Em carta ao ministro Costa Filho, Ifalpa expressa apoio ao SNA e manifesta preocupação com a cabotagem no Brasil
3 de dezembro de 2024
A Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) enviou carta ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, expressando seu apoio ao SNA e manifestando preocupação com relação à possibilidade de o governo autorizar a cabotagem no Brasil.
Leia a carta na íntegra (em inglês): https://bit.ly/41fwDjq
Desde o dia 29 de novembro, quando o ministro Costa Filho disse, em entrevista, que estuda a possibilidade de liberar a cabotagem no Brasil, o SNA vem alertando sobre os riscos desse tipo de operação, não só à categoria dos aeronautas, já que a medida pode gerar desemprego, mas também à sociedade como um todo, pois coloca em risco a segurança operacional.
Em sua carta ao ministro, a Ifalpa corrobora as preocupações do SNA sobre a possibilidade de prática predatória de preços, o chamado “dumping”, já que as empresas estrangeiras serão beneficiadas por sua estrutura de custos, que não serão no mesmo padrão das companhias brasileiras, permitindo que as estrangeiras operem apenas nas rotas mais lucrativas, subcotando as transportadoras brasileiras e forçando-as a sair do mercado.
Além disso a entidade internacional reforçou que a prática de cabotagem é restrita no mercado internacional, pois as nações reconhecem a necessidade de salvaguardar sua aviação doméstica, proteger empregos e defender a soberania nacional. De acordo com a Ifalpa, permitir o acesso irrestrito de aéreas estrangeiras ao mercado doméstico do Brasil estabelece um precedente perigoso, prejudicando os interesses dos trabalhadores brasileiros e da economia em geral.
O SNA agradece à Ifalpa por manifestar seu apoio em um momento tão importante para os aeronautas brasileiros e reforça que continuará combatendo a cabotagem no Brasil, atuando em todas as frentes para que os aeronautas brasileiros não sejam prejudicados.
Fiquem atentos ao nosso meio de comunicação
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!