SNA questiona Zurich Airport sobre procedimentos de inspeção no Aeroporto de Natal
15 de agosto de 2025
O SNA enviou na quinta-feira (14) ofício à Zurich Airport, administradora do Aeroporto Internacional de Natal, solicitando esclarecimentos sobre os relatos de dificuldade no embarque dos tripulantes e sobre os procedimentos de inspeção aleatória reservada.
Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/4mDSIQc
De acordo com as denúncias recebidas, os detectores de metais passaram a acusar a existência de metal em partes do uniforme, como cintos, sapatos, broches e crachás, o que tem atrasado o embarque dos aeronautas.
Além disso, os tripulantes estariam sendo submetidos a inspeções aleatórias reservadas sem que os APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil) sigam os procedimentos previstos, como garantir o direito de revista pessoal na presença de testemunha, em sala reservada e com discrição.
O SNA reforça que, conforme as regras da Icao (Organização da Aviação Civil Internacional), tripulantes devem estar sujeitos a procedimentos diferenciados, uma vez que oferecem menor grau de risco e têm acesso frequente às áreas restritas, que fazem parte de seu local de trabalho.
Dessa forma, o SNA solicita à Zurich Airport um retorno sobre o tema e a adoção de providências para reorientar os APACs, especialmente no que diz respeito ao cumprimento dos direitos dos inspecionados.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!