O SNA participa de atividade do GT de segurança de pista do BCAST para aperfeiçoamento de ferramenta de gerenciamento de risco de aeródromos
18 de julho de 2025
O SNA, representado por seu Departamento de Segurança de Voo, participou, nos dias 15 e 16 de julho, da atividade do grupo de trabalho de Segurança de Pista (Runway Safety) do BCAST (Equipe Brasileira de Segurança da Aviação Comercial), com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos para aperfeiçoar a “Ferramenta de Diagnóstico de Segurança Operacional para Gerenciamento de Risco de Aeródromos”, criada em 2022 pela SIA (Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária), da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A atividade foi realizada no Centro de Treinamento da agência, em Brasília, e contou com a participação de membros da Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), que coordena o grupo de trabalho de Segurança de Pista, Anac, Azul Conecta, Latam, Motiva Aeroportos e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Desde 2023, o GT de Segurança de Pista do BCAST tem atuado de forma colaborativa no aprimoramento dessa ferramenta, com o objetivo de consolidar uma versão padronizada, confiável e aplicável não apenas pela Anac, mas também por operadores aéreos, operadores aeroportuários e eventualmente inspetores credenciados pela agência.
Em 2024, os acordos serão necessários para dar um passo adicional: desenvolver um procedimento de diagnóstico mais detalhado e completo, para institucionalizar em definitivo a ferramenta.
Para isso, a agência reguladora está elaborando um TED (Termo de Execução Descentralizada) com o ITA, para que caberá o detalhamento das barreiras de segurança e a definição precisa das escalas de status operacional de cada barreira, levando em consideração o perfil de risco dos aeródromos, além de avanços tecnológicos para o preenchimento.
Além disso, a ideia é que sejam desenvolvidas lógicas de conexão entre barreiras para algumas especificações específicas. Essa parceria traz uma fundamentação acadêmica à ferramenta, além de incluir a elaboração de tutoriais eletrônicos e um manual completo de instruções para sua aplicação.
Durante a atividade presencial, o GT trabalhou na criação do bowtie referente aos eventos de RAMP, que passarão a integrar a ferramenta de diagnóstico.
O SNA agradece à Anac pela impecável acolhida e apoio.
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