Com isso, reforça-se a importância da melhoria contínua nos níveis de segurança operacional da aviação civil brasileira. Um dos principais objetivos é estruturar o desenvolvimento de SGSO (Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional) nos provedores de serviço de aviação civil, de forma a garantir a melhoria contínua do desempenho dos distintos segmentos que compõem a aviação civil brasileira.
A Anac também revisou a lista de verificação (checklist) pessoal de requisitos mínimos operacionais voltados para a aviação geral e inseriu novos itens e orientações.
O checklist é composto por itens considerados importantes pela Anac e que devem ser observados pelos pilotos das aeronaves antes da decolagem, com foco, principalmente, no planejamento do voo.
O novo checklist busca conscientizar os pilotos sobre a necessidade de conhecer os recursos da aeronave, seus limites pessoais e os fatores de riscos que afetam o voo, contribuindo para a segurança operacional.
Clique abaixo para conhecer o novo Checklist:
http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca-operacional/checklist-pessoal-de-minimos-operacionais