Na tentativa de mitigar os efeitos para pilotos e comissários da crise do setor aéreo, causada pela pandemia de covid-19, a deputada Leandre (PV-PR) apresentou um requerimento de sugestão ao Ministério da Economia para adoção, em caráter excepcional, de medidas específicas para a categoria.
Na indicação, a deputada cita como exemplo a liberação do saque integral do FGTS como uma das medidas para aliviar a situação dos tripulantes que tiveram que entrar em licenças não remuneradas ou estão fazendo jornadas parciais de trabalho. Além disso, aponta a necessidade de preservar os postos de trabalho.
A Câmara dos Deputados encaminhará a sugestão da deputada ao Ministério da Economia.
O SNA agradece à deputada em nome de todos os tripulantes e ressalta que continua atuando em defesa da liberação do saque do FGTS para os aeronautas também em outras frentes.
O Ministério da Economia respondeu ao pleito direto feito pelo SNA afirmando que não há como atender a pleitos específicos sem comprometer a sustentabilidade do Fundo.
O sindicato, no entanto, entende que essa seria uma medida possível e necessária para mitigar o enorme impacto da crise na indústria da aviação sobre pilotos e comissários.
Por isso, seguirá defendendo a aprovação da emenda parlamentar apresentada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) à MP 925/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para a aviação civil brasileira, de forma a permitir o saque integral aos aeronautas.
Além disso, aguarda que o Ministério da Economia possa rever sua posição diante da sugestão da deputada Leandre.
Contamos com o apoio dos parlamentares e do governo e com a ajuda da categoria.
#QueroMeuFGTS
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store