SNA alerta ministro de Portos e Aeroportos sobre riscos da cabotagem e solicita reunião
29 de novembro de 2024
O SNA enviou ofício ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, alertando sobre os riscos de liberar a prática de cabotagem. Em entrevista concedida ao portal UOL, Costa Filho mencionou a possibilidade de autorizar companhias aéreas estrangeiras a operarem voos domésticos no Brasil.
Leia o ofício na íntegra: https://tinyurl.com/y3v7bxmt
No ofício, o SNA manifestou ao ministro a preocupação com tal medida, pois, se for concretizada, trará graves riscos aos direitos trabalhistas dos aeronautas brasileiros, à manutenção dos postos de trabalho e à segurança de voo, questões que foram também levantadas na Nota de Repúdio divulgada pelo sindicato na quinta-feira (28).
Leia a nota de repúdio: https://tinyurl.com/46vjyshs
Além disso, a entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro pode causar concorrência desleal, já que essas companhias não teriam os mesmos custos e obrigações das empresas aéreas brasileiras, comprometendo o mercado de trabalho.
Ademais, a utilização de tripulação estrangeira para voos domésticos pode trazer riscos à segurança operacional, tendo em vista as barreiras linguísticas e diferenças regulatórias.
Desta forma, o SNA solicitou uma reunião com o ministro Costa Filho e com o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Monteiro Franca, para apresentar as preocupações da categoria e discutir os impactos negativos que a cabotagem pode acarretar não apenas para os trabalhadores do setor, mas também para a sociedade brasileira como um todo.
Fiquem atentos ao nosso meio de comunicação
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!