O Sindicato Nacional dos Aeronautas e o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) assinaram nesta quinta-feira (12) a nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação regular para 2019/2020, aprovada em assembleia pelos tripulantes associados.

O SNA destaca que, graças em ao empenho da categoria, foi possível chegar a um acordo para a nova CCT respeitando a data-base, que venceu em 1º de dezembro, sem nenhum tipo de perda e com alguns avanços.

A CCT foi aprovada pela categoria em assembleia realizada no dia 27 de novembro. O acordo prevê o reajuste de salários e das cláusulas econômicas pelo INPC, de forma a recompor integralmente as perdas inflacionárias.

Desta forma, salários, piso salarial, diárias de alimentação nacionais, vale alimentação, seguro e multa por descumprimento da CCT serão reajustados em 3,37% (índice apurado para os últimos 12 meses). Nas diárias internacionais, haverá reajuste para U$ 21,00 para América do Sul e Caribe.

Algumas cláusulas sociais e de proteção da categoria também foram incluídas na proposta aprovada. Entre elas, melhorias na cláusula do piso salarial e de valor da parte variável da remuneração, de forma a proteger a categoria de possível precarização futura.

Também foram trazidas para a CCT as regras já existentes para o Passe Livre, na forma de anexo ao texto principal.

Todas as outras cláusulas presentes na convenção coletiva de 2018/2019 foram mantidas na íntegra.

Veja a íntegra da CCT 2019/2020 da aviação regular: https://bit.ly/2LRKu8i

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- Oposição ao desconto em folha

Com a assinatura da CCT, está aberto o prazo para aqueles que desejam apresentar carta de oposição ao desconto da contribuição assistencial em folha (valor de duas diárias de alimentação, em duas parcelas).

A carta precisa ser escrita de próprio punho e deve ser entregue pessoalmente, em duas vias, em um dos escritórios do SNA, sempre das 9h às 18h, no prazo de dez dias corridos a contar do dia 13 de dezembro.

Como o prazo se encerra no dia 22 (domingo), e em seguida haverá recesso de natal, excepcionalmente serão aceitas cartas entregues também no dia 26 de dezembro, próximo dia útil em que os escritórios do SNA estarão abertos.

Clique para ver os endereços dos escritórios do SNA: https://bit.ly/2T20Z2L.

Atenção: não serão aceitas cartas enviadas por correio e nem por e-mail.

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Em reunião realizada na segunda-feira (9), na qual foram tratados diversos temas relacionados a demandas dos tripulantes, o SNA propôs à Azul Linhas Aéreas a negociação de um Acordo Coletivo de Trabalho para resolver a questão dos “dias ocultos” nas escalas de trabalho.

Ocorre que, quando o período de repouso é maior do que 24 horas, este dia tem ficado oculto nas versões impressas das escalas.

A ideia apresentada pelo SNA é, via ACT, definir um conceito para tipificação destes dias na escala, demarcando o período com uma sigla, como já ocorre nas congêneres, de forma que seja respeitada a desobrigação de realização de qualquer tarefa no período.

A aprovação de um eventual acordo necessariamente será feita em assembleia, pelos tripulantes associados.

- Base virtual

Na reunião, a Azul também indicou que aceita discutir e firmar um acordo para a instituição de bases virtuais temporárias para aqueles que voluntariamente manifestarem interesse.

Assim, os aeronautas poderão ter suas folgas na localidade eleita como base virtual, ou seja, as viagens terão início e fim nesta base virtual.

Também neste caso, a aprovação de um eventual acordo necessariamente será feita em assembleia, pelos tripulantes associados.

- Crew desk

De acordo com a companhia, as questões de segurança envolvendo o Crew Desk de Porto Alegre foram todas resolvidas. A empresa também se comprometeu a fazer melhorias no Crew Desk de Campinas, com aprimoramento da privacidade e iluminação.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para dúvidas e esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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Após intensa atuação da categoria em Brasília nas últimas semanas, mais uma proposta de emenda ao PLP (Projeto de Lei Complementar) nº 245/2019 foi apresentada nesta terça-feira (26) para a inclusão de pilotos e comissários entre os profissionais que têm direito a aposentadoria especial.

A emenda, apresentada pelo senador Elmano Férrer (Podemos-PI), inclui o serviço aéreo embarcado entre as atividades que apresentam risco à integridade física, ensejando o direito a aposentadoria especial. Veja a íntegra da proposta de emenda: https://bit.ly/37EEQj5.

Além do senador Férrer, o SNA agradece aos também senadores Major Olimpio (PSL-SP), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Acir Gurgacz (PDT-RO), Paulo Paim (PT-RS) e Cid Gomes (PDT-CE), que também apresentaram propostas de emenda semelhantes.

O SNA espera assim que a emenda seja de fato acolhida pelo relator do projeto de lei na CAE (Comissão de Assuntos Especiais) do Senado, Espiridião Amin (PP-SC).

O sindicato lembra também que este é apenas o início da tramitação do PLP 245/2019 no Congresso e que continuará o trabalho de conscientização dos parlamentares em Brasília. Para isso, conta com o apoio e a participação da categoria.

Veja a lista de e-mails dos senadores da CAE: https://bit.ly/2WQ3iZN.

Participe e faça sua parte.

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Ao lado da ATL, da Asagol e da Abrapac, o SNA desenvolveu um guia para reforçar as recomendações e boas práticas para utilização do jump seat da cabine de comando pelos tripulantes no uso do Passe Livre. O projeto teve apoio da EPA (Escola Paranaense de Aviação) e das companhias aéreas.

As informações do guia constam também nos manuais das companhias e são geralmente transmitidas aos tripulantes através de briefings.

O guia disponibiliza informações de diferentes companhias em um único arquivo, de forma rápida e simples, e contribui para fortalecer o compromisso com a segurança operacional.

O documento reúne dados de jump seat das aeronaves A32F, Boeing 737 Family, Emb190/195 e ATR72/42.

É importante ressaltar que o guia não substitui os procedimentos operacionais que vigoram nas companhias através de seus manuais.

Clique para acessar o guia completo: https://bit.ly/2KTDAPn.    

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º e §5º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e §2º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA da Latam Airlines Brasil, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 25 de novembro de 2019, às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, nos seguintes locais: São Paulo - Sede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-020; Rio de Janeiro – Escritório Regional do SNA, localizado na Avenida Franklin Rosevelt, 194, Salas 802/803, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20021-120; Brasília – Blue Tree Premium Jade Brasília – SGCV Sul Lote 15 – Guará, Brasília – DF, CEP 71215-100; Porto Alegre – Escritório Regional do SNA, localizado na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Bairro Anchieta, Porto Alegre – RS, CEP: 90200-001 para a seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos sobre a negociação de Acordo Coletivo de Trabalho com a Latam; b) deliberações.

São Paulo, 21 de novembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA fechou uma parceria com o Banco Safra que oferece condições diferenciadas aos aeronautas associados.

Até o final do mês de janeiro de 2020, dois produtos de previdência estão com o ticket de entrada com valores flexibilizados.

Aproveite essa oportunidade para portabilizar sua previdência. As condições também são validas para novas adesões.

Atenção: a oferta é apenas para associados ao SNA e por tempo limitado.

Os interessados deverão entrar em contato pela central de atendimento: 11 99959-5043 (whatsapp) ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda a sexta, das 9h às 18h.

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previdencia aeronautas maior

Em reunião realizada nesta quinta-feira (7), o SNA levou à Latam o posicionamento dos pilotos e comissários, expressado em assembleia na quarta-feira, sobre as propostas preliminares da companhia para firmar um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

A companhia mantém a proposta de reajuste em modelo alternativo, por meio de indenização.

Uma nova reunião de negociação será marcada e espera-se chegar a uma convergência entre as pautas.

Assim que um proposta formal seja apresentada, o SNA irá convocar assembleia para deliberação.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

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EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º,  24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2º e 31, §2º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA, da AZUL LINHAS AÉREAS S.A., a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será iniciada no dia 04 de novembro de 2019 às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, no Ramada Hotel Viracopos, localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, nº 1000, bairro Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP: 13054-709, para a seguinte ordem do dia: Avaliar e deliberar sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho relativo ao Pagamento de Participação nos Resultados – PPR referente ao exercício de 2019, ofertada pela empresa.

São Paulo, 29 de outubro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

Nesta segunda-feira (21), recebemos a denúncia de que um estelionatário está se fazendo passar pelo SNA para enviar convites de participação nos grupos de WhatsApp do sindicato.

O golpe consiste em solicitar ao aeronauta um código de acesso enviado via sms, possibilitando que o número de WhatsApp do usuário seja roubado. Dessa forma, o fraudador tenta pedir dinheiro para os contatos da agenda do celular, como se fosse o dono do número de telefone.

O SNA alerta que qualquer assunto relacionado ao sindicato é feito pelos canais oficiais da instituição, assim como o envio de link para participação nos grupos de WhatsApp. 

No último dia 24 de setembro, o SNA reuniu-se com o departamento de fator humano da Latam para tratar de diversos assuntos relacionados à introdução do RBAC 117, regulamento destinado ao gerenciamento dos riscos da fadiga humana na aviação.

Em especial, foram discutidos os estudos para Safety Case da Latam na rota GRU-MXP-GRU e pra alguns voos da Latam Cargo.

Safety Case - Operação passageiros/carga

Na operação de passageiros, em função do tipo de descanso disponível a bordo das aeronaves B767, será necessário realizar um estudo de caso na rota GRU-MXP-GRU, visto que esta  extrapola os limites previstos nas tabelas do apêndice B do RBAC 117.

Este estudo, o primeiro a ser realizado no país, tem como objetivo medir, através de métodos científicos e o estado de alerta das tripulações.

Além disso, o estudo visa propor, se necessário, medidas mitigadoras para que os níveis de alerta sejam mantidos em níveis iguais ou superiores aos previstos pela Anac.

Na reunião, foram apresentados ao SNA a empresa contratada para efetuar o Safety case, a metodologia escolhida pela consultoria, os recursos utilizados, a amostra e o cronograma previsto para a realização do estudo.

O SNA também participou, no dia seguinte, da entrega de todo o material a ser utilizado por uma das tripulações que está executando o estudo.

A Latam Cargo, devido à natureza da operação de carga, também irá executar um Safety Case para alguns voos que irão exceder os limites prescritivos estabelecidos pelo RBAC 117.

O estudo será conduzido pela mesma empresa contratada pela Latam, com procedimentos similares aos executados na operação com passageiros.

Gagef

O departamento de fator humano da Latam também explicou os protocolos disponíveis para que o tripulante possa efetuar uma chamada de fadiga, bem como diversas estatísticas relacionadas à fadiga nas operações da companhia.

Foi apresentado ainda o funcionamento do Gagef (Grupo de Estudo de Gerenciamento da Fadiga). Este é composto de integrantes de diversos setores da empresa como, por exemplo, escala de voo, operações, safety etc.

Nas reuniões do Gagef são debatidos diversos temas que impactam diretamente na fadiga das tripulações.

A partir do mês de outubro, o SNA irá participar das reuniões do Gagef, conforme previsto na CCT da aviação regular, na Lei 13.475/2017 e no RBAC 117.

Em breve traremos informações atualizadas sobre o assunto.

O SNA disponibilizou a seus associados, conforme informado em comunicado anterior, vagas para o curso de SGSO da Anac, a ser ministrado nas dependências da sede São Paulo do sindicato no período de 14 a 18 de outubro.

Devido ao grande número de interessados no curso, foi necessário utilizar um critério de desempate para seleção dos participantes. Assim, foi dada prioridade àqueles com maior tempo de associação ao SNA.

A lista de associados selecionados pode ser visualizada aqui: https://bit.ly/2lBHJ0O.

O SNA enviará por e-mail um link contendo as instruções necessárias para efetivação da inscrição no curso.

Agradecemos a participação e o interesse de todos.

Em breve traremos novas oportunidades de capacitação aos nossos associados.

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Durante os dias 20 e 22 de setembro, a Concessionária RioGaleão vai realizar inspeção com drones nas torres de iluminação dos pátios 1 e 2. O procedimento foi autorizado pela Anac e será realizado apenas sob condições visuais.

A Diretoria de Segurança de Voo do SNA recomenda que os aeronautas cumpram estritamente as instruções fornecidas pelo controle de pátio e redobrem a atenção e vigilância, principalmente nas manobras de estacionamento da aeronave. Em caso de dúvidas, pare a aeronave e questione o órgão ATC.

Caso identifique que tenha colocado em risco a segurança da operação, preencher um RELPREV ao operador ou ao SNA.

Mais informações podem ser encontradas neste boletim informativo, clique aqui

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