O grupo de trabalho criado pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) com o objetivo de desenvolver propostas e argumentações científicas para balizar futura regulação sobre a exposição dos aeronautas à radiação ionizante em altitude esteve reunido na quinta-feira (20), na sede da Anac, no Rio de Janeiro, para discutir a minuta do relatório que será apresentado.
Em virtude da complexidade do assunto, foi necessário o agendamento de mais uma reunião para o dia 8 de outubro para a conclusão dos trabalhos e subsequente envio do relatório para a CNEN e para a Anac.
O grupo de trabalho coordenado pela CNEN, que inclui representantes do SNA, da Abrapac, da Asagol, da ATL, da Abear, da Anac, da ACR, do Instituto de Radioproteção e Dosimetria da CNEN e do IEAv/DCTA, vem trabalhando nos últimos meses de forma a apontar caminhos para minimizar os riscos à saúde da categoria.
O SNA e as associações esperam que o documento com as recomendações finais possa contribuir para a adequação da estrutura regulatória e proteção radiológica dos aeronautas.