O Grupo de Trabalho da Comissão Nacional de Energia Nuclear concluiu, no dia 8 de outubro, a elaboração de um relatório sobre as condições de exposição dos tripulantes brasileiros à radiação ionizante em altitude.
O documento será submetido à CNEN e à Anac, com o posicionamento técnico e científico do grupo de trabalho visando a adequação da estrutura regulatória para proteção radiológica dos aeronautas.
Participaram da reunião os comandantes Tulio Rodrigues (SNA) e Amilton Camilo Ruas (ACR), o comissário Mauro Matias (SNA/Asagol), Alfredo Menquini (Abrabac), Raúl Souza (Abear), Renato Di Prinzio, Denison de Souza Santos e Flávia Teixeira (CNEN), Cláudio Antônio Federico (IEAv/DCTA) e Marcos Afonso (Anac).
O SNA e a Asagol agradecem à ACR Consultoria Aeronáutica, à ABEAR, à IEAv/DCTA, à CNEN e à Anac pelo trabalho conjunto e convidam os aeronautas a se manterem atentos ao andamento dos debates sobre a radiação ionizante, seus efeitos na saúde dos tripulantes e a necessidade de adequação da atual regulamentação.