SNA envia contribuições para consulta pública da Anac referente à revisão do RBAC 67
10 de abril de 2025
O SNA enviou, nesta quinta-feira (10), suas contribuições para a consulta pública da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), referente à revisão do RBAC 67, que trata sobre os requisitos de concessão de CMA (Certificado Médico Aeronáutico) para pilotos, comissários e mecânicos de voo, e da IS 67-004.
A primeira proposta é referente aos Requisitos Metabólicos, Nutricionais e Endocrinológicos. O SNA propôs que aeronautas portadores de diabetes tenham uma certificação médica especial, desde que observadas as condições clínicas e protocolos de monitoramento, conforme o “Manual of Civil Aviation Medicine”, da Icao (Organização de Aviação Civil Internacional).
Tal flexibilização já é aplicada em países como Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Israel e, mais recentemente, pelos Estados Unidos.
Outra proposta do SNA é relativa aos requisitos de exames após incidente aeronáutico grave e visa assegurar que o acompanhamento psicossocial do tripulante seja feito também por profissionais que conhecem sua rotina operacional e histórico funcional, promovendo uma avaliação integrada e contextualizada.
A íntegra das propostas bem como suas justificativas pode ser acessada através do link: https://bit.ly/44ip5xW
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!