Após ofício do SNA, Aeroporto de Recife desativa controle de acesso eletrônico ao Crew Desk

6 de outubro de 2021

Em resposta a um ofício enviado pelo SNA, no qual foram requeridos esclarecimentos sobre supostas dificuldades de tripulantes no acesso a áreas restritas do Aeroporto de Recife, incluindo o Crew Desk (D.O.), a Aena Brasil, responsável pela administração dos aeroportos do Nordeste, informa que os controles de acesso eletrônico foram desativados em 24/9/2021, tão logo tomou conhecimento do pedido feito pelo sindicato.

Segundo os relatos, a empresa teria estabelecido um procedimento de bloqueio do acesso de tripulantes na parte de trás do aeroporto, atrás da área de check-in, local onde ficam os escritórios das empresas aéreas, incluindo o Crew Desk. Esse procedimento estaria atrasando a apresentação e o briefing dos tripulantes antes do voo, o que poderia gerar um estresse que impactaria negativamente a segurança de voo, além de representar um obstáculo ao livre exercício da profissão de aeronauta.

Na resposta, a Aena Brasil informa ainda que a área do Crew Desk é classificada como AP (Área Pública), com restrição de circulação para o público em geral, e não ARS (Área Restrita de Segurança).

Ademais, a Aena ressalta a importância da implementação de controles internos e políticas adequadas para a garantia da segurança no acesso aos D.O.s das empresas.

Ofício enviado pelo SNA: https://tinyurl.com/y3ytteec
Resposta ao ofício: https://tinyurl.com/5d6cyyyj

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/sna-atendimento.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store