SNA requer à Anac a revisão e ajuste dos procedimentos operacionais da Azul, referentes ao RBAC 121
27 de dezembro de 2024
O SNA enviou ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), requerendo à agência reguladora que solicite à Azul Linhas Aéreas a revisão e ajustes necessários nos procedimentos operacionais, sobretudo no que se refere às normas previstas no RBAC 121.393, que regula a posição de comissários ou pessoas qualificadas a bordo durante paradas intermediárias.
Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/408zQAm
O tema já foi objeto de ofício do SNA e, na ocasião, a Anac respondeu, afirmando iria orientar a empresa a promover o posicionamento dos comissários ao longo da cabine, para que a assistência seja mais efetiva em caso de evacuação de emergência.
No entanto, a Azul emitiu novo comunicado, que não é claro o suficiente quanto à obrigação do comissário de ocupar a seção traseira da aeronave, a fim de prover assistência efetiva para evacuação em caso de emergência com aeronave em solo.
O SNA entende que a empresa não tem demonstrado compromisso adequado com a segurança operacional e reforça que a segurança de passageiros e tripulantes deve ser sempre a prioridade máxima, e que qualquer falha nesse sentido pode resultar em riscos inaceitáveis para todos a bordo, tripulantes e passageiros.
Desta forma, o SNA notificou novamente a Anac para que interpele a Azul sobre os procedimentos adotados, assegurando que as normas de segurança sejam rigorosamente seguidas em todas as situações de voo, incluindo o posicionamento adequado dos comissários a bordo durante as paradas intermediárias.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!