Os aeronautas associados ao SNA definiram e aprovaram nesta quarta-feira (12) uma pauta de reivindicações para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação regular para 2018/2019, em assembleia realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas.
Clique para ver a pauta de reivindicações completa e detalhada: https://bit.ly/2oZBq5o.
Pilotos e comissários deliberaram por pedir reajuste baseado no INPC acrescido de 2% a título de ganho real nas cláusulas econômicas, incluindo salários, pisos, diárias de alimentação (exceto internacionais que o pedido foi maior), vale alimentação e seguro de vida.
Entre as principais reivindicações estão:
– Melhoria da cláusula Das madrugadas e limites de operação, com a inclusão de que o tripulante não poderá ser escalado para um voo cuja jornada se inicie entre 6h e 8h se este tripulante tiver realizado duas operações consecutivas na madrugada nas 48 horas anteriores a esta jornada;
– Reestruturação da cláusula Indenização, com a inclusão de que quando o aeronauta não exercer sua atividade prevista por motivo de dispensa médica, até o limite de 15 dias ao ano, consecutivos ou não, o valor a ser pago pela parte variável não poderá ser menor que aquele resultante do planejamento da escala ao iniciar o mês;
– Reestruturação da cláusula In Itinere, que passa ser chamada “Do tempo despedido em transporte fora da base, com a alteração de que o tempo despendido pelo empregado, em condução fornecida pelo empregador, até o local de trabalho é computável na jornada de trabalho, quando o horário de saída do transporte for superior à 30 minutos do horário de apresentação para a programação.
– Melhoria da cláusula Assentos destinados a descanso a bordo, com a previsão de que os assentos destinados ao descanso a bordo dos comissários (as) de voo reclinarão até o mesmo ângulo dos destinados aos passageiros da denominada Classe Executiva. Quanto à localização desses assentos, não serão escolhidos entre os que se situarem próximos de toilettes e dos locais a bordo destinados ao preparo e organização dos serviços de lanches e refeições, bem como serão isolados dos passageiros por cortinas.
– Inclusão de cláusula nova Plano de Previdência Privada, prevendo que as empresas deverão estabelecer um plano de previdência privada em alguma instituição financeira e efetuar a contribuição mensal de no mínimo 3% da remuneração bruta, sem natureza salarial, ficando asseguradas as condições mais benéficas já praticadas.
– Inclusão de cláusula nova Assistência Médica e Odontológica, prevendo que as empresas ficam obrigadas a assegurar aos aeronautas assistência médico hospitalar (plano de saúde) e odontológica.
Clique para ver a pauta de reivindicações completa e detalhada: https://bit.ly/2oZBq5o.
Cabe lembrar que toda decisão sobre a renovação da CCT é sempre tomada pelos tripulantes associados, em assembleia, e que a participação de todos é de extrema importância para o sucesso nas negociações.
A pauta de reivindicações será entregue nesta quinta (13) às empresas aéreas para que se inicie a negociação. O SNA espera que as conversas com o sindicato patronal evoluam da melhor forma possível para que possamos chegar a um acordo respeitando a data-base da categoria, que é 1º de dezembro.
Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação e participem de todas as deliberações.
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770