Passe livre

Seguem as regras atualizadas por empresa para utilização do Passe Livre.

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, envie um e-mail para passe.livre@aeronautas.org.br

Lembramos que a correta utilização é primordial para que possamos ao longo do tempo buscar melhorias e facilitar a utilização deste importante direito. Pedimos atenção para alguns pontos principais:

– Esteja ciente das regras gerais e procedimentos deste benefício, clicando aqui;

– Solicite apenas um passe para o destino desejado. Evite fazer o bloqueio de “slots” do passe livre em mais de um voo;

– O uso de seu uniforme é obrigatório;

– Por tratar-se de uma reserva em caráter stand by, aguarde até o término do embarque para o ingresso na aeronave.

– Atente-se às boas práticas de utilização do benefício, clicando aqui.

Bons voos!


– Azul

Site: https://apps.voeazul.com.br/passelivreintegrado/Login.aspx 
Login: nome de usuário = CPF; senha = código ANAC;

Faça a escolha dos voos na seção Nova Reserva, selecionando o trecho e a data desejada;
Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone;
O código de reserva será gerado e encaminhado pelo e-mail informado;

Check-in: realize o check-in em qualquer canal disponível da Azul (balcão, totem ou web);

Embarque: com o cartão de embarque em mãos, apresente-se no portão designado para o voo, informando ao agente de aeroporto que está como stand by, devendo aguardar a sua autorização para embarque. Se houver bagagem, estas deverão ser despachadas no balcão.

Gol

Site: https://passelivre.voegol.com.br 
Login: nome de usuário = CPF; senha = código ANAC;

Faça a escolha dos voos na seção Nova Reserva, selecionando o trecho e data desejada;
Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone;
O código de reserva será gerado de imediato, podendo ser impresso ou consultado na opção “Meus voos”;

Check-in: em posse do código localizador, realize o check-in nos totens com até 45 minutos de antecedência;

Embarque: com o cartão de embarque em mãos, apresente-se no portão designado para o voo, informando ao agente de aeroporto que está como stand by. Caso tenha mala, a mesma deverá ser despachada no check-in da empresa.

Latam

Site: https://passelivre.latam.com/  
Login: nome de Usuário = código ANAC; senha = no primeiro acesso, utilize o seu CPF.

Faça a escolha dos voos na seção Nova Reserva, selecionando o trecho e data desejada;
O e-ticket será gerado de imediato, podendo ser impresso ou consultado na opção “Meus voos”.

Check-in: o web check-in poderá ser feito na seção “Meus voos”, onde também consta o seu código localizador. Caso precise, clique aqui para o link direto. O check-in também poderá ser feito nos totens do aeroporto, ou balcão, com até 45 minutos de antecedência do voo.

Embarque: em posse do cartão de embarque, dirija-se ao portão designado para o voo. Caso tenha mala, a mesma deverá ser despachada em nosso check-in. No portão identifique-se ao nosso colaborador como tripulante de congênere viajando de passe.

– VoePass & MAP

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão apresentar-se no balcão de check-in da companhia portando uma xerox do crachá, que deverá ser entregue ao funcionário realizando o atendimento. A bagagem obrigatoriamente deverá ser despachada. O critério para desempate no embarque utilizado será o de hierarquia funcional (Comandante, Copiloto, Mecânico de voo e Comissário);

Total

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão dirigir-se diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos. O comandante do voo selecionará aqueles que embarcarão observando as prioridades estabelecidas no item 8 das regras do Passe Livre (ordem de chegada a aeronave). Os tripulantes da TOTAL terão prioridade sob os demais tripulantes de outras empresas.

Sideral

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão dirigir-se diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos.

O critério adotado para embarque será por ordem de chegada e como desempate será utilizado o critério de hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.

Em voos do Banco Central, por força de contrato e segurança, toda e qualquer pessoa deverá obter autorização da Diretoria de Operações para pleitear o seu embarque.

Latam Cargo

O tripulante de empresas congêneres deverão:

1. Solicitar um passe no sistema de passe livre da LATAM para qualquer localidade, através de:

Site: https://passelivre.latam.com/

Login: nome de usuário = código ANAC; senha = no primeiro acesso, utilize o seu CPF.

Na seção Nova Reserva, selecionar qualquer trecho operado pela LATAM e data, imprimir e apresentar o Cartão de embarque na porta da aeronave ao Comandante. 

Nota: O trecho solicitado será desconsiderado pelo Comandante, a emissão de um cartão de embarque visa apenas garantir que o tripulante tenha um contrato de trabalho ativo conforme regras do Passe Livre. 

2. Uma vez este passe emitido, o tripulante passe livre se apresenta uniformizado diretamente na porta do avião da LATAM Cargo, onde será recebido pelo Comandante do voo que fará os próximos passos para seu embarque, inserindo-o na GENDEC (Manifesto de Passageiro) e deixando uma cópia na base de partida do voo.

As demais regras do passe livre permanecem inalteradas.

Modern logistics

O tripulante deverá enviar um email para passelivre@modern.com.br informando:

– Nome;
– Data de nascimento;
– Empresa em que trabalha;
– Código ANAC
– Telefone para contato em caso de urgência;
– Data e trecho solicitado;

A Modern responderá ao email informando a possibilidade de embarque e a sequência de prioridades até três horas antes do voo. Por motivos de segurança, em alguns tipos de operações, haverá restrição ao transporte de tripulantes no sistema passe livre.

Omni Táxi Aéreo 

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão dirigir-se diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos. O critério adotado para embarque será por ordem de chegada e, como desempate, será utilizada a hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.