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Esclarecimentos sobre as negociações da alteração do plano de carreira da Latam

15 de maio de 2018

O Sindicato Nacional dos Aeronautas esclarece aos tripulantes técnicos da Latam que a empresa irá divulgar até o próximo dia 23 de maio, impreterivelmente, uma nova lista referente à proposta LAP (Lista de Antiguidade de Pilotos), uma das duas que foram desenvolvidas e serão colocadas em votação para alteração do plano de carreira.

A lista de pilotos referente à proposta LAP inicialmente divulgada não trouxe critérios de desempate, considerando apenas data de nascimento a companhia está fazendo a compilação dos dados para a correta fixação do desempate. Desta forma, a partir de 23 de maio, com a divulgação da nova relação, os tripulantes terão o prazo de mais uma semana para contestar a lista (até 30 de maio).

Pilotos com data de admissão igual estarão com o mesmo número na lista de antiguidade e assim permanecerão até que a empresa apure os critérios de desempate (médias de notas no refreshment; nota Icao; curso superior; pós-graduação; data de nascimento).

Lembramos que duas propostas foram desenvolvidas e serão levadas à consulta dos tripulantes em breve por meio de assembleias fiquem atentos às convocações em nossos meios de comunicação.

Clique para ver a proposta LUS: https://bit.ly/2jZKHYL.

Clique para ver a proposta LAP: https://bit.ly/2Gg6wMc.

A proposta LUS (Lista Única de Senioridade), como já é de conhecimento de todos, segue o critério da atual lista de senioridade, colocando o primeiro copiloto atrás do último comandante. Da mesma forma que ocorre na LAP, se forem necessárias admissões para a função de comandante na proposta LUS, estes entrarão no final da lista ou seja, esse critério é adotado em ambas as propostas.

Informamos também que, no decorrer da negociação, a empresa tomou algumas posições unilaterais que serão observadas independentemente do resultado da votação das propostas. São elas:

– A Latam não atendeu o pleito do grupo de pilotos oriundos da Tam Marília para consideração da data de admissão nesta empresa no desenvolvimento da Lista de Antiguidade, mantendo o mesmo critério utilizado na Lista de Senioridade publicada em agosto de 2008, conforme regras do MNTT;

– A Latam exige a reiteração de norma atualmente vigente no MNTT, pela qual não há vedação de contratações de pilotos para qualquer equipamento e função, a qualquer momento. A Latam determinou que este entendimento deve ser contemplado qualquer que seja a proposta aprovada;

– Não houve concordância da empresa em questões relativas à transições de equipamento que fizeram parte da reivindicação inicial da LAP, sob alegação de que a promoção para equipamentos Wide não tem qualquer distinção para fins de carreira.

Diante disso, o SNA busca divulgar as propostas da forma mais clara e didática possível, bem como fará com a nova lista de pilotos, já com o ajuste mencionado acima.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades relativas à negociação da alteração do plano de carreira e para a convocação de assembleias.