Em assembleia realizada nesta segunda-feira (20), tripulantes da Latam aprovaram um modelo de votação para a apreciação das propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. A votação será em assembleias nos dias 28 e 29, e o edital de convocação será publicado em breve ―veja mais informações abaixo.

A assembleia também serviu para que o SNA apresentasse e explicasse as inconsistências encontradas em todas as propostas feitas pela Latam, após uma análise dos dados e das premissas ali contidas.

Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/ziZdAA.

O sindicato esclareceu e reforçou também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Proposta Latam para tripulantes técnicos:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TT_SNA2.pdf

Proposta Latam para tripulantes comerciais:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TC_SNA.pdf

Votação

Ficou definido que a votação será feita em assembleias nos dias 28 e 29 de março. No dia 28, a AGE para votação será das 9h às 21h, e no dia 29, das 9h às 15h.

Será eleita uma comissão formada por um presidente e um secretário, além do presidente e do Secretário da AGE, para a mesa, com responsabilidade de coletar os votos e apurar os resultados. A apuração será no dia 29, após as 15h, com divulgação do resultado ao final.

A votação será feita com cédulas separadas para pilotos e comissários. Os pilotos poderão optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas. Os pilotos poderão aprovar ou não os itens adicionais, caso optem pela proposta 1 ou 2. Caso a opção seja feita pela proposta 3 os itens adicionais já ficam aprovados.

Os comissários poderão aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovem a conversão, poderão aprovar ou não o acordo de quitação do passivo.

Itens adicionais para os pilotos:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Extinção da gratificação de habilitação e indenização equivalente a três meses com o aumento das diárias (comandantes NB e WB).

Itens adicionais para os comissários:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Descanso no B767 em classe executiva, mediante disponibilidade.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O SNA recebeu inúmeras denúncias nos últimos dias sobre problemas com a emissão de Passe Livre da empresa Latam.

Informamos que o sindicato já entrou contato com o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e com a própria companhia para solucionar o problema. 

Até o momento, porém, não houve uma resposta da empresa. Continuaremos concentrando esforços em buscar uma solução o mais breve possível.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para assembleia que será realizada no dia 20 de março, às 15h30, para prestar esclarecimentos sobre as inconsistências detectadas nas propostas apresentadas pela empresa para a conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre a forma de votação para apreciação das propostas. Veja o edital completo com os endereços: https://goo.gl/VLRThB.

Após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e constatou algumas inconsistências. Clique para ver as inconsistências apontadas:https://goo.gl/v7GBxd.

Neste cenário, e tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar tais inconsistências aos aeronautas na assembleia, que também servirá para deliberar sobre os próximos passos da negociação.

O sindicato reforça também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Independentemente das inconsistências apontadas, reforçamos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema. 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca seus associados e não associados, aeronautas da LATAM LINHAS AÉREAS S/A, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 20 de março de 2018, às 15:30 horas em primeira convocação, e às 16:00 horas em segunda e última convocação nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Hotel Ibis Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 801 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002; Brasília: Hotel Ibes Styles BSB Aeroporto, localizado no Aeroporto Int De Brasilia - Setor de Concessionarias, Brasília/DF, CEP 71608-900; e Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos sobre as inconsistências detectadas nas propostas apresentadas pela Latam do novo modelo de remuneração (km para hora); e B) deliberação sobre a forma de votação para apreciação das propostas da Latam do novo modelo de remuneração (km para hora).

Rio de Janeiro, 15 de março de 2018

Rodrigo Spader
Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca seus associados e não associados, aeronautas da LATAM LINHAS AÉREAS S/A, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 20 de março de 2018, às 13:30 horas em primeira convocação, e às 14:00 horas em segunda e última convocação nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Hotel Ibis Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 801 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002; Brasília: Hotel Ibes Styles BSB Aeroporto, localizado no Aeroporto Int De Brasilia - Setor de Concessionarias, Brasília/DF, CEP 71608-900; e Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos sobre o Programa de Participação nos Resultados – PPR 2017; B) autorização dos aeronautas da Latam para que o SNA tome as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Rio de Janeiro, 15 de março de 2018

Rodrigo Spader
Presidente

Diante do comunicado divulgado pela Latam a respeito da conversão do modelo de remuneração de km para hora, o SNA vem esclarecer que desde julho de 2017 vem discutindo com a empresa sobre este processo, de forma a acompanhar a transição prevista na nova Lei do Aeronauta.

Nestes cerca de nove meses, o SNA sempre manteve uma postura técnica e profissional, com intuito de garantir total lisura na conversão, para que não haja nenhum tipo de prejuízo na remuneração dos aeronautas.

O sindicato reforça também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

É fato que, após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e constatou algumas inconsistências. Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/v7GBxd.

Neste cenário, e tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar tais inconsistências aos aeronautas na assembleia na próxima semana ―o edital será publicado em breve.

Essa assembleia servirá para prestar todos os esclarecimentos sobre os problemas encontrados na proposta, bem como deliberar sobre os próximos passos da negociação.

Independentemente das inconsistências apontadas, reforçamos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação das assembleias e para novidades sobre o tema.

O SNA realizou nesta segunda-feira (12) reunião com a Latam sobre a conversão do modelo de remuneração de km para hora. Esta reunião, solicitada pelo SNA, seria originalmente realizada na última quinta-feira (8), mas foi cancelada na ocasião pela companhia.

O SNA apresentou à empresa algumas inconsistências detectadas nas propostas apresentadas aos aeronautas. Dentre os apontamentos estão:

1. Ausência do adicional noturno e da remuneração em dobro pelo trabalho diurno aos domingos, feriados e dias santos nas reservas e sobreavisos;

2. A não manutenção nas relações atuais entre os valores de km remunerado nas funções de comissário, copiloto e comandante, quando da transformação para as horas de voo nos equipamentos wide-body;

3. Proposta com valores distintos para as horas de voo das tripulações técnicas do wide-body, fato este que introduz uma assimetria na remuneração variável entre pilotos do wide sem a garantia de um ordenamento correspondente em senioridade.

Diante dessas constatações, o SNA optou por informar a empresa de que irá realizar uma assembleia na próxima semana para prestar os esclarecimentos aos aeronautas sobre as inconsistências acima, bem como para deliberar sobre uma eventual extensão de prazo.

Essa decisão foi norteada pela postura sempre responsável e coerente por parte do SNA, uma vez que a pressão do tempo interfere negativamente na qualidade dos resultados atingidos.

Cumpre ressaltar que qualquer proposta da empresa terá que ser aprovada pelo grupo de tripulantes em uma outra assembleia.

Outro ponto importante que também foi levantado pelo SNA e pela própria empresa foi a baixa adesão ao simulador que foi disponibilizado. Nesse sentido, reforçamos a importância de os aeronautas utilizarem essa ferramenta, independentemente das inconsistências aqui apontadas que serão apresentadas na próxima AGE.

O simulador tem a característica de medir efeitos dinâmicos que não podem ser captados pelos cálculos, uma vez que estes são baseados em malhas de um passado recente. Ou seja, as alterações mais recentes da malha do A-350 (que ainda está em transição), assim como as modificações nas incidências de reserva e SAV (diurno, noturno e especial) nas programações de escala representam variáveis dinâmicas que só podem ser medidas através do simulador.

Portanto, para que você tripulante da Latam possa contribuir nesse processo de conversão, nos auxiliando na identificação de variações sistemáticas, solicitamos novamente para que preencham a planilha disponibilizada pelo SNA.

O preenchimento deverá ser feito com a escala que tiver a maior remuneração do mês correspondente (executada ou publicada). Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

Fiquem atentos às futuras comunicações do SNA.

Foi realizada na quinta-feira (8) a segunda de uma série de cinco reuniões programadas para o mês de março do comitê criado para debater uma proposta de modificação do plano de carreira dos pilotos da Latam.

O comitê foi criado visando a atender um pleito dos pilotos da empresa, deliberado em assembleia, em virtude da contratação direta de copilotos no B767.

Nesta segunda reunião, já houve avanços nos entendimentos para a revisão do plano de carreira, porém o trabalho ainda está em fase inicial. 

Entre diversos critérios que estão sendo debatidos, deverá servir como linha-mestre a data de admissão na função de piloto.

O SNA e a ATT continuarão trabalhando em busca de atender aos anseios do grupo, sempre de forma transparente e com objetivo de garantir condições de acesso às promoções e transições de equipamento, através de critérios pré-estabelecidos, e privilegiando, entre outros, a meritocracia.

Fiquem atentos a nossos canais de comunicação para a divulgação de qualquer novidade. 

O SNA informa que a reunião que estava marcada para esta quinta-feira (8) com a Latam, sobre a conversão do modelo de remuneração de km para hora, foi desmarcada pela empresa.

Já havia sido comunicado à companhia que o SNA encontrou algumas discrepâncias e inconsistências nas propostas que foram apresentadas aos aeronautas, pontos estes que seriam discutidos nesta reunião.

O sindicato aproveita para reforçar para o grupo de voo que todos os dados que foram compartilhados pela empresa não têm caráter nominal, ou seja, representam apenas uma abordagem estatística relativa aos km e horas de voo nas operações da companhia.

O mais importante é que esta conversão seja feita de modo que não exista nenhum tipo de prejuízo na remuneração dos aeronautas. 

Por isso, ressaltamos a necessidade de que todos os tripulantes da Latam utilizem o simulador e, sempre que possível, informem ao SNA sobre problemas encontrados. Foi inclusive disponibilizado um canal do sindicato para envio de dados: https://goo.gl/MwfYv4.

Por fim, o sindicato lembra que qualquer proposta da empresa terá que ser aprovada pelo grupo de tripulantes em assembleia.

Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participe conosco desta história.

Visando a cumprir o objetivo de trocar informações sobre a utilização do simulador de conversão km/hora da Latam, de debater reclamações e de receber sugestões, o SNA pede aos aeronautas que puderem que enviem, voluntariamente, os dados obtidos em suas simulações para análise.

Para isso, solicitamos que baixem e preencham a seguinte planilha: http://www.aeronautas.org.br/images/planilha_km_hora_latam.xlsx.

A planilha tem quatro abas, sendo três modelos para tripulação técnica e um para comissários.

O sindicato pede que os aeronautas preencham a planilha com os dados da maior quantidade possível de meses, para podermos fazer uma melhor análise.

As planilhas deverão ser enviadas já preenchidas e salvas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Reforçamos a necessidade de que todos os tripulantes da Latam utilizem o simulador e, sempre que possível, informem ao SNA sobre problemas encontrados. 

Visando atender um pleito dos pilotos da empresa, deliberado em assembleia, em virtude da contratação direta de copilotos no B767, foi realizada na quinta-feira a primeira reunião do comitê criado para debater uma proposta de modificação do plano de carreira dos pilotos.

Os encontros serão realizados todas as quintas-feiras do mês de março ―portanto, mais quatro estão previstos para as próximas semanas.

O intuito da iniciativa é debater o atual plano de carreira e verificar se o mesmo atende aos anseios da maioria dos pilotos da empresa, sempre de forma transparente e de forma a proporcionar que sejam garantidas condições de acesso às promoções e transições de equipamento, através de critérios pré-estabelecidos e privilegiando, entre outros, a meritocracia.

Na primeira reunião, integraram o grupo de trabalho quatro comandantes, dois copilotos, representantes da Latam, do SNA e da ATT. Foram definidas as linhas gerais, as premissas básicas, os prazos das iniciativas e os próximos passos a serem tomados pelo comitê.

Veja os participantes dessa primeira reunião:

Representantes do SNA:
Cmte Cuisse – Diretor
Cmte Tulio – Diretor
Dra Cintia- Advogada

Pilotos convidados pelo SNA:
Cmte Boyd B767
Cmte Valporto A320

Representantes da ATT:
Cmte Baia - Diretor Institucional
Cmte Ferdinand  VP da ATT
Dra Michelle – Advogada

Representantes da LATAM Linhas Aéreas:
Dr Júlio César de Oliveira - Gerente Sênior de RH
Cmte Gianinni - Piloto Chefe
Cmte. Sandro - Gerente Wide Body
Dr Leonardo  – Gerente Jurídico
Dra Milena – Advogada

Pilotos convidados pela LATAM:
Cmte Volpe  - B777
Cop Ailer - A320
Cop Senese – B767
Cmte Volcato – A32O

O SNA e a ATT continuarão com o trabalho de porta-voz das necessidades dos aeronautas perante a empresa, valorizando o respeito e a boa comunicação entre as partes.

Fiquem atentos, qualquer novidade será divulgada em nossos canais de comunicação.

O SNA se reuniu com a Latam na última terça-feira (27) para apresentar o resultado da assembleia realizada um dia antes com os tripulantes da companhia, sobre a conversão km/hora, e para solicitar modificações nas propostas da empresa, muitas delas solicitadas pelos próprios aeronautas.

No dia 26, os aeronautas decidiram em votação aprovar a solicitação da empresa de postergar o início de um eventual novo modelo de remuneração para o dia 1º de abril.

Durante o mês de março, os tripulantes irão utilizar o simulador disponibilizado pela Latam fazer suas avaliações, devendo analisar se o modelo proposto não gera nenhum tipo de perda salarial.

Sobre as propostas apresentadas, o grupo propõe as seguintes alterações:

- Que o modelo 3 da proposta para pilotos seja votado separadamente da proposta de extinção de gratificação/quitação do passivo, permitindo a possibilidade de aceitação dos valores propostos no modelo 3 sem a obrigatoriedade de aceitação da extinção de gratificação/quitação do passivo. Isso corrigiria os problemas identificados nos cálculos do A350 e na hora distinta entre os equipamentos;

- Que o valor da hora de voo para os comissários do widebody seja ajustado para 27,1% do valor da hora proposta para comandante de B777 nos modelos 1 e 3. Com isso, será preservada a proporcionalidade atual entre os valores remunerados em km entre as duas funções;

-Que o texto do descanso do B767 traga mais garantias de utilização dos assentos da classe executiva pelos comissários.

A empresa sugeriu e o SNA aceitou que sejam feitas reuniões semanais, a partir da próxima semana, com objetivo de trocar informações sobre a utilização do simulador, debater reclamações e sugestões recebidas por ambas as partes.

Após esse período de avaliação no simulador, o SNA convocará assembleias para votação, em que os aeronautas vão aprovar ou rejeitar a proposta da empresa ―as votações serão separadas para pilotos e comissários.

Reforçamos a necessidade de que todos os tripulantes da Latam utilizem o simulador e, sempre que possível, informem ao SNA sobre problemas encontrados.