Anac responde ao SNA sobre unificação do check de revalidação dos Boeing 777 e 787 da Latam
3 de setembro de 2024
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) respondeu ao ofício do SNA que questionava a unificação do check de revalidação dos equipamentos B777 e B787 para todos os tripulantes da Latam Airlines Brasil. O sindicato solicitou esclarecimentos sobre a autorização fornecida à empresa pela agência para a prática.
Em sua resposta, a Anac informou que decidiu a partir da publicação do Operational Evaluation Report do modelo B787 que a respectiva habilitação de tipo seria comum à frota B777/787. Além disso, a agência afirmou que, respeitados os requisitos de treinamentos e exames de diferenças entre os modelos B777 e B787, a revalidação do certificado de habilitação técnica autoriza o tripulante a operar ambos os modelos de aeronave.
Por fim, a Anac afirmou que foram realizadas inspeções durante os primeiros exames de competência promovidos sob essa condição, para avaliação da efetividade dos novos procedimentos, e que não houve alterações nos treinamentos e exames referentes à frota B777/787 realizados conforme o programa de treinamento dos pilotos.
O SNA reforça que é contra essa flexibilização e expressa sua preocupação com a segurança operacional, tendo em vista o evento recente de Tail Strike B777 em Milão envolvendo a Latam, onde não foi considerado o tema como possível fator contribuinte na investigação conduzida pela empresa.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!