Home Notícias Em reunião, SNA e Azul discutem plano de carreira e período nada programado

Em reunião, SNA e Azul discutem plano de carreira e período nada programado

25 de maio de 2017

O Sindicato Nacional dos Aeronautas reuniu-se com Azul Linhas Aéreas, e dentre outros assuntos, tratou do plano de carreira e da nova nomenclatura utilizada pela empresa nas escalas: nada programado.

Em relação a tal nomenclatura, foi esclarecido pela empresa que se trata do período após o término do repouso de doze horas e o início da nova programação. No entanto, para afastar possíveis indagações, as partes optaram por utilizar a terminologia repouso, que se refere inclusive para eventuais extensões do período previsto em lei.

Posto isto, elucida-se que maiores informações sobre repousos e folgas serão publicadas em nota elaborada de forma conjunta com Azul, a fim de consolidar o entendimento das partes.

No que tange ao plano de carreira, o SNA reforçou na reunião que o assunto foi levado a crivo do Ministério Público do Trabalho, e comunicou a empresa sobre a audiência de mediação que será realizada na próxima terça-feira (30).

Ademais, em resposta ao questionamento do SNA sobre constante descumprimento dos limites de madrugadas consecutivas, a Azul informou que estava relacionado a realização dos treinamentos em simulador, e afirmou que a partir de julho deste ano não haverá mais essa prática.

Por fim, apresentou as seguintes respostas aos temas tratados na última reunião:

  • Implantação de legendas nas escalas: Foram encaminhadas por e-mail aos aeronautas.
  • Redução salarial dos instrutores de simulador: Azul revogou a mudança e voltou a utilizar a forma de remuneração anterior, confirmando o pagamento das diferenças retroativas.
  • Implantação do chat que registre as ocorrências e viabilize o contato direto entre aeronautas e escaladores para solucionar algumas demandas pontuais, reclamações e irregularidades: Está sendo desenvolvido, e deve ser finalizado até o final dessa semana.
  • Utilização do CrewRest: Para utilização do CrewRest, o tripulante deve verificar se o local dispõe do número mínimo de camas, para no mínimo de 50% (cinquenta por cento) dos tripulantes na condição de reserva superior a 03 (três) horas, em um mesmo período, conforme estabelecido no item 3.3.12 da Convenção Coletiva de Trabalho.
  • Oferecer treinamento definitivo aos operadores de escala: Azul está verificando a disponibilidade nas escalas dos operadores para realizar o treinamento.