiu também redigir um regramento da utilização do fundo de apoio que foi criado para manutenção de pilotos demitidos por razões políticas —o regramento prevê a manutenção de 70% do salário, com validação em AGE específica, até a recolocação ou reintegração.

O primeiro a ser beneficiado por esse fundo é o copiloto Diego Tardelle, a partir do dia 1º de março.

A Azul Linhas Aéreas já foi oficiada da decisão da AGE de quarta e uma nova assembleia dos pilotos será convocada em breve pelo SNA.

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O SNA participa nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Brasília, do workshop  “Nova Instrução Suplementar de Programas de Instrução (IS 141-007)”.

O evento tem como objetivo produzir um regulamento que preveja formação mais próxima às melhores práticas internacionais, que sugerem que o ensino seja efetuado por competências —conhecimentos a serem adquiridos ao longo da instrução. 

A proposta a ser elaborada deve superar os manuais antigos e prescritivos, que determinam o que deve ser ensinado em cada treinamento.