Azul Conecta responde ao SNA sobre proibição do uso dos ventiladores em solo
18 de fevereiro de 2025
A Azul Conecta respondeu ao ofício do SNA, enviado no dia 10 de dezembro, que questionava sobre as condições insalubres de trabalho dos tripulantes devido à proibição do uso de ventiladores em solo. A empresa estaria recomendando aos pilotos que os ventiladores sejam utilizados exclusivamente durante o embarque e desembarque de passageiros.
Em sua resposta, a Azul Conecta confirmou a orientação aos aeronautas e afirmou que a medida “decorre de uma necessidade operacional, pois o uso do sistema por um período prolongado reduz a carga elétrica da bateria da aeronave, podendo causar o superaquecimento do motor durante a partida, o que, por sua vez, pode evoluir para algo mais severo”.
A empresa afirmou ainda que está ciente do “desconforto” causado aos aeronautas pela falta do ar-condicionado e disse que está programando investimentos para a instalação desse equipamento nas aeronaves que não dispõem.
O SNA reforça que a falta de ventilação em solo torna a condição de trabalho insalubre, sobretudo em bases de clima extremo, onde os tripulantes ficam expostos a temperaturas elevadas, o que pode causar desidratação, fadiga térmica e queda da pressão arterial.
Tais condições comprometem não só o bem-estar e a segurança dos profissionais, mas também reduzem a capacidade de concentração e podem afetar a segurança operacional.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!