Home Notícias Latam: dia 19, vote na assembleia sobre propostas para criação de lista única de acesso

Latam: dia 19, vote na assembleia sobre propostas para criação de lista única de acesso

10 de julho de 2017

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os pilotos da Latam para assembleia geral extraordinária que será realizada no dia 19 de julho (quarta-feira), às 9h30, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, para deliberar sobre a escolha de uma proposta, a ser levada à empresa, para regramento único do acesso dos pilotos à função de comandante e para as transições de equipamentos. Veja edital: https://goo.gl/mZXjkw.

Também será deliberada a possibilidade de estender o horário de votação até as 18h, de forma que um maior número de pilotos possa votar.

Este regramento levará à criação da uma lista única de acesso de pilotos.

Na assembleia, os aeronautas irão escolher, por meio de voto secreto, entre a proposta 1 (antiguidade) ou a proposta 2 (senioridade), podendo também optar por não escolher nenhuma das duas.

CLIQUE PARA CONHECER AS DUAS PROPOSTAS: http://www.aeronautas.org.br/images/PROPOSTAS_LUA_LATAM.pdf

O SNA ressalta que a criação da lista única de acesso de pilotos é uma reivindicação antiga dos tripulantes da Latam e que as propostas foram criadas a partir dos próprios pilotos da companhia, por meio de um processo (veja abaixo) conduzido pela ATT (Associação dos Tripulantes da TAM).

Também é importante destacar que caberá ao sindicato tão somente realizar as assembleias para a votação dos aeronautas e levar o resultado à Latam. A companhia, por sua vez, tem a prerrogativa de implementar ou não a proposta vencedora.

Histórico

No dia 14 de outubro de 2015, a ATT iniciou uma pesquisa junto aos pilotos da empresa com o intuito de identificar a quantidade de interessados na criação da lista única de acesso de pilotos. O processo contou com a participação de 1.098 pilotos (de um total de 2.033 na ocasião), sendo que 1.043 votaram pela criação da lista e 55 votaram contra.

No dia 4 de novembro de 2015, foi realizado um sorteio na sede da ATT para compor um comitê com dez pessoas: cinco que se posicionaram de forma favorável à criação da lista única e cinco que se posicionaram contra. Completaram o comitê dois representantes da ATT e um representante sindical na ocasião.

O comitê promoveu duas reuniões para debater os termos de criação da proposta. Após discussões sobre o assunto, troca de opiniões e experiências, o grupo elaborou as duas propostas que agora serão levadas a votação em assembleia.