O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reuniu com a direção da Gol Linhas Aéreas na segunda-feira (12) para buscar uma solução sobre a alteração no Manual de Operações com relação aos requisitos mínimos para elevação de nível dos copilotos.

A empresa assumiu o compromisso de retornar à regra antiga para não prejudicar os copilotos que estão perto de uma promoção.

Ficou acordado, ainda, que o SNA, juntamente com a empresa, buscará uma solução regulatória junto à Anac para equilibrar o interesse de ambas as partes.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

Em assembleia geral extraordinária realizada nesta segunda-feira (12), associados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas deliberaram por aprovar uma abertura de créditos adicionais especiais, nos termos dos artigos 155, 156 “b” e 157 do atual estatuto do SNA, para custear o processo de votação da alteração do estatuto.

Os créditos adicionais são necessários para possibilitar uma votação abrangente, que ocorrerá durante 15 dias consecutivos em diversas localidades, entre os dias 6 e 20 de dezembro.

Saiba mais sobre o processo de alteração do estatuto: https://bit.ly/2PrSsYN.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto desta entidade sindical, nos artigos 22, “a”, 20, §1º, “b”, e 25 caput e §2º, observados os demais requisitos estatutários e legais, como o previsto no artigo 615 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, convoca os aeronautas associados, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 14 de novembro de 2018, às 15:00 horas em primeira convocação e às 15:30 horas em segunda e última convocação, nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA - Av. Franklin Roosevelt, 194 – Salas 802/805 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20020-080; São Paulo: Subsede do SNA - R. Barão de Goiânia, 76 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-020; Brasília: Hotel Ibis Styles Brasília Aeroporto, localizado no Setor de Concessionárias – Lote 02, Lago Sul, Brasília/DF, CEP 71608-900; Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001; Campinas: Representação SNA - Centro Empresarial Viracopos – SPE – Rodovia Santos Dumont – Km 66 – S/N – 2º andar – Sala 217, CEP: 13052-901, para a seguinte ordem do dia: Esclarecimentos sobre o andamento da negociação para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Regular 2018/2019.

Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2018.

ONDINO DUTRA CAVALHEIRO NETO
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas recebeu nesta sexta-feira um ofício do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) em que foi solicitado o cancelamento da reunião de negociação da renovação da CCT da aviação regular que ocorreria na próxima terça-feira, dia 13 de novembro, a quarta reunião agendada.

Em seu ofício, o Snea também confirma que fica mantida a data previamente marcada para a reunião seguinte, que será realizada no dia 22 de novembro.

Independentemente do cancelamento da reunião, o SNA convoca assembleia para o dia 14 para esclarecimentos do andamento das negociações, de forma a manter o grupo unido e informado. Veja o edital completo: https://bit.ly/2z0Eyn4.

Lembramos que a data-base da categoria é o dia 1º de dezembro e que, até o momento, as empresas não apresentaram nenhuma contraproposta para a pauta de reivindicações dos aeronautas e nem sobre o índice de reajuste dos salários.

Ressaltamos também que a pauta de reivindicações foi definida e aprovada pela categoria em assembleia realizada no dia 12 de setembro —e entregue ao Snea no dia seguinte. 

Clique para ver a pauta de reivindicações completa e detalhada dos aeronautas: https://bit.ly/2oZBq5o.

Clique para ver a pauta preliminar das empresas: https://bit.ly/2p6rPty.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação e participem de todas as deliberações.


Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca seus associados para assembleia geral extraordinária que será realizada na segunda-feira, dia 12 de novembro, às 13h30, para prestar esclarecimentos sobre o processo de alteração estatutária e para deliberação sobre abertura de créditos adicionais especiais, nos termos dos artigos 155, 156 “b” e 157 do atual estatuto do SNA. Veja o edital completo: https://bit.ly/2DvxClM.

Os créditos adicionais são necessários para possibilitar uma votação abrangente, que ocorrerá durante 15 dias consecutivos em diversas localidades, entre os dias 6 e 20 de dezembro.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto desta entidade sindical, nos artigos 22, “a”, 20, §1º, “b”, observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca toda os aeronautas associados, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 12 de novembro de 2018, às 13:30 horas em primeira convocação e às 14:00 horas em segunda e última convocação no seguinte local: Subsede SNA/SP – Rua Barão de Goiânia, 76 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-020,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos sobre o processo de alteração estatutária do SNA; e B) deliberação sobre a abertura dos créditos adicionais especiais, nos termos dos artigos 155, 156, “b” e 157 do atual Estatuto do SNA.

Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

Em audiência de mediação realizada na quarta-feira (7) no Ministério Público do Trabalho, a Latam informou que irá fazer uma proposta de conversão pura e simples do modelo de remuneração de km para hora de voo, de modo que as demais rubricas não seriam negociadas neste momento.

Desta forma, o pagamento de adicional noturno nas horas de sobreaviso e reserva, inclusive os adicionais de fins de semana e feriados sobre horas de reserva e sobreaviso, não seriam discutidos agora, já que a empresa entende que os temas são juridicamente controvertidos.

A companhia se comprometeu a disponibilizar para o SNA, a metodologia de cálculo e base de dados dos novos parâmetros adotados até a próxima segunda-feira, dia 12 de novembro. O SNA terá então 30 dias para apreciação, conforme acordado na audiência.

Oportunamente, o SNA irá apresentar estes valores em assembleia para esclarecimentos à categoria.

A Latam informou ainda que irá disponibilizar um relatório individualizado para cada tripulante, via e-mail individual, com os valores da remuneração convertidos de km para hora. Ao SNA serão enviados alguns destes relatórios, não nominais, para fins de análise.

Desta forma, o SNA solicita aos tripulantes da companhia que aguardem e acompanhem os novos andamentos deste processo negocial.

Clique para ver a ata da audiência: https://bit.ly/2OxMCAC.

Histórico

Uma proposta para conversão feita pela companhia foi negada pelos tripulantes em votação realizada nos dias 28 e 29 de março.

Após a negativa, a categoria chegou a formular uma contraproposta, em assembleia, porém a Latam rejeitou os termos apresentados e procurou a mediação do MPT.

Lembramos que a obrigatoriedade de pagamento feito por hora de voo está prevista na lei 13.475/2017, a Nova Lei do Aeronauta, e que o SNA tem trabalhado para que a transição seja feita de maneira adequada e com garantias de que não haverá nenhum tipo de perda salarial.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

O SNA irá promover no dia 23 de novembro, às 15h, na subsede São Paulo, uma palestra sobre saúde do homem, ministrada pela médico urologista Gabriel Polliti.

O evento faz parte do Novembro Azul, criado para estimular a participação da população na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Saiba mais em: https://bit.ly/2yOLOEo.

Palestra Saúde do Homem
Data: 23 de novembro
Horário: 15h:
Local: Subsede SNA São Paulo
Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo

****************************************

post palestra

A comissão especial que vinha analisando o PLS 258/2016 no Senado aprovou na quarta-feira (7) a proposta, que tem como objetivo a modernização do Código Brasileiro de Aeronáutica. 

Em 2015, uma comissão de especialistas, da qual o Sindicato Nacional dos Aeronautas fez parte, iniciou as discussões para a elaboração de um anteprojeto para a reforma do CBA, que acabou sendo transformado no projeto de lei PLS 258/2016.

O SNA inclusive entregou um documento com sugestões de emendas ao texto para o relator da matéria na comissão especial do Senado, José Maranhão (PMDB-PB).

Diversas propostas dos aeronautas foram incorporadas ao projeto, representando importantes vitórias para a categoria. 

Uma delas é a ressalva trabalhista para a proteção dos empregos dos aeronautas do país, frente a questões como o aumento da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas, os acordos bilaterais e intercâmbio de aeronaves.

A emenda incluída garante que voos internacionais, operados por empresa aeroviária que se valha do direito de  tráfego assinado pelo Estado brasileiro, deverão ser operados por tripulação brasileira, com contrato de trabalho no Brasil.

O PLS 258/2016 deverá agora ser votado no plenário do Senado. Se aprovado, o texto irá para a Câmara dos Deputados, onde incialmente será analisado por comissão especial. Caso haja alterações após a tramitação final na Câmara, o projeto voltará ao Senado para mais uma votação.

O SNA continuará ativo no acompanhamento da tramitação do CBA para garantir que o novo código seja moderno, sustentável e preserve direitos dos tripulantes brasileiros.

O sindicato ressalta ainda a importância da participação da categoria em Brasília, para dar suporte ao SNA e cobrar dos parlamentares coerência na aprovação dessas alterações, que são de extrema importância para a profissão, para a melhora das condições de trabalho e da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770