SNA envia ofício à TAM para pedir explicações sobre alterações em plano de saúde

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas enviou ofício à TAM em que pede explicações sobre diversas questões relativas a alterações que estão sendo implementadas no plano de saúde dos aeronautas, já que o tema vem gerando dúvidas e reclamações do grupo de tripulantes.

A mudança das regras tem sido considerada prejudicial aos trabalhadores, que não podem escolher entre o antigo e o novo modelo de assistência. Além disso, o novo plano restringiu o acesso dos beneficiários a diversos serviços e excluiu procedimentos anteriormente fornecidos.

Diversos pontos permanecem sem o devido esclarecimento, como por exemplo a utilização do novo plano em caso de gravidez e tratamentos de saúde já em andamento, além das garantias aos aposentados e aos demitidos sem justa causa.

O SNA ressalta que qualquer alteração em contrato de trabalho só é válida se consentida mutuamente e se não causar prejuízos diretos ou indiretos ao empregado. Os contratos não podem ser modificados de nenhuma forma que prejudique o trabalhador —mesmo que haja consentimento, as alterações serão inválidas, nos termos do art. 468 da CLT.

O SNA aguarda um posicionamento oficial da empresa com explicações sobre as alterações e solicita a manutenção do plano vigente até então. Caso não sejam solucionados os problemas, o sindicato tomará todas as medidas cabíveis.

Obs.: A TAM abriu dois canais de comunicação para que os funcionários tentem dirimir suas dúvidas. São eles o telefone 0800 772 6795 e o email [email protected].