SNA busca reunião com Infraero para tratar do fim das inspeções aleatórias em tripulantes

25 de abril de 2023

O SNA encaminhou ofício à Infraero solicitando o fim do procedimento de inspeção aleatória em todos os aeroportos administrados pela empresa. O sindicato busca agendar uma reunião com a presidência da empresa para tratar do tema.

Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/3LrDGNO

O sindicato tem recebido diversas denúncias e reclamações por parte dos tripulantes, relatando que os APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil) estariam realizando busca pessoal aleatória de tripulantes com retirada de sapatos, inspeção corporal e abertura de mala. Essas ocorrências foram detectadas principalmente nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Ocorre que, como os tripulantes oferecem menor grau de risco, acessam com frequência as áreas restritas, por fazerem parte de seu local de trabalho, segundo as regras da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), devem ser submetidos a regras diferenciadas, conforme critérios de facilitação do transporte aéreo, baseados em risco.

O SNA já tratou deste tema com a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), que reconheceu em nota técnica, a irregularidade da busca pessoal aleatória.

Leia a nota técnica da Anac: https://bit.ly/3IE2uzCl

Desta forma, o SNA solicitou o fim da busca aleatória em tripulantes em todos os aeroportos administrados pela empresa, atendendo a legislação vigente.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052