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Blue Campaign:

Campanha de Combate ao Tráfico de Pessoas

SNA integra Blue Lightning Initiative (BLI)

O SNA recentemente firmou um compromisso de cooperação com o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), integrando-se à Blue Lightning Initiative (BLI).

A BLI é a idealizadora da Blue Campaign (Campanha Azul), uma campanha de conscientização que tem como objetivo educar não só o público em geral, mas também autoridades policiais e outros parceiros da indústria de transportes, para que possam identificar os sinais do tráfico de pessoas e agir adequadamente diante dessas situações.

O que é o tráfico de pessoas?

O tráfico de pessoas é frequentemente “escondido em plena vista”, ele envolve a utilização de força, fraude ou coerção em troca de trabalho, serviços ou atos sexuais remunerados.

Reconhecer os sinais é o primeiro passo para identificar as vítimas.

Saiba como identificar o tráfico de pessoas: Folder da BLI

A Blue Campaign opera dentro do Centro de Combate ao Tráfico de Pessoas do DHS/US, estabelecendo parcerias estratégicas com o setor privado, organizações não governamentais (ONGs), autoridades policiais e entidades estaduais e locais.

Essa colaboração amplia o engajamento na luta contra o tráfico de pessoas não só em território nacional mas internacionalmente.

#Wearblueday

Janeiro é o Mês de Prevenção ao Tráfico Humano – nos Estados Unidos (USA) e a Blue Campaign reconhece esse período a cada ano para reafirmar seu compromisso em proteger e capacitar especialistas com experiência vivida em todas as formas de tráfico de pessoas, processar os perpetradores e pôr fim a essa prática nos Estados Unidos e no mundo.

Durante o mês, a Blue Campaign lidera diversas atividades para aumentar a conscientização e combater este crime hediondo.

#Wearblueday / #DiaDeVestirAzul, também conhecido como Dia da Conscientização sobre o Tráfico de Pessoas, é observado em 11 de janeiro. Nesse dia, encorajamos o público a usar roupas azuis, a cor internacional da conscientização sobre o tráfico humano, e compartilhar fotos nas redes sociais com a hashtag #Wearblueday  / #DiadeVestirAzul para demonstrar seu compromisso em combater o tráfico humano.

Além disso, de 12 a 31 de janeiro de 2024, a Campanha realizará eventos informativos e utiliza a hashtag #TacklingTrafficking / #EnfrentandoOTráfico para promover recursos do governo dos EUA de combate ao tráfico humano.

Siga @DHSBlueCampaign no Facebook, X/Twitter e Instagram para participar desses eventos e ter acesso aos recursos de conscientização.

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E em caso de suspeita de tráfico de pessoas, salve os números de telefone abaixo em seu celular:

Canais internacionais (USA):

Linha Direta Nacional de Tráfico Humano: 1-888-373-7888

Linha de Dicas de Investigações de Segurança Interna: 1-866-347-2423

Canais nacionais (BR):

O Disque 100 ou do Ligue 180 funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e possuem atendimento em português, inglês e espanhol. Além de ligação, podem ser utilizados para denúncias o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do ministério, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o serviço de mensagens instantâneas Telegram. As plataformas estão preparadas para atender na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em caso de suspeita da ocorrência de tráfico de pessoas, em qualquer modalidade, não se cale. Denuncie, através do disque 100. A denúncia é anônima, gratuita, e tem cobertura em todo território nacional.

Por que azul?

O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana e que fere princípios de Direitos Humanos consagrados em inúmeros documentos internacionais ratificados por quase todos os países do mundo.

A cor se tornou um símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas.

Usando o azul você ajuda a conscientizar sobre o tráfico de pessoas e adere à Campanha para lutar contra esse crime transnacional e globalizado.

Histórico de iniciativas relacionadas ao tema no Brasil

O dia 30 de julho foi designado pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, enquanto no Brasil é celebrado como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, conforme estabelecido pelo Art. 14 da Lei nº 13.344/2016.

Em 2013, o Brasil se uniu à essa importante iniciativa mundial de sensibilização para combater o tráfico de pessoas, Coração Azul – iniciativa da ONU.

Com a adesão, o Brasil se comprometeu a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas. Espera-se que a mobilização com a Campanha nas várias esferas governamentais e no seio social, através das redes sociais, do uso do coração azul na lapela e outros gestos simples, mas emblemáticos, sirvam para ser mais um instrumento de combate ao crime do Tráfico de Pessoas.

A campanha serve, ainda, para conscientizar e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime.

Em memória ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lembrado em 30 de julho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) se uniu a diversos parceiros para promover ações de conscientização sobre o tema.

As iniciativas fazem parte do Projeto Liberdade no Ar e incluem a divulgação de uma série de três vídeos com histórias de personagens fictícios. Todos os enredos são alertas sobre promessas tentadoras demais, portas de entrada tráfico de pessoas para fins de exploração do trabalho. #liberdadenoar #trabalhoescravo

Mobilização

Como desdobramento da adesão à campanha Blue Campaign no Brasil, serão realizadas ações para a conscientização e enfrentamento ao tráfico de pessoas, trazendo visibilidade para o alerta contra o tráfico de pessoas que é realizado em todo o território nacional – e internacional, por meio da rede ampliada de atores.

Dentre os objetivos estão:

Saiba mais: DHS GOV