Em reunião realizada na quinta-feira (20), em Brasília, o SNA apresentou à Anac uma sugestão para tornar menos burocrático o procedimento de acesso às áreas restritas dos aeroportos para os tripulantes, tanto na aviação comercial como táxi aéreo e aviação geral.
Participaram, além de SNA e Anac, a Polícia Federal, a Abear e representantes das empresas aéreas.
Seguindo as recomendações da Icao (Organização da Aviação Civil Internacional) e as melhores práticas observadas nos principais mercados mundiais da aviação, o SNA apresentou a proposta de criação do CMC (Crew Member Certificate), documento único com o qual os tripulantes poderiam ter acesso às áreas restritas, sem necessidade de aprestarão de outros documentos.
O CMC, de acordo com a proposta do SNA, poderia ser emitido via sindicato, com validação da Polícia Federal para antecedentes pessoais e da Anac para requisitos regulatórios a impressão seria feita na Casa da Moeda.
Diante da necessidade de melhorias no sistema e da possibilidade de implantação do CMC, o SNA pediu à Anac um novo adiamento da entrada em vigor das novas regras para acesso às áreas restritas está marcado para o dia 6 de abril o início da exigência do CHT digital, que terá que ser apresentada por tripulantes uniformizados junto a mais um documento de identificação com foto.
A Anac se mostrou receptiva a buscar viabilizar uma alternativa, com a construção de uma nova regulamentação para tratar do assunto, inclusive com a abertura de audiência pública sobre o tema.
O sindicato ressalta que irá continuar trabalhando para que a questão seja resolvida de forma satisfatória aos tripulantes.
Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para os desdobramentos.
O SNA fica à disposição para esclarecimentos de dúvidas e para quaisquer outras orientações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp 11 95375-0095 (somente para associados).
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store