Caso tenha recebido apenas a primeira dose no exterior, o tripulante poderá receber a segunda dose da vacina correspondente no Brasil (entre as vacinas em uso no país), respeitando o intervalo entre as doses.
– O que fazer em caso de dificuldade para tomar a segunda dose no Brasil?
A coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações recomenda que, neste caso, o tripulante tire um print de tela do link abaixo para levar ao local de vacinação, especificamente da parte onde está localizada a resposta sobre o direito de tomar a vacina neste caso (Campanha de Vacinação Covid-19 > Tomei a vacina no exterior, devo me vacinar no Brasil?):
https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/perguntas-e-respostas
– Como fica a situação da emissão do Certificado Nacional de Vacinação constando a D1 (primeira dose) ou a dose única tomada no exterior?
De acordo com o Ministério da Saúde, a questão ainda está em discussão. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do app Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de visualizar, salvar e imprimir o certificado. Porém quem se vacinou no exterior ainda não tem essa informação no sistema.
De acordo com a coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações, o Governo Federal está estudando qual procedimento irá adotar para solucionar a questão.
***
O SNA continuará atento a todas essas questões e em constante contato com as autoridades responsáveis para buscar esclarecer as dúvidas e cobrar a resolução dos problemas.
VACINAÇÃO NO SNA São Paulo
Faça seu agendamento on-line (2, 3, 8, 9 e 10/set): https://tinyurl.com/3hdb369p
VACINAÇÃO NO SNA Rio de Janeiro
Novas datas para vacinação 8 a 15 de setembro: https://tinyurl.com/2vnz66n6
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store