Representante Sindical ABSA

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Representante Sindical ABSA

Na última segunda-feira, 07/07, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária, na subsede do SNA em São Paulo/SP, para votação e eleição do Representante Sindical da companhia aérea ABSA Cargo.

Ao término das reuniões, foram contabilizados os votos obtidos e, após, foi declarado eleito, e nomeado como Representante Sindical da empresa, o Cmte. Alfredo Manetta Filho.

O SNA congratula o Cmte. MANETTA pela nomeação e reforça os votos de, juntos, intensificarmos nossa contribuição para a defesa dos interesses dos aeronautas da ABSA.

Entenda mais sobre a Representação Sindical por empresa:

A figura do representante sindical por empresa está prevista na Constituição Federal, no artigo 11º: Nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

O representante sindical por empresa é um membro de determinada categoria profissional que representa seus iguais da mesma empresa. Os representantes eleitos atuam em conjunto com o Sindicato da categoria em prol dos interesses dos demais e gozam de estabilidade provisória desde o registro de sua candidatura até 1 (um) ano após o fim do mandato (art. 543, §3º, da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT), o qual coincidirá com o da gestão da atual Diretoria do SNA (cláusula 83, da Convenção Coletiva de Trabalho – aviação regular – CCT). A estabilidade será garantida até o limite de um representante por empresa e a mais 6 (seis) de livre escolha que poderão ser de qualquer empresa.

Além da estabilidade provisória, ainda nos termos da cláusula 83, da CCT, as empresas devem garantir a suplementação de 2 (duas) folgas além das devidas regularmente ao empregado, mediante aviso com 1 (um) mês de antecedência, bem como mais 2 (duas) folgas para que possam assistir às assembleias regularmente convocadas, mediante aviso à empresa com sete dias de antecedência.

A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS