CCT Aviação Regular 2025/26: Após quatro reuniões, Snea mantém proposta de reajuste apenas pelo INPC
7 de novembro de 2025
O SNA se reuniu com o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) para a quarta rodada de negociações para discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular para o período 2025/26.
Mais uma vez a entidade patronal se manteve inflexível com relação ao reajuste das cláusulas econômicas, oferecendo o INPC do período de 1º de dezembro de 2024 a 31 de novembro de 2025, sem contemplar a pauta de reivindicações aprovada pelos aeronautas.
O avanço nas negociações veio no fato de as empresas sinalizarem com o aumento do vale alimentação acima da inflação, além de aceitarem acrescentar o subsídio do FAM (Fundo de Auxílio Mútuo) na CCT. O Snea também apontou a disposição de fazer alterações na cláusula da madrugada.
As empresas trouxeram também a possibilidade de uma nova proposta que contemple o pagamento do “tempo em solo entre etapas”, direito reivindicado pela categoria e, atualmente, objeto de ações judiciais individuais para cada empresa promovidas pelo sindicato. O SNA ainda não recebeu números ou dados relacionados a essa proposta, e aguarda essa informação para repassar a categoria.
O Snea se comprometeu a enviar uma nova proposta até o dia 7 de novembro, o que não ocorreu. Uma nova reunião deve ser realizada na próxima semana. O SNA defende que as empresas façam uma proposta que contemple as reivindicações dos aeronautas.
O SNA preparou um questionário para apurar o nível de mobilização da categoria, diante das negociações coletivas em andamento, que tratarão de reajustes salariais e as condições de trabalho dos tripulantes.
Para responder ao questionário acesse: https://forms.gle/jGosTHc4gta1CCAm9
O SNA manterá os aeronautas informados sobre todas as etapas das negociações, que podem ser acompanhadas através do link: https://www.aeronautas.org.br/tag/cct-regular-2025-26/
Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.



