SNA requer à Azul que restabeleça o vale-transporte dos aeronautas que fazem o trajeto CGH-VCP
28 de março de 2025
O SNA enviou ofício à Azul Linhas Aéreas requerendo o restabelecimento do vale-transporte aos aeronautas que fazem o trajeto Congonhas (CGH) – Viracopos (VCP).
Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/4j1l5WO
Os tripulantes relataram que utilizavam os ônibus no trajeto com voucher especial durante o segundo semestre de 2024, no entanto, ao tentarem refazer a solicitação do vale-transporte, receberam como resposta que, conforme o Programa ELEVA, a política está sendo revisitada para que a concessão do benefício ocorra apenas para trajetos dentro da mesma região metropolitana.
O SNA questionou a empresa sobre o tema em novembro de 2024 e em sua resposta, a Azul afirmou que estava regularizando o fornecimento do vale-transporte para todos os tripulantes que recebiam o benefício até setembro de 2024, no entanto, as novas diretrizes não estão sendo aplicadas de forma clara e transparente para os aeronautas impactados, gerando insegurança e prejuízo no deslocamento até seus locais de trabalho.
Desta forma, o SNA requereu que a Azul reconsidere a alteração feita no vale-transporte, restabelecendo o benefício ou apresentando alternativas viáveis.
O sindicato reforça que a supressão do benefício implica em redução de direitos do trabalhador, o que contraria o que estabelece a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Ademais, o fornecimento habitual do vale-transporte e dos passes prioritários no trecho CGH – VCP caracteriza a incorporação destes benefícios ao contrato de trabalho. Assim, tais direitos não podem ser suprimidos unilateralmente, sob pena de figurar alteração contratual lesiva.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!