O Sindicato Nacional dos Aeronautas, ao lado de entidades como o Sindag e o Seripa V, continua discutindo soluções para a prevenção de acidentes envolvendo linhas de transmissão na aviação agrícola, além de participar da elaboração de um novo MGSO (Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional).
A CPAAA (Comissão de Prevenção de Acidentes em Aviação Agrícola) debateu esses temas em reunião realizada em agosto, durante o Congresso Sindag Mercosul, em Canela (RS). Uma nova reunião deverá acontecer no dia 19 de outubro, em Canoas.
O SNA, representado por seu diretor de Segurança de Voo, Mateus Ghisleni, ficou responsável por analisar a NBR 7.276/2005, que regulamenta a colocação de esferas de sinalização nas linhas de transmissão de energia. A ideia é achar um caminho para aprimorar a norma, exigindo sinalização também sobre lavouras.
Quanto ao MGSO, o objetivo é simplificar o manual, fazendo com que fique adequado às características do setor aeroagrícola e, ao mesmo tempo, passe a incorporar também preceitos do plano de prevenção de acidentes aeronáuticos do Cenipa.